Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  #MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra De 21 de Outubro a 03 de Novembro Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogue...

Mostra SP 2021 | As Bruxas do Oriente (The Witches of the Orient, 2021)

 





#MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema #EuvinaMostra



De 21 de Outubro a 03 de Novembro




Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




No imaginário tradicional, as bruxas são associadas a algo perverso, um sentido arraigado e equivocado bastante praticado na Idade Média, quando a caça e queima às bruxas eram parte da tortura e perseguição às mulheres pagãs ou aquelas que não aceitavam dominação. Em um sentido amplo e assertivo, bruxas são consideradas como detentoras de um poder sobrenatural. É essa relação com um poder impactante que dá título ao documentário de Julien Faraut, "As Bruxas do Oriente" (The Witches of the Orient).










O documentário Francês traz entrevistas, relatos, imagens dos treinos e jogos sobre a seleção de vôlei feminino japonesa que competiu nas Olímpiadas de 64 e eram chamadas de bruxas. Em uma montagem criativa bem apoiada pelo material documental sobre a equipe do Nichibo Kaizuka, o diretor intercala o encontro das jogadoras já idosas com anime e trilha sonora, unindo a memória com o contemporâneo.










Sob uma perspectiva de gênero e cultura no Japão, o longa abre um espaço formidável para levar ao público a jornada mítica e histórica dessas mulheres que trabalhavam em uma fábrica e depois treinavam o esporte. Na preparação para os jogos, essas atletas japonesas excepcionais eram expostas a exaustivos treinos comandados pelo rigoroso técnico, Hirofumi Daimatsu. A partir dessa visão de seus desafios e vitórias, o filme ajuda a compreender como as bruxas orientais são importantes fundadoras das bases do vôlei como esporte Olímpico no Japão.









Julien Faraut acerta em trabalhar variados elementos inventivos na montagem para exaltar esse efeito mítico, sobrenatural, incomum. Se ele tivesse escolhido uma direção linear, com certeza não faria jus à tradição apaixonante do vôlei e às extraordinárias habilidades das jogadoras.  Filmes sobre disciplina, resiliência e conquistas relacionadas aos esportes são fáceis de encontrar em qualquer plataforma de streaming, porém, quando se trata das Bruxas do Oriente, o componente gênero feminino em uma cultura alicerçada historicamente pelo foco no trabalho e na superação ressalta e homenageia a contribuição e força dessas atletas.









Fotos, uma cortesia Mostra SP para divulgação do filme.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière