Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04  de Novembro   www.mostra.org #mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay Acompanhe o MaD...

Mostra SP 2020| Walden (2020)

 




Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04 de Novembro



#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay


Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!



Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




No longa-metragem da atriz e cineasta Tcheca, Bojena Horackova, Walden se refere a um belo lago em Vilnius, capital da Lituânia. Cercado de muitas árvores em uma paisagem silenciosa e marcante no tempo, o lago representa parte das memórias afetivas da jovem Jana (Ina Marija Bartaite) que, antes do exílio em Paris, conheceu o primeiro amor, o rebelde  Paulius (Laurynas Jurgelis).  O filme foi exibido no Festival de Locarno e na seleção de L’ACID do Festival de Cannes.




O enredo é influenciado pela biografia da diretora, que mudou-se para Paris nos anos 60 e estudou Cinema no IDHEC. A garota protagonista se envolve com Paulius, um jovem que não quer responsabilidades com estudos e trabalho. Como um "rebelde sem causa" apegado a atividades ilícitas para conseguir dinheiro e alguns caprichos, ele não tem nenhum plano estruturado, muito menos anseio apaixonado. Ambos pensam em fugir, como aquelas fantasias juvenis da paixão que entorpecem a mente.  Jana começa a apresentar comportamentos como  ausências e mentiras para viver esse amor.




A narrativa intercala o presente e o passado, também, com um propósito de mostrar esse cotidiano dos jovens antes da queda do comunismo; entretanto, a história não conseguiu trabalhar bem essa intencionalidade social política, ainda que fosse apenas  mostrar um pouco do estilo de vida dos jovens e pincelar essas mudanças no contexto social. Em determinados planos, fica no ar apenas aquela atmosfera mais entediante de filmes independentes sobre a juventude Européia: os jovens descobrem o amor e o sexo, conversam com amigos do colégio, bebem escondido e curtem um cotidiano sem grandes acontecimentos. Não se trata de um filme com engajamento político, desse modo, localiza-se mais na temática do primeiro amor e suas descobertas.




Assim, apesar do argumento ser interessante, roteiro e  direção não apontam para uma boa  articulação entre a temporalidade do passado e presente. Os cortes entre os tempos são muito bruscos e sem um bom ritmo, desencadeamento narrativo e montagem nessas passagens. Por ser um filme sobre a juventude Lituana com seus desejos afetivos,  estudantis e libertários, o elenco jovem tinha bom potencial de desenvolvimento, principalmente se o roteiro tivesse sido elaborado para integrar melhores diálogos e interações entre as diferentes situações e personagens, podendo, dessa forma, explorar melhor a relação entre Jana e Paulius.




A lacuna qualitativa na execução da obra está muito relacionada a como o presente não é bem explorado na cena.  Jana surge mais velha e retorna a Vilnius. A ideia de vivenciar essa memória afetiva em qualquer filme é potente, mas, em Walden, ela não se torna atrativa e nem gera expectativa porque os personagens do presente não são bem desenvolvidos para preparar esse momento. Tudo fica morno no tempo atual, restando ao casal protagonista sustentar a história no passado.




Na seara dos filmes com crianças e jovens na Mostra SP, acontece com Walden a mesma coisa que aconteceu com Entre meus sonhos: uma ideia  afetiva e com potencial dramatúrgico, mas com um resultado morno.








Fotos: Uma cortesia Reprodução Mostra SP para imprensa credenciada.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière