Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Rapidinhas no MaDame: Porque o que importa é o prazer da Cinefilia Sobre a história: Robert McCall ( Denzel Washington ...

Rapidinhas no MaDame : O Protetor (The Equalizer ) - 2014

Rapidinhas no MaDame:
Porque o que importa é o prazer da Cinefilia






Sobre a história: Robert McCall (Denzel Washington) é um homem solitário e  de passado misterioso que está reconstruindo sua vida em uma cidadezinha. Ele costuma conversar em um bar com Teri (Chloë Grace Moretz), uma jovem garota de programa local. Após ela sofrer violência de um bando de mafiosos russos, ele entra em ação para protegê-la e vingá-la.

Opinião Geral sobre o filme:    O protetor é um filmaço de um justiceiro comum com habilidades mortais e incomuns. Por trás de sua vida ordinária como trabalhador de uma loja de materiais, Robert McCall guarda o mistério de um profissional de elite e tem toda a experiência e inteligência tática para destruir os esquemas dos gangsteres, fazer justiça com as próprias mãos e proteger as vítimas, portanto é diversão garantida, tem um ótimo roteiro e montagem, principalmente considerando quem é o cineasta.  Dirigido por Antoine Fuqua (de Dia de Treinamento e Invasão à Casa Branca) e adaptado da série de TV Equalizer, o longa traz a marca do estilo dele ao expor uma violência bruta que é filmada de forma sofisticada. Normalmente os filmes do diretor tem cenas no qual a violência é detonada em uma impactante tomada ou em planos bem articulados com certa psicologia na decupagem, além do uso de câmera lenta. Essa psicologia pode ser vista em como o personagem age em meio à violência, com aproximação em close up, planos detalhe de objetos e movimentações de câmera lenta.   Com Denzel Washington como experiente e carismático ator, o filme cria um elo entre o público e o protagonista; é como dizer: "não importa quantos  você necessite matar, vá em frente, Robert McCall!"

O desprazer: Não chega a ser um problema mas para quem já conhece o estilo de filmagem de Antoine Fuqua, pode se cansar do uso de câmera lenta e da mania que ele tem de brutalizar cenas com uma violência que chega a ser gráfica.


Por que vale a rapidinha? Denzel Washington é ator fetiche do diretor e  agrega valor a qualquer projeto de Antoine Fuqua. O filme é bem dirigido e o ator não perde sua virtude de fazer um personagem crível e elevar o filme a um ótimo entretenimento. Quem gostou de Denzel em Chamas da vingança terá de tudo para gostar de O Protetor.





Ficha técnica ImDB O Protetor 

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière