Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

A Madame que lhes fala gostaria de fazer uma proposta? Se não assistiram ainda A Proposta , comédia romântica estrelada por Sandra Bullock ...

A Proposta (The Proposal) - 2009




A Madame que lhes fala gostaria de fazer uma proposta? Se não assistiram ainda A Proposta, comédia romântica estrelada por Sandra Bullock e Ryan Reynolds e dirigida pela experiente Anne Flechter (de Vestida para Casar e a Casa Caiu), assistam-a. Eu já assisti 4 vezes porque adoro-a por um nobre motivo bem feminino: Sandra Bullock incorpora o que se passa na vida de uma boa parte das mulheres: Profissionalmente bem sucedidas, emocionalmente amargas e solitárias e que chegam a um ponto que já não sabem se o amor pode chegar a elas. Uma das falas da personagem de Bullock, encarnando a editora chefe Margaret Tate, deixa bem claro: "eu tenho medo(de amar)", que nada mais quer dizer que, "já me acostumei a não amar, por isso tenho medo".



Margaret Tate é a chefe temida, metódica e autoritária e que tem como assistente executivo Andrew Paxton (Ryan Reynolds) que faz exatamente tudo o que ela ordena e a conhece muito bem. Certo dia, a arrogância de Margaret começa a afundar quando ela é intimada a ser deportada para o Canadá, pois encontra-se ilegal nos Estados Unidos. Para salvar sua pele e sua carreira, de bem dominadora e muito cômica, ela propõe o inesperado casamento a Andrew na frente dos chefes da editora. Ele se vê sem saída e aceita a condição contato que ele seja promovido. Eles vão para o Alasca conhecer a abastada família de Paxton, o que promete ser uma jornada surpreendente para os seus corações. Eles se apaixonam, ainda que evitem assumir este sentimento e Andrew leva este sentimento amoroso até o fim, para a alegria dos cinéfilos românticos como eu.



Esta comédia romântica é encantadora e divertida. Uma boa química entre o casal protagonista e imperdíveis atuações de Oscar Nuñez (Ramone) e Betty White (
Vovó Annie). Sandra Bullock está enxuta com um corpo moldado a muito Pilates e em seu melhor ano de carreira, inclusive recentemente vencendo o Globo de Ouro de Melhor Atriz Drama por sua atuação em o Lado Cego. Ryan Reynolds está com um abdômen ainda mais escultural e adoravelmente mais cativante e sexy do que seu personagem Will Hayes em Três Vezes Amor, além disso é importante destacar sua peculiar veia cômica. Enfim, o que faz de A Proposta uma comédia degustativa é que mulheres duronas nem sempre são tão fortes assim. São frágeis, se acostumam também a se resguardar das paixões e perdem uma certa naturalidade de quem realmente são, porque, no final, é como mostrar suas vulnerabilidades. Uma grande bobagem, mas uma séria e impactante bobagem porque as oportunidades passam e elas não desfrutam as chances de ser feliz. Neste roteiro, o imperdível ganho é ver a mudança de Margaret Tate e como ela vai cedendo a ela mesma, mostrando que é uma mulher bacana e não tão insuportável . O filme nos apresenta uma nova proposta, a de uma Margaret Tate em vias de se renovar agora ao lado de Andrew.


Avaliação Madame Lumière



Título original: The Proposal
Origem:
EUA

Gênero:
Comédia Romântica

Duração:
107 min

Diretor(a):
Anne Flechter
Roteirista(s):
Pete Chiarelli
Elenco:
Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White, Denis O'Hare, Malin Akerman, Oscar Nuñez, Aasif Mandvi, Michael Nouri, Michael Mosley, Dale Place, Alicia Hunt, Alexis R. Garcia, Kortney Adams

8 comentários:

  1. aceito essa proposta! faz um tempinho que tô a fim de assistir a esse filme, estou convencido.

    eu curto o ryan reinolds, o cara vem melhorando a cada filme, sempre com bastante carisma

    e a bullock certamente tá no melhor momento da carreira.

    até!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno, Assista sim! Gostei desta dupla, realmente Ryan Reinolds se saiu bem, além do corpinho e rostinho bonitos. até!

    ResponderExcluir
  3. Oi Madame!
    sou fã confessa das comédias românticas bem-feitas, e A proposta é uma das minhas preferidas. Vi três vezes no cinema! rsrs
    Tb achei a química entre a Bullock e o Reynolds muito boa, além do timming pra comédia dos dois. Um filme leve e gostoso de assistir, daqueles em que você sai do cinema com um sorriso no rosto.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty, Tudo bem? Que bom te encontrar aqui!

    Eu sou fanática por comédias românticas.Sou veterana e assisto várias vezes cada uma delas (rs)! Normalmente dou risadas e choro. Ai, ai!

    Eu também tenho este sentimento que você tem. Eu acabo de assistir A Proposta e quero ver Sandra Bullock e Ryan Reynolds de novo (rs). Acho que este roteiro não deixa tudo muito melado. Eles vão aprendendo a ver algo há mais no outro, sem ficar na pegação.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. bom, eu falei que ia assistir e o fiz!
    e gostei bastante do que vi. ainda bem que existem blogs bacanas que te avisam sobre o que é bom e o que não é, certo? hehehe

    caramba, faz bem ver um filme desse, hein? e eu diria que O BEIJO no fim é um dos mais bacanas que vi ultimamente no cinema, por causa de todo o contexto e tal...

    e o pilates da bullock certamente está fazendo efeito e as abdominais do reynolds tb! huahua

    bjs

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière