Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  #MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra De 21 de Outubro a 03 de Novembro Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogue...

Mostra SP 2021| O Perfeito David (El Perfecto David, 2021)

 







#MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra

De 21 de Outubro a 03 de Novembro




Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Integrante da Seleção Oficial Premières do Festival de Cinema de Tribeca, O Perfeito David (El Perfecto David, 2021) é uma perturbadora imersão na história do adolescente David (Mauricio di Yorio), sua busca e obsessão por um corpo forte e musculoso. Filho de uma artista plástica interpretada por Umbra Colombo, David convive com a estranha obstinação de sua mãe que controla seus treinos e alimentação. Ela deseja que o filho tenha um corpo escultural como uma obra de arte. 





Primeiro longa-metragem do diretor Argentino Felipe Gómez Aparicio cuja experiência em publicidade e assistência de direção o projetou em premiações na área, O Perfeito David se destaca como um drama psicológico surpreendente. Apresenta um impecável trabalho de direção de atores, composição de planos, enquadramentos de câmera e criação de uma atmosfera de horror contemporâneo.










Como sua experiência com filmes Independentes, o diretor encontra um equilíbrio narrativo e uma marca autoral, demonstrando um minucioso trabalho de estranhamento em cena, com intensa tensão sexual do que está por vir. Ao mesmo tempo que David é acessível como um adolescente comum, com poucas interações sociais e focado em seus treinos diários, sua obsessão o coloca em uma representação extra humana. Assim, ele é como uma criação monstruosa moldada por uma mãe bizarra e radical e incentivada por técnicos igualmente rígidos.





Com câmeras fora do plano e bem posicionadas pelo cineasta, o ponto de vista do protagonista é atentamente observado pela audiência e possibilita mergulhar no cotidiano de David. Os planos bem estruturados, com baixa luz e sombreamento e jogo de espelhos, cria uma atmosfera intimista, sombria e em contínuo suspense. O que acontecerá com David? Quais os limites? Quão musculoso ele se tornará? são incógnitas que permeiam toda a narrativa e despertam o interesse rumo ao desfecho.  




O contraponto do adolescente em formação do corpo e da identidade se mistura com a deformação de um corpo à base de drogas, isolamento, obsessão e dor. Neste sentido, David é como partes da expectativa dos outros. Seus amigos esperam que ele seja o pegador e brincam com sua sexualidade, a mãe com ambições artísticas desenvolve um zelo incomum pelo filho, David, o treinador e o colega fisioculturista apreciam os corpos masculinos com olhares de admiração que se misturam a um potencial desejo sexual. 












Com direção, fotografia e montagem competentes,  Felipe Gómez Aparicio chama a atenção pelo seu foco no desenvolvimento da narrativa, cravando em 75 minutos um argumento incrível que permite acompanhar cada drama, exercício, olhar e músculo de David. As decisões de decupagem utilizam os recursos visuais com consciência e o cineasta mostrou ser habilidoso. Aparentemente um roteiro deste tipo poderia esgotar as possibilidades plano a plano, mas ocorre o contrário: de forma crível, ele articula as tomadas na residência, colégio e academia sem perder a natureza perturbadora e o ritmo envolvente da história. Além do mais as atuações de Colombo e Di Yorio são conexas. 






O Perfeito David aproxima-se mais do horror psicológico que do drama e isso o torna bem atrativo. É preciso reconhecer que nos tempos modernos sombrios, o horror está continuamente no dia a dia, surgindo em discursos, ações e rotinas, ora explícitas e explosivas, ora discretas e lentas. No caso de David, como ocorre com muitas pessoas, a busca do corpo perfeito é um propósito que nem sempre é apenas do indivíduo que se dedica a esse fim. Na maioria das vezes, este desejo visa a atender as expectativas dos outros. Com isso, o jovem atual precisa se conhecer e saber tomar suas próprias decisões.





(3,5)


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière