Sobre a história: A sedutora e misteriosa Martine (Saffron Burrows) faz uma proposta para Terry (Jason Statham), seu ex-affair: Assaltar um banco na Lloyd's Baker street. Terry tem uma família e está em dificuldades financeiras. Ele e seus amigos pensam que o assalto é apenas uma oportunidade de conseguir uma grana alta mas nas caixas do cofre há segredos sujos e comprometedores do alto escalão do governo, traficantes, policiais etc.
Opinião Geral sobre o filme: Dirigido por Roger Donaldson, um bom diretor para filmes de suspense e crime, Efeito Dominó aborda o maior assalto a banco ocorrido na Inglaterra em 1971, que revelou uma trama de corrupção, entre elas subornos, prostituição, escândalos sexuais etc. Terry aceitou um assalto sem conhecer as reais intenções de Martine e dos contatos dela e tem que lidar com as consequências. Nesse contexto, com um roteiro habilidoso ao criar um efeito dominó (uma peça cai e outras são impactadas), a narrativa é tensa pois, a partir de um assalto, as caixas de clientes influentes do banco são levadas. Seus segredinhos estão em risco e rever as provas que comprometem suas privacidades coloca muitos em risco, inclusive a segurança de Terry e seus amigos. É um suspense que agrada por sua manobra de mostrar que provas comprometedoras afetam toda uma rede, deslancha a narrativa e possibilita ver os diferentes interesses de cada um. Essa ideia é atraente porque, diferente de filmes de assaltos a bancos que focam mais no assalto em si, Efeito Dominó demonstra que o foco não é o dinheiro roubado mas os segredos sujos que valem muito mais pois atingem a reputação e revelam os demônios alheios. Alicerçado por uma ágil montagem, com cortes em diferentes situações que interligam o quebra cabeça e tornam a tensão cada vez mais dinâmica, Efeito Dominó tem o estilo britânico, principalmente na direção de arte e entretém, porém tem altos e baixos na projeção; o início é mais lento mas ele evolui bem quando surgem as chantagens e o clímax das negociações, depois volta a cair com um final preguiçoso.
O desprazer: Explorou pouco a ação. Como é baseado em fatos reais, não enfatizou a mescla entre ficção e documentário. Muitos personagens e pouco desenvolvimento dos mesmos. Desfecho acomodado.
Por que vale a rapidinha? É um filme com um plot focado em chantagens logo, é bom para observar como segredos comprometedores e bem guardados devem ser deixados onde estão.
Ficha técnica do filme ImDB Efeito Dominó
0 comentários:
Caro (a) leitor(a)
Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.
Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.
No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.
Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.
Saudações cinéfilas,
Cristiane Costa, MaDame Lumière