Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Curta-metragem, parte integrante da Apresentação Special  com 5 curtas de diretores consagrados, entre eles Jia Zhangke, Jafar Panahi,  Gu...

Mostra SP 2020 - Masters in Shot| A Visita (Visit, 2020)

 


Curta-metragem, parte integrante da Apresentação Special 
com 5 curtas de diretores consagrados, entre eles Jia Zhangke, Jafar Panahi, 
Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johson e Sergei Loznitsa



Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04 de Novembro


#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay

Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Curta metragem de Jia Zhangke aborda o coronavírus e o distanciamento social com humor e delicadeza. Através de procedimentos diários que todos realizamos: medir a temperatura, usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel, o cineasta, ao lado de um parceiro de trabalho, transforma o rígido protocolo sanitário em um ligeiro e cômico curta.




O projeto é inspirado pelo livro "Species of Spaces", do Francês Georges Perec. Chama-se Spaces #2 e convidou cineastas para filmar em casa as realidades que estão vivendo. O cineasta Chinês optou por dirigir um curta sobre um vírus que começou na China. Irônico? Também. O bem da verdade é que, nas mãos de um veterano diretor como ele, o curta arranca o riso usando problemas tristes como confinamento, solidão e rigidez no cotidiano. E é essa a magia! Extrair a comédia usando os absurdos e as batalhas humanas.








A poesia também se realiza através das dores humanas, muitas vezes, é no aprisionamento que há de ter um pouco de riso sarcástico, tão necessário para aliviar os incômodos, principalmente em situações nas quais as idiossincrasias se revelam a um patamar universal, em realidades das quais não dá pra escapar tão rapidamente. A crise sanitária global, os dias de quarentena e todas as incertezas estão aí; assim, com senso de humor e criativo domínio da linguagem cinematográfica, Jia Zhangke , revela poesia em 5 minutos.



.



Fotos: cortesia para Reprodução Mostra SP

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière