Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

A talentosa atriz Sul-Coreana Do-yen-Jeo , premiada como melhor atriz no Festival de Cannes 2007 pela performance em Milyang ( Secret...

A Empregada (Hanyo / The Housemaid) - 2010



A talentosa atriz Sul-Coreana Do-yen-Jeo, premiada como melhor atriz no Festival de Cannes 2007 pela performance em Milyang (Secret Sunshine) está de volta à Tela Grande no remake do clássico Hayno (1960, de Ki-young-Kim). Sob a direção de Sang-soo Im, Do-Yen-Jeo é Eun-yi, uma empregada doméstica que é contratada pela governanta Byung-sik (Yeo-jeong Yun) para trabalhar na casa de uma milionária família burguesa. A jovem empregada e seu patrão Hoon (Jung-Jae Lee) se envolvem sexualmente em um jogo de sedução que coloca em risco a vida dela e as falsas aparências do casamento de Hoon e sua esposa Haera (Seo Woo), grávida de gêmeos e mãe da pequena Nami (Seo-Hyeon Ahn, ótima atriz). O adultério dura pouco, porém o suficiente para trazer sequelas irreparáveis para a educada, dócil e ingênua Eun-yi que acaba representando uma ameaça para a família e se torna vítima de uma conspiração tramada por Haera e sua perigosa mãe (Park Ji-Young), que estão dispostas a qualquer atrocidade para eliminar a empregada do caminho. O remake foi bem recebido que chegou a entrar na competição oficial do Festival de Cannes 2010.





Sob a perspectiva do Erotismo, a narrativa é desenvolvida a partir de um argumento fetichista que é a relação sexual entre patrão e empregada, uma fantasia que habita o imaginário coletivo, no entanto, em momento algum, o filme desrespeita as empregadas domésticas e as trata como levianas que transam com os maridos alheios; pelo contrário, na interpretação da talentosa atriz, a empregada é uma vítima mesmo que nao seja inocente e tenha se rendido aos prazeres carnais. Além disso, a produção, como Cinema Asiático, tem realista direção, competente elenco e o desenvolvimento da narrativa e dos personagens são cuidadosos em não vulgarizar a passionalidade dos asiáticos e o adultério em questão, juntos eles cooperam para que o filme tenha um olhar interessante, mesclando drama, erotismo, suspense, terror e tragédia. No geral, muito da qualidade da fita está na excelente performance de Don-yen-Jeo e como seu fragil personagem foi concebido para tornar coerente o seu drama posterior. Ela é uma empregada dedicada, discreta e dócil, principalmente com Nami, a inteligente e educada filha do casal. Existem cenas que são incluídas para reforçar o quanto sua relação amorosa com a criança e a patroa grávida de gêmeos evidencia que ela não é uma vadia. Quando ela conhece Hoon, sugere claramente que o patrão lhe atraí, afinal, um homem rico, bem vestido, apreciador de bons vinhos e de música clássica e que toca um piano como ninguém.Sendo uma mulher submissa alem do oficio, que se comporta como se tivesse o gene do servir e do pedir desculpas, facilmente ela obedecerá o seu chefe, mesmo que seja para agraciá-lo repentinamente com sexo oral na calada da noite. Aliás, é certo dizer que ela cede ao jogo de sedução e o deseja, mas também é procurada para ingressar nesse jogo, considerando que Hoon tem uma esposa grávida que, pela sua atual condição, não consegue satisfazer plenamente o tesão do marido.




A infidelidade é somente mais uma faceta do filme, o qual traz outros elementos sociais bem marcados na Coréia do Sul como a disparidade entre ricos e pobres e o suicídio como solução para os males individuais. Atualmente A Coréia do Sul registra um dos maiores índices de suicídio do mundo e teve como um dos suicídios mais famosos, o do ex-presidente Roh-Moo-Hyun em 2008. Infelizmente, o thriller poderia ter desenvolvido mais os personagens dado o rico material psicológico e erótico para a trama, mas o roteiro se empenhou mais em infernizar a vida da pobre empregada e colocar sobre as suas costas todo o drama de uma sociedade desigual e suicida. Com isso, assistir ao filme é um exercício um pouco assustador a partir de um determinado ponto da fita, com direito a um suspense Hitchcockiano e um desfecho tão cômico-trágico que dá vontade de rir e de chorar. A forma como Eun-yi é tratada pela família rica após a descoberta do adultério e de sua gravidez e um mero capricho de prejudica-la a exaustao, afinal, poderiam ser mais praticos e demiti-la. Maquiavelicamente, ela é ameaçada de morte, aprisionada dentro da casa da família burguesa, ignorada por Hoon, enganada pela traiçoeira governanta. Eun-yi está sozinha e sua frágil condição a envolverá em uma trama de vingança e morte. Com tal desenvolvimento dramatico porem ainda raso, o argumento se fragiliza e evolue para um dramalhão asiático no qual a pseudoharmonia do casamento e da familia permanecem e a condenacao e para os poucos que queimam e sao enforcados como pecadores autofragelados.



Avaliacao





Título original: Hanyo Origem: Coreia do Sul Gênero(s): drama, suspense Duração: 106 min Diretor: Sang-soo Im Roteirista: Sang-soo Im Elenco: Don-yen-jeo, Yeo-Jeong-Yun, Jung-Jae-Lee, Seo-Hyeon Ahn, etc.

5 comentários:

  1. O texto me deixou curiosa para conferir o filme, que eu não conhecia!

    ResponderExcluir
  2. Madame, eu vi um blogueiro comentando sobre esse filme - segundo ele, é um bom trabalho e a atriz principal muito boa. Seu texto, como sempre, despertou meu interesse. Vou conferir, já coloquei pra baixar, viu? adoro seus filmes eróticos e sensuais, traga mais, rs!

    mas, ei, manda uma lista com dicas, viu? tem uns aqui que nunca havia tido conhecimento.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Desde a repercussão em Cannes que eu quero ver este filme. A cinematografia sul coreana é das mais vistosas no momento (prova disso é a profusão de títulos nos últimos festivais de cinema). Mesmo que The housemaid não se sustente em sua ambivalência, me parece um filme muito interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, você pode encontrar este filme nas plataformas de streaming ou via internet, caso consiga encontrar em algum site internacional. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière