Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Curta-metragem, parte integrante da Apresentação Special  com 5 curtas de diretores consagrados, entre eles Jia Zhangke, Jafar Panahi,  Gu...

Mostra SP 2020 - Masters in Shot| Escondida (Hidden, 2020)

 






Curta-metragem, parte integrante da Apresentação Special 
com 5 curtas de diretores consagrados, entre eles Jia Zhangke, Jafar Panahi, 
Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johson e Sergei Loznitsa



Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04 de Novembro


#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay

Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




A música, como uma das expressões das linguagens e sociedade, é a potência de dizer o indizível, de mostrar o imostrável, de superar o insuperável.  Escondida (Hidden, 2020), curta do consagrado cineasta Iraniano Jafar Panahi, mostra  a liberdade de uma talentosa cantora cerceada pela realidade autoritária da tradição familiar do Irã. É uma narrativa muito triste e, ao mesmo tempo, iluminada por uma sensibilidade ímpar, profundamente comovente em seu desfecho.




Como parte de projeto da 3e Scénes , da Ópera de Paris, e integrante do longa-metragem Celles qui Chantent (Mulheres que cantam), Escondida tem um excepcional recorte documental, no qual o cineasta, acompanhado por sua filha e uma amiga produtora teatral, viaja ao encontro de uma jovem cantora em uma aldeia do Curdistão. Apesar da voz fascinante, a mulher está proibida de cantar ao público pelas autoridades Iranianas.









Como natural em seu estilo cinematográfico,  Janar Panahi filma a partir do seu carro. Com a ajuda de sua filha Solmaz Panahi, que porta um dos smartphones, o desenvolvimento do curta tem a notável versatilidade do Cinema Digital, filmado por dispositivos móveis, e utilizando mais de uma câmera em diferentes posicionamentos. Esse frescor cinematográfico coopera com o registro contemporâneo documental,  espontâneo, em movimento e expositivo das realidades cotidianas. 




Antes da chegada ao local, o cineasta entrevista a produtora Shabnam Yousefi, que revela o talento da cantora e as dificuldades de gênero diante das tradições do Irã. Entre o real e o metafórico, em apenas 18 minutos, o diretor consegue deixar algumas marcas históricas, culturais, religiosas e comportamentais do Irã, para fazer o público refletir sobre uma situação na qual há o cerceamento da liberdade, da música, da Arte. Isso colabora para o encantamento com o desfecho. Sem esse final tão poderosamente simbólico, o curta não atingiria tão bem o seu propósito dramatúrgico, e também social.




Escondida é um registro comovente quando uma mulher é impedida de ter a visibilidade de sua voz, de seu corpo, de sua competência artística. Sua imagem é escondida, como desdobramento de uma cultura rígida, porém, sua voz pode ser agora ouvida. O desfecho é profundamente dramático, unindo as pontas do poético e do trágico. Um curta para ser visto e revisto, cuja voz precisa ser amplificada.



(3,5)




Fotos: uma cortesia Reprodução Mostra SP

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière