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De 21 de Outubro a 03 de Novembro
Por Cristiane Costa, Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação
Fãs do cartunista Angeli e apreciadores de Animações terão a oportunidade de dar muitas gargalhadas com o multifacetado Bob Cuspe - Nós não gostamos de gente (Bob Spit, we do not like People, 2021), merecidamente vencedor do Prêmio Contrechamp no Festival de Annecy e presente na Mostra Brasil e Competição de Novos Realizadores na 45ª Mostra SP. Idealizado e dirigido por Cesar Cabral, a Animação é o primeiro-longa metragem do diretor que é um leal entusiasta da obra de Angeli, tendo realizado curtas como Dossiê Rê Bordosa e a Série de TV Angeli The Killer.
Hilário e genial, a animação é mais voltada para o público jovem maduro e adulto por utilizar um dos personagens mais icônicos e polêmicos na cultura de comics Brasileiros dos anos 80. Bob Cuspe (Milhem Cortaz) é um velho punk que usa óculos escuros, jaqueta preta e piercings e não tem problema algum em falar palavrões e mostrar gestos obscenos com as mãos. Ele é a representação de uma resistência. Angeli criou personagens ácidos e cômicos, com uma linguagem autêntica e crítica.
Um incrível trabalho de design em variadas dimensões: personagens, roteiro, stop motion, pesquisa documental, storyboards, entre outros, que se destaca por um equilíbrio entre as diversas áreas da composição fílmica; assim, além dos mencionados, o desenho de som (Daniel Turini e Henrique Chiurciu) e a trilha sonora (André Abujamra e Márcio Nigro) asseguram uma imersão completa na experiência, com o benefício de muito saudosismo ao som de Sonífera Ilha e Cabeça Dinossauro do Titãs.
A narrativa tem a genialidade de criar um documentário animado dentro da animação no qual, em uma crise existencial, Angeli concede entrevistas sobre sua trajetória, estilo pessoal, obra e personagens e tem a liberdade de gravar pensamentos, ideias e relatos. A sua companheira Carol (Carolina Guaycuru) participa ativamente da história ao dividir depoimentos sobre a vida e obra do autor, sempre de maneira espontânea e sincera. Além da amiga de longa data, cartunista e chargista, Laerte, cuja composição animada é perfeitamente deslumbrante, trazendo o bom humor e gentileza que são tão únicos na artista.
Em paralelo, em um outro mundo ficcional, Bob Cuspe vive em um deserto pós-apocalíptico, um tipo de purgatório na mente do cartunista, onde é perseguido por monstruosos mini Elton Johns que desejam matá-lo. De forma hilariante, os mini astros do pop parecem fofinhos, mas depois se transformam em personagens de horror. Acompanhando Bob Cuspe em busca do seu criador estão os irmãos Kowalski (Paulo Miklos), em uma viagem que aparecem outros personagens como Os Skrotinhos (Hugo Possolo), o guru Rhalah Rikota (André Abujamra) e o criador e editor da Circo Editorial, Toninho Mendes (Beto Hora).
A ideia de compor um encontro entre obra e criador é irreverente e rica em aspectos de linguagens na Animação, tendo em vista que movimenta Bob Cuspe em uma jornada dentro da mente do cartunista e como um potencial acerto de contas. Na trajetória de Angeli, ele era adepto a matar os personagens quando assim chegasse a hora. Bob Cuspe transgride essa profecia e leva o público para esse excitante e potente encontro, no qual outros personagens como MaDame L (Laerte) e Rê Bordosa (Grace Gianoukas) são desenvolvidos.
É uma história divertidíssima com aquele estilo porra-louca dos personagens de Angeli. Eles não têm papas na língua e não lhes falta autenticidade e muito menos originalidade. O fato de ter o cartunista falando abertamente com sua personalidade reclusa e sincerona agrega muito o peso documental de suas decisões acerca dos personagens e resgata sua forma de criação.
É uma fantástica obra animada que traz um frescor cinematográfico e um impressionante diálogo metalinguístico entre gêneros. A composição desses mundos em incrível stop motion, roteirização redonda de Cesar Cabral e Leandro Maciel e uma trilha sonora nostálgica transformam Bob Cuspe em uma viagem ao passado, unindo o presente e novos rumos para a valorização e o reconhecimento da Animação Brasileira.
Fotos, uma cortesia 45ª Mostra para divulgação do filme.






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