#MostraSP #45ªmostra #45mostra #FestivaisdeCinema
Por Cristiane Costa, Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação
Os desafios impostos pela pandemia trouxeram novas formas de viabilizar obras audiovisuais e festivais em todo o mundo e, com o recente movimento de vacinação no Brasil, começa a acontecer a retomada da ocupação das salas de Cinema com os devidos protocolos sanitários. Com a chegada da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que será realizada de 21 de Outubro a 03 de Novembro, o público terá acesso a um formato híbrido de exibição, cuidadosamente preparado pela 45ª Mostra para assegurar a segurança e respeito ao Cinema, realizadores e aos espectadores durante o evento.
"Foi um ano muito difícil mas a seleção está muito forte"... A gente está muito feliz e isso é graças aos patrocinadores... a gente optou esse ano pela volta às salas, por uma edição híbrida...A gente pensou muito, mas eu acho que a Mostra é da Cidade e é nossa obrigação voltar para a cidade, voltar para os Cinemas." - Renata Almeida, em Coletiva de imprensa, 09/10/21
No total serão 264 títulos programados nas seções Perspectiva Internacional, Competição de Novos Diretores e Mostra Brasil e distribuídos entre 15 espaços de exibição e plataformas digitais como Mostra Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play. O público terá opções de adquirir pacotes de ingressos exclusivamente digitais e/ou presenciais, podendo consultar programação e preços no site oficial do Festival (www.mostra.org). A previsão de venda é a partir de 18 de Outubro, segunda-feira, pelo aplicativo da Mostra, disponível em Android e IOS.
"A Mostra deu um exemplo de resistência, como vem dando um exemplo de resistência cultural desde o início, desde a primeira edição, mas deu também um exemplo de resiliência, um exemplo de permanência, um exemplo de esforço de permanecer como atividade... A gente entende a cultura como um eixo central de organização e de entendimento da sociedade" - Mario Mazzilli - Diretor Superintendente do patrocinador CPFL, na coletiva de imprensa em 09/10/21
Como um dos propósitos básicos da Mostra SP, a retomada também significa ocupar os territórios da cidade, possibilitando que o público disfrute da cultura cinematográfica de vários países nos espaços públicos e privados que são significativos e potência na Cidade de São Paulo, com isso, o público poderá assistir sessões gratuitas no Vão Livre do MASP, Vale do Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes, além de obter ingressos com valores promocionais em salas do circuito SPCine como o Centro São Paulo e Biblioteca Roberto Santos e no Museu da Imigração.
Para quem deseja assistir a sessões presenciais, terá que se enquadrar no respeito aos protocolos de segurança contra a Covid-19 que serão implementados pela produção do Festival e equipe rigorosamente. Entre as regras estão: ocupação de 50% da lotação das salas/espaços, distanciamento social, exigência de comprovante de vacinação e uso obrigatório de máscara adequadamente na face durante todo período de exibição. O intervalo entre sessões será de 30 minutos para a devida higienização do local e álcool em gel estará disponível para os frequentadores. A ordem de saída também deverá ser seguida, começando pela última fileira.
Quem não está preparado para seguir estas regras ou não está 100% imunizado, poderá assistir às sessões online e evitar transtornos que coloquem em risco a saúde e segurança das pessoas. (Recadinho da MaDame Lumière para sua proteção!)
Com a experiência da 44ª Mostra SP que ocorreu em formato digital, a Mostra deste ano está mais madura e preparada para o formato híbrido, priorizando apresentações e entrevistas com diretores e profissionais através das plataformas virtuais, além de disponibilizar conteúdos nas redes socias em seus canais oficiais no Facebook, Twitter, Instagram e You Tube. Entre os homenageados no evento, estarão o diretor Português Paulo Rocha e o Prêmio Leon Cakoff para a cineasta Brasileira Helena Ignez. Também ocorrerão sessões voltadas para os profissionais e interessados em Cinema com encontros para o desenvolvimento do mercado audiovisual.
Uma das belezas já antecipadas nesta edição é a afetuosa Arte desenvolvida pelo multifacetado cartunista, escritor e humorista Ziraldo. O desenho foi realizado no final dos anos 70 e mostra um viajante espacial "que vê o que ninguém mais vê, incluindo o planeta Terra , de bem longe"..."O rosto do viajante é sempre o de quem está encantado com o que vê". Segundo o artista: "tinha um prazer filha da puta de desenhar. Queria me superar a cada desenho". De fato, a escolha bem acertada tem tudo a ver com a Mostra SP e encantou Renata Almeida, diretora do Festival.
"Renata Almeida quando viu o desenho, imediatamente pensou que esse olhar para a beleza e a fragilidade do planeta Terra é uma imagem bem vinda e urgente e adiciona ainda um elemento de reflexão para o público da Mostra." - via release
O Brasileiro Bob Cuspe, nós não gostamos de gente. Animação vencedora em Annecy.
Na Seleção de filmes, muitas produções que foram destaque em premiações internacionais como nos Festivais de Berlim, Cannes e Veneza chegam ao Brasil, em grande parte, produzida ou exibida sob o impacto da pandemia e de cineastas já estabelecidos na Mostra e em distribuidores mais independentes:
France, Bruno Dumont
Marx pode esperar (Marx can wait) , de Marco Bellochio
Titane, de Julia Ducornau |Palma de Ouro no Festival de Cannes
Annette, de Leos Carax | Melhor direção no Festival de Cannes
Memória, de Apichatpong Weerasethakul |Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Ao Cair do Sol (Sundown), de Michel Franco
Zavala, de Arsalan Amiri | Vencedor da Semana da Crítica do Festival de Veneza
Encontros (Introduction), de Hong Sang-soo | Melhor roteiro no Festival de Berlim
Sr. Bachmann e seus alunos (Mr Bachmann and his Clas), de Maria Speth | Prêmios do Júri e Público no Festival de Berlim
Má sorte ou Pornô Acidental (Bad Luck Banging or Loony Porn) , de Radu Jude | Prêmio Urso de Ouro - melhor filme no Festival de Berlim.
Bob Cuspe, nós não gostamos de gente, de Cesar Cabral | Vencedor do Festival de Annecy
A viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, na estreia mundial
Esta semana a Mostra divulgará maiores detalhes da programação completa de filmes e apresentações em seus canais oficiais. Fique ligado(a)! O MaDame Lumière deseja uma Mostra SP especial a todos! Viva o Cinema! Que ele volte a ocupar a cidade com toda a segurança !
#mostrasp #45ªmostra #45mostra
Instagram: @mostrasp
Twitter: @mostrasp
Facebook: https://www.
Youtube: https://www.youtube.
Confira a vinheta da 45ª Mostra
.
0 comentários:
Caro (a) leitor(a)
Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.
Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.
No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.
Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.
Saudações cinéfilas,
Cristiane Costa, MaDame Lumière