Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Rapidinhas no MaDame: Porque o que importa é o prazer da Cinefilia Sobre a história:  A sedutora e mist...

Rapidinhas no MaDame: Efeito Dominó (The Bank Job ) - 2008

Rapidinhas no MaDame:
Porque o que importa é o prazer da Cinefilia








Sobre a história:  A sedutora e misteriosa Martine (Saffron Burrows) faz uma proposta para Terry (Jason Statham), seu ex-affair: Assaltar um banco na Lloyd's Baker street. Terry tem uma família e está em dificuldades financeiras. Ele e seus amigos pensam que o assalto é apenas uma oportunidade de conseguir uma grana alta mas nas caixas do cofre há segredos sujos e comprometedores  do alto escalão do governo, traficantes,  policiais etc.



Opinião Geral sobre o filme:  Dirigido por Roger Donaldson, um bom diretor para filmes de suspense e crime, Efeito Dominó aborda o maior assalto a banco ocorrido na Inglaterra em 1971, que revelou uma trama de corrupção, entre elas subornos, prostituição, escândalos sexuais etc. Terry aceitou um assalto sem conhecer as reais intenções de Martine e dos contatos dela e tem que lidar com as consequências. Nesse contexto, com um roteiro habilidoso ao criar um efeito dominó (uma peça cai e outras são impactadas), a narrativa é tensa pois, a partir de um assalto, as caixas de clientes influentes do banco são levadas. Seus segredinhos estão em risco e rever as provas que comprometem suas privacidades coloca muitos em risco, inclusive a segurança de Terry e seus amigos. É um suspense que agrada por sua manobra de mostrar que provas comprometedoras afetam toda uma rede, deslancha a narrativa e possibilita ver os diferentes interesses de cada um. Essa ideia é atraente porque, diferente de filmes de assaltos a bancos que focam mais no assalto em si, Efeito Dominó demonstra que o foco não é o dinheiro roubado mas os segredos sujos que valem muito mais pois atingem a reputação e revelam os demônios alheios. Alicerçado por uma ágil montagem, com cortes em diferentes situações que interligam o quebra cabeça e tornam a tensão cada vez mais dinâmica, Efeito Dominó  tem o estilo britânico, principalmente na direção de arte e entretém, porém tem altos e baixos na projeção; o início é mais lento mas ele evolui bem quando surgem as chantagens e o clímax das negociações, depois volta a cair com um final preguiçoso. 


O desprazer:  Explorou pouco a ação. Como é baseado em fatos reais, não enfatizou a mescla entre ficção e documentário. Muitos personagens e pouco desenvolvimento dos mesmos. Desfecho acomodado.


Por que vale a rapidinha?  É um filme com um plot focado em chantagens logo, é bom para observar como segredos comprometedores e bem guardados devem ser deixados onde estão.







Ficha técnica do filme ImDB Efeito Dominó

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière