Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04  de Novembro   www.mostra.org #mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay Acompanhe o MaD...

Mostra SP 2020| Mamãe, mamãe, mamãe (Mamá, mamá, mamá, 2020)

 



Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04 de Novembro


#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay

Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Contar uma história que reúne infância, amadurecimento e luto é uma das possibilidades mais sensíveis de realizar um drama no Cinema, principalmente sob a perspectiva feminina e com uma mulher na direção. Essa foi  a proposta da jovem diretora Argentina Sol Berruezo Pichon-Rivière  em Mamãe, Mamãe, Mamãe ( título em inglês, Mum, mum, mum), longa-metragem de estreia, que recebeu apoio do Instituto Argentino de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA)  e nominações nos Festivais de Berlim e San Sebastián.








Mergulhada em uma atmosfera familiar silenciosa e melancólica, entrecortada por flashbacks, Cleo (Agustina Milstein) se vê solitária e em luto em seu lar. Qualquer tentativa de comunicação com sua mãe não ocorre. Silêncio e frustração, de novo. Observando a mãe reclusa no quarto, em depressão, Cleo  sofre pela partida da irmã, morta em decorrência de afogamento na piscina da casa.



Mesmo que  solidão e opressão estejam presentes no estado psíquico da menina e  permeiam a narrativa, muito em função do isolamento da mãe e a falta de comunicação, Cleo tem a presença da tia, e o companheirismo de suas primas Leoncia, Manuela e Nerina. É como um sopro refrescante de sororidade em uma temporada de verão. A união das primas traz à experiência de luto uma fase de amadurecimento, desenvolvida como uma curta passagem de tempo, uma transição realmente episódica em detrimento da morte. Desse modo, esse roteiro amarra vivências da infância e da puberdade.








Com apenas 24 anos, a cineasta realizou um equilibrado trabalho de junção entre as impressões intimistas de Cleo e a relação com o cotidiano realista, dessa forma, abrindo espaço para a atuação do elenco e a importância da rede de apoio feminina. Por mais que sejam cenas reais como a curiosidade sobre o primeiro beijo, o medo da menstruação, a tristeza pela depressão da mãe e a ausência da irmã,  a diretora articula um cinema de sutis impressões, porém poderosas no contexto de luto.




Nesse sentido, o longa se revela com uma direção muito pessoal e consciente dos rituais femininos, como oferecer apoio quando outra precisa, conversar sobre curiosidades, inseguranças e desejos, compreender o silêncio que vem da dor da outra. Assim, o filme também é uma homenagem às mulheres à medida que  tem elenco feminino, realizado tecnicamente por mulheres e em uma narrativa que traz elementos como perdas e sofrimento de mulheres.








A beleza de Mamãe, mamãe, mamãe é concebida por gentilezas, cercadas pela inocência, desabrochar do amadurecimento e superação do luto. Nesse aspecto, a presença de planos nos quais as meninas compartilham e verbalizam seus fluxos de pensamentos são essenciais para a qualidade narrativa. Elas atuam muito naturalmente, como se fossem pessoas comuns (não atores), evidência que traz a espontaneidade da infância. Além do mais, na fotografia e composição dos planos, a cineasta orquestra a leveza das sensações e trocas, com isso, realiza um contraponto interessante ao trazer delicadeza visual em um contexto familiar doloroso.








Amadurecer realmente dói e o drama não nega essa dor, porém, não o catalisa para um pólo pessimista e destrutivo. Pelo contrário, ainda que há o luto visível que devasta a mãe, presa em um quarto, ou que leva Cleo aos flashbacks  e memórias dolorosas, Cleo e suas primas vivem o tempo da dor, mas também a bela capacidade feminina de estar junto e superá-lo.






Fotos: Cortesia Reprodução Mostra SP via assessoria de imprensa.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière