Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  #MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra De 21 de Outubro a 03 de Novembro Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogue...

Mostra SP 2021| Armugan (2020)

 





#MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra





De 21 de Outubro a 03 de Novembro




Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




A travessia para a morte é um dos mistérios mais profundos da existência e várias culturas e povos apresentam lendas sobre o tema em sua tradição local.  Resgatando o imaginário da região Espanhola de Aragão, o longa-metragem Armurgan (2020) dirigido por Jo Sol é ambientado nos Pirineus em uma atmosfera mítica, envolvente e misteriosa na qual Armurgan (Iñigo Martínez) é carregado por seu leal servo Anchel (Gonzalo Cunill). Ambos caminham onde a morte os chama.





Com competência e equilíbrio, a escolha das locações, cenografia, design de produção, trilha sonora, elenco e direção recriam um híbrido entre Cinema e Literatura filmado em P&B cujo ritmo lento é como embarcar rumo às fronteiras entre a vida e a morte. Armurgan é um atravessador que ajuda as pessoas a passar para o mundo dos mortos. Sua função é envolta em uma missão terrível e dolorosa na qual não é possível aliviar inteiramente a dor ou determinar a hora da partida.










Os mistérios da convivência com a morte, um tema tão natural e controverso, pode ser compreendido como um fardo de Armugan, porém há nobreza e uma ética pessoal em seu propósito. Seu corpo como deficiente físico não o fragiliza, pelo contrário, torna-o fiel à sua missão com o companheirismo de Angel. Apenas essa imagem visual já cria uma força sobrenatural no Cinema, e muito mais na solenidade desta caminhada, lidando com as contradições, conflitos e dilemas que vão surgindo na interação com a comunidade e entre eles.










A contemplativa fotografia P&B de Daniel Vergara colabora para o lirismo da trajetória e trabalha bem as dimensões da natureza dos Pirineus e seus vilarejos, as humanas com os planos de interação luminosa entre Armugan e Anchel assim como os momentos mais introspectivos e sombreados nos quais cada um está em sua solidão e silêncios. Considerando o tipo de narrativa, em um tom solene e reflexivo, a direção de fotografia se torna um dos aspectos mais bem sucedidos no bom resultado do longa.





É uma narrativa belíssima na forma como foi decupada, aproximando-a cada vez mais do imaginário coletivo e da recriação de figuras mitológicas no Cinema, capazes de representar valores, crenças, histórias e experiências universais. Desta maneira, Armugan tem muito da tradição local Aragonesa, mas também serve à reflexão humanista e global acerca da transição entre a vida e a morte.







3,5




Fotos, uma cortesia divulgação Mostra SP


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière