Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  #MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra De 21 de Outubro a 03 de Novembro Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogue...

Mostra SP 2021| Um Forte Clarão (Destello Bravío, 2021)





 #MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra



De 21 de Outubro a 03 de Novembro




Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




O Cinema é uma das linguagens mais poderosas e reveladoras para explorar os simbolismos culturais de povos e regiões que são desconhecidas ou foram esquecidas na linha do tempo. Ainda que surjam como simbolismos estranhos ou incompreensíveis para diferentes contextos e realidades pessoais, o Cinema possibilita um outro tempo, o da suspensão, no qual o público observa como as experiências e culturas estão próximas umas das outras em relação a temas universais.




Dirigido por Ainhoa Rodríguez, Um Forte Clarão (Destello Bravío, 2021) é peculiar e desconcertante como fragmentos de uma natureza humana em processo de deslocamento, morte e mudanças.  Ambientado em uma região rural do sudoeste da Espanha, a diretora  articula forte identidade cultural, tradicional estrutura social presente na comunidade com simbolismos que trazem, ora vivências angustiantes e moribundas, ora devaneios libertários e fabulosos. Sua direção prioriza um elenco feminino que se choca com a realidade provinciana e dos novos tempos de globalização.










Os distintos núcleos femininos estão fragmentados com narrativas de mulheres, de diferentes idades e classes sociais, que expressam muito do contexto provinciano de regiões Espanholas desenvolvidas em um sistema patriarcal. Entre elas: a mulher de meia idade que tem espírito livre, infeliz no relacionamento e mal falada na cidade; a mulher elitizada que realiza encontros com outras amigas; a filha isolada que mora com mãe.  São histórias em pedaços que se fundem com uma linguagem fantástica.





Em uma Espanha de maioria católica, o roteiro coloca a comunidade na comemoração da Páscoa, assim, esses festejos cristãos em homenagem à ressureição, no plano onírico, cercam os moradores com a morte simbólica, aproximando a linguagem cinematográfica a um cenário de tradição pagã, de fins, assombros e recomeços. São novos tempos que sopram no mundo e os moradores da Extremadura ficaram perdidos, como desfalecidos ou mortos.









É interessante notar que, sendo seu primeiro longa-metragem,  Ainhoa Rodriguez resgata a memória, a ancestralidade,  o feminino, a velhice e outros aspectos desse meio rural que são representados como fantasmas de um tempo fadado ao esquecimento. Em diferentes planos, os idosos já estão estagnados, as mulheres angustiadas e ignoradas ou em um processo de deslocamento e libertação. A cineasta realiza uma execução muito pessoal e fica bem à vontade na decupagem e montagem, tendo em vista que sua família pertence à Extremadura, além do projeto ser um desdobramento de oficinas na região.




Como parte do processo de oficinas com não-atores, ela realiza uma narrativa mais feminina com uso de mulheres comuns, mas igualmente universal sob a perspectiva de que até ponto as raízes ancestrais são mantidas e respeitadas em um mundo globalizado e cosmopolita.







Fotos, uma cortesia Mostra SP de divulgação do filme.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière