Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Semana do Terror e Horror MaDame Lumière  25 a 31 de Agosto Um riso nervoso nunca é demais! MaDame Lumière agradece a todos os que ...

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods - 2012), de Drew Goddard

Semana do Terror e Horror MaDame Lumière
 25 a 31 de Agosto
Um riso nervoso nunca é demais!

MaDame Lumière agradece a todos os que acompanharam a primeira semana de Terror/Horror. Foi um prazer ( e também, assustador) realizar esse especial. Valeu muito a pena explorar algumas novidades do gênero.
No próximo mês tem mais filmes dessa seara horripilante e uma homenagem especial à Wes Craven, um grande Cineasta do Horror, falecido em 30 de agosto em decorrência de um câncer no cérebro e que deixará saudades. R.I.P, Mestre! Minha gratidão eterna a ele por ter contribuído com a Cinefilia desde a minha adolescência. 

Obrigada e Abraços, MaDame






Por Cristiane Costa





De todos os gêneros cinematográficos, o horror é um dos principais que proporciona maior prazer sádico ao ver o outro sofrer ou, no mínimo, ele oferece a chance de olhar bem de perto pelo buraco da fechadura como esse clima de terror é construído na história e quais desafios e temores os personagens têm que enfrentar. Considerando essa base no argumento, o longa-metragem "O segredo da Cabana" (Cabin in the woods, 2012) de Drew Goddard é uma boa opção ao propor uma combinação de comédia com terror e serve-se dos próprios recursos narrativos que são referências e consagraram o horror; em vista disso, o roteiro está estruturado por uma série de cenas clichê que cercam um grupo de jovens em uma viagem à uma isolada cabana na floresta.  Eles desconhecem o perigo e são como cobaias de um sistema muito maior que arquiteta e opera esse terror.






Entre os amigos, estão os atores Chris Hemsworth ("Thor"), Fran Kranz ("Donnie Darko"), Kristen Connolly ("Fim dos Tempos"), Anna Hutchison (da série "Tratamento de choque")  e Jesse Williams ( da série "Grey's Anatomy"), cada um deles representa um personagem arquétipo encontrado no gênero. Do lado dos vilões, destacam-se os atores Richard Jenkins ("O Visitante"),  Bradley Whitford (da série "The West Wing") e uma participação especial de Sigourney Weaver, uma atriz que teve um papel marcante em "Alliens" (1986), um dos melhores filmes de SCI  Fi Horror da História do Cinema.  O plot é desenvolvido em uma escolha convencional do gênero: Isolar os jovens em uma casa sinistra e fazer  de tudo para exterminá-los. A partir daí, a viagem se transforma em um pesadelo com bastante humor negro e o sadismo relacionado ao gênero está justamente em colocá-los em um ambiente controlado, ou seja, eles estão sendo observados como em  um reality show  comandado por uma equipe operacional e com um desconhecido Diretor, que é o cabeça macabro do engenhoso projeto. 






Discorrer sobre O Segredo da Cabana sem apelar para o spoiler é um desafio, portanto para manter justamente o segredo e assegurar a descoberta degustativa do filme por cada espectador, cabe dizer somente algumas questões básicas: A história é simples e hilária porque joga propositalmente com as vidas dos personagens como se eles fossem meros fantoches de um filme de terror e, assim sendo, devem sofrer ao máximo com as recorrentes traquinagens do gênero. Pode parecer uma afirmação óbvia e nada inovadora, no entanto, não é, por conta de como a estrutura narrativa evolui em cada cena e como o roteiro emula o próprio gênero. A melhor sacada é que Drew Goddard está indiretamente representado em cena por Sitterson (Jenkins) e Hadley (Whitford) ao possibilitar que esses personagens tenham um papel de direção de terror apenas ao acionar a parafernália da sala de controle. Ao executar comandos em como reproduzir  perseguições, sofrimentos e mortes etc, Sitterson e Hadley cumprem a função formal de funcionários dessa "Instituição" que está por trás do segredo da Cabana, mas também, se divertem como se fossem o telespectador, como se fosse eu ou você. O bem da verdade é que esse longa tem o vigor contemporâneo de um divertido reality show e o grande barato é rir com eles.







Em concordância com determinadas premissas do gênero, a produção escala um elenco de jovens que dá conta da responsabilidade da atuação exatamente por passarem facilmente como desconhecidos, pessoas comuns. Chris Hemsworth já tinha virado super herói da Marvel, no entanto, aqui, ele realiza uma pequena ponta com seu simpático senso de humor e seu estilo jovem e sedutor e dá um charme ao projeto. Richard Jenkins realiza um papel aquém de seu potencial como ator , entretanto, tanto a presença dele como de Sigourney Weaver são as cerejas do bolo. Vale mencionar que a direção faz bom uso de gore em um clímax sanguinário, caótico e destruidor que tem uma abordagem bastante surreal , de forte apelo do fantástico. Assim, a mescla de humor negro, horror gore, preciso roteiro e reprodução inovadora de clichês  fazem de O Segredo da Cabana uma diversão revigorante.








Ficha técnica do filme ImDB O Segredo da Cabana

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière