Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Rapidinhas no MaDame: Porque o que importa é o prazer da Cinefilia Sobre a história: Wallace ( Daniel Radcliffe ) está desilud...

Rapidinhas no MaDame: Será que? (What If ) - 2013

Rapidinhas no MaDame:
Porque o que importa é o prazer da Cinefilia







Sobre a história: Wallace (Daniel Radcliffe) está desiludido com relacionamentos. Em uma festa, conhece Chantry (Zoe Kazan), que namora Ben (Rafe Spall). Ele e Chantry se tornam amigos.  Será que da amizade nascerá um grande amor?


Opinião Geral sobre o filme:  Com direção de Michael Dowse e roteiro de Elain Mastain, Será que? é uma comédia bem cool e adorável. Ela ganha credibilidade ao tratar de um tema muito bacana e de uma forma mais criativa, leve, gostosa: a amizade entre um homem e mulher jovens sem cair nas escolhas óbvias que rondam a azaração juvenil, o sexo casual. É possível ter uma amizade e um papo legal, o que é o excelente ganho do longa. Tanto a atuação de Daniel Radcliffe como a de Zoe Kazan, que está encantadora, têm química, um ótimo texto para embalar o público em uma diversão descolada e brindá-lo com diálogos mais desencanados. Eles mostram várias sacadas quando começamos a gostar de um(a) amigo(a). Provavelmente muitas pessoas se identificarão com aquela relação entre amigos que não querem perder a amizade mas que começam a ter um sentimento mais apaixonante pelo outro. Nesse aspecto, o longa é bem divertido e tem uma vibe de Cinema independente, indie; dessa forma, o roteiro vai na contramão das comédias pasteurizadas que seguem a estrutura das brigas iniciais, da descoberta do amor, da decepção e do final feliz e, pelo menos, tenta aliviar esses clichês.  Em Será que? pouco a pouco a gente entra na torcida (porém, se eles não ficarem juntos, a gente também fica feliz), afinal, no mínimo, tiveram bons momentos de um papo genuinamente engraçado e sem as fórmulas prontas do flerte com intenção de ficar ou namorar.


O desprazer:  Final mais tradicional. Daniel Radcliffe em melhor atuação mas ainda carregando aquele estilo mais travado,  em amadurecimento após Harry Potter.


Por que vale a rapidinha?   O roteiro e sua leveza e sensibilidade ao mostrar como nos sentimos quando começamos a gostar de um(a) amigo (a).










Ficha técnica do filme ImDB Será que?

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière