Naty: ¿ Y cuál es tu sueño? Rafael Belvedere: Irme a la mierda, no puedo más, hice todo mal, tanto preocuparme por todo el mundo, tanto lab...

A Emblemática Citação da Semana : O Filho da Noiva (El Hijo de la Novia ) - 2001


Naty: ¿Y cuál es tu sueño?

Rafael Belvedere: Irme a la mierda, no puedo más, hice todo mal, tanto preocuparme por todo el mundo, tanto laburo para... ser alguien, y al final lo único que tengo es un restorán que no le interesa a nadie, tenía razón mi vieja. Me quiero ir a la mierda... no sé a dónde, lejos, México, siempre soñé con México, no sé por qué, estar ahí, yo y mi alma, tirado todo el día, sin proveedores, sin cuentas, sin bancos, sin preocupaciones, nada, te da tiempo para leer, irme a la mierda, sin que nadie me joda... ese es mi sueño ..


Naty: E qual é o seu sonho?

Rafael Belvedere: Ir à merda, não posso mais, já fiz tudo errado, de tanto me preocupar por todos, tanto trabalho para ser alguém, e no final a única coisa que tenho é um restaurante que não interessa a ninguém, minha velha tinha razão. Quero ir à merda... não sei aonde, bem longe, México, sempre sonhei com o México, não sei porque, estar lá, eu e minha alma, jogado o dia inteiro, sem fornecedores, sem contas, sem bancos, sem preocupações, nada, teria tempo para ler, ir à merda, sem ninguém que me foda... este é meu sonho..."


(Rafael Belvedere interpretado por Ricardo Darín em
O Filho da Noiva, de
Juan José Campanella)


MaDame Lumière também quer ir à merda

6 comentários:

  1. Boca suja esse Rafael...mas é assim que a gente se sente muitas vezes não?? Ir à merda, sem ninguém que nos foda!!

    hahahah

    Adorei. Beijos Madame!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eri,
    A maioria dos filmes do cine Argentino de Juan José Campanella que sempre tem Ricardo Darín como protagonista apresentam um texto cheio de palavrões como boludo, pelotudo, estas coisitas sucias!! Acaba unido humor , autenticidade e um toque pessoal do texto de Campanella. Mas o lado bom é que, em meio da linguagem boca suja, sempre há citações belíssimas e verdadeiramente existenciais no cinema latino americano de Campanella. Esta citação é uma delas, uma das minhas cenas preferidas em O filho da Noiva porque a verdade é esta mesma: Quem não deseja ir para bem longe, onde estará somente a pessoa e sua alma? Quem não deseja não ter preocupação alguma com responsabilidades cotidianas? Quem não esteja cansado de ter trabalhado e trabalhado para ser alguém na vida e não ter chegado a realizar nem mesmo 1 grande sonho? Quem não esteja cansado de ser "jodido" pelas pessoas maleficamente invejosas no meio em que vive?
    Definitivamente, acho esta simples citação de uma profundidade incrível, principalmente tomado como base a vida de Rafael Belvedere.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Pois é madame. Fugir da merda tá difícil...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rsrs...ai Reinaldo, é isso aí mesmo, mas a merda que eu quero ir é a merda igual a da Dança(sabe que todo dançarino ou Cia de Dança antes de entrar em cena, grita Merda!!!!). Merda no sentido de coisa boa, tudo de bom. Gritei mierda umas 2 vezes quando me apresentei em 2 espetáculos de Dança e amei ir à merda. rsrs bjs!

    ResponderExcluir
  5. incrivelmente belo e depressivo esse quote.
    curto muito esse filme!

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a)

Obrigada por seu interesse em comentar no MaDame Lumière. Sua participação é essencial para trocarmos percepções sobre a fascinante Sétima Arte.

Este é um espaço democrático e aberto ao diálogo. Você é livre para elogiar, criticar e compartilhar opiniões sobre cinema e audiovisual.

Não serão aprovados comentários com insultos, difamações, ataques pessoais, linguagem ofensiva, conteúdo racista, obsceno, propagandista ou persecutório, seja à autora ou aos demais leitores.

Discordar faz parte do debate, desde que com respeito. Opiniões diferentes são bem-vindas e enriquecem a conversa.

Saudações cinéfilas

Cristiane Costa, MaDame Lumière

Críticas mais visitadas (Última semana)