Rapidinhas no MaDame:
Porque o que importa é o prazer da Cinefilia
Porque o que importa é o prazer da Cinefilia
Sobre a história: Robert McCall (Denzel Washington) é um homem solitário e de passado misterioso que está reconstruindo sua vida em uma cidadezinha. Ele costuma conversar em um bar com Teri (Chloë Grace Moretz), uma jovem garota de programa local. Após ela sofrer violência de um bando de mafiosos russos, ele entra em ação para protegê-la e vingá-la.
Opinião Geral sobre o filme: O protetor é um filmaço de um justiceiro comum com habilidades mortais e incomuns. Por trás de sua vida ordinária como trabalhador de uma loja de materiais, Robert McCall guarda o mistério de um profissional de elite e tem toda a experiência e inteligência tática para destruir os esquemas dos gangsteres, fazer justiça com as próprias mãos e proteger as vítimas, portanto é diversão garantida, tem um ótimo roteiro e montagem, principalmente considerando quem é o cineasta. Dirigido por Antoine Fuqua (de Dia de Treinamento e Invasão à Casa Branca) e adaptado da série de TV Equalizer, o longa traz a marca do estilo dele ao expor uma violência bruta que é filmada de forma sofisticada. Normalmente os filmes do diretor tem cenas no qual a violência é detonada em uma impactante tomada ou em planos bem articulados com certa psicologia na decupagem, além do uso de câmera lenta. Essa psicologia pode ser vista em como o personagem age em meio à violência, com aproximação em close up, planos detalhe de objetos e movimentações de câmera lenta. Com Denzel Washington como experiente e carismático ator, o filme cria um elo entre o público e o protagonista; é como dizer: "não importa quantos você necessite matar, vá em frente, Robert McCall!"
O desprazer: Não chega a ser um problema mas para quem já conhece o estilo de filmagem de Antoine Fuqua, pode se cansar do uso de câmera lenta e da mania que ele tem de brutalizar cenas com uma violência que chega a ser gráfica.
Por que vale a rapidinha? Denzel Washington é ator fetiche do diretor e agrega valor a qualquer projeto de Antoine Fuqua. O filme é bem dirigido e o ator não perde sua virtude de fazer um personagem crível e elevar o filme a um ótimo entretenimento. Quem gostou de Denzel em Chamas da vingança terá de tudo para gostar de O Protetor.
Ficha técnica ImDB O Protetor


0 comments:
Caro(a) leitor(a)
Obrigada por seu interesse em comentar no MaDame Lumière. Sua participação é essencial para trocarmos percepções sobre a fascinante Sétima Arte.
Este é um espaço democrático e aberto ao diálogo. Você é livre para elogiar, criticar e compartilhar opiniões sobre cinema e audiovisual.
Não serão aprovados comentários com insultos, difamações, ataques pessoais, linguagem ofensiva, conteúdo racista, obsceno, propagandista ou persecutório, seja à autora ou aos demais leitores.
Discordar faz parte do debate, desde que com respeito. Opiniões diferentes são bem-vindas e enriquecem a conversa.
Saudações cinéfilas
Cristiane Costa, MaDame Lumière