O filme absorve o caratér épico da China de 859 que vivencia um momento dinástico decadente no qual insurgem grupos heróicos que lutam contra o governo corrupto, um deles o Clã das Adagas Voadoras que tem como uma das melhores rebeldes, a bela e cega Mei (Zhang Ziyi) que está na mira de dois soldados Leo (Andy Lau) e Jin (Takeshi Kaneshiro). O longa une ao épico o romance conflituoso de um triângulo amoroso formado por Mei, Leo e Jin que lutam não só em prol de suas responsabilidades sociais mas lutam contra seus sentimentos amorosos já que Mei e Jin se apaixonam perdidamente e pertencem a lados opostos, além de Leo ser obsessivamente apaixonado por Mei. Jin e Mei são os Lovers, os amantes da magnífica canção de Kathleen Battle que a interpreta de uma forma poeticamente sublime com sua suave voz soprano. Um primor clássico!
Lovers é um música que, em seu embrião melódico, amoroso e trágico, é uma bela canção que declara o amor de Mei e Jin, é praticamente a confissão de um amor eterno entre eles, a ver pela letra: "Então eu sonho repetidamente, que você está me abraçando sob as estrelas, e eu fiz uma promessa para o meu querido senhor, eu o amarei para sempre". Mei fez uma escolha. Jin fez uma escolha. Ambos escolheram o amor acima de seus ofícios e, muitas vezes, escolher o amor é como morrer na tragédia e viver esse amor na eternidade de doloridas emoções; por isso ouvir "Sua voz ainda ecoa no meu coração, você é o meu verdadeiro amor" encontra ressonância direta nas emoções com relação ao filme. Na impossibilidade deles viverem esse amor, é a canção que resta a ser ouvida e sentida no contexto do filme como uma promessa de fidelidade de amor eterno entre os amantes. Definitivamente, Lovers é como uma adaga, que não só belamente perfura os ouvidos com uma melancólica canção de amor, mas perfura os corações românticos que sempre lembrarão de Mei e Jin.
Bela escolha madame. Tanto a meção ao filme de Yimou (meu cineasta chinês preferido), quanto a bela canção. Um épico de ação que tb é um épico sobre o amor.
ResponderExcluirBjs
Oi Reinaldo,
ResponderExcluirObrigada! Gosto bastante desse filme do Yimou. Eles são demais, não é mesmo? Filme e diretor. Gosto muito de épicos orientais e, em especial, essa poesia a partir das imagens que existe no cinema chinês. Sobre a canção, é uma maravilhosa canção de amor.
bjs
Adoro o filme e, obviamente, a música. Particularmente, sou apaixonada pelo Takeshi Kaneshiro, simplesmente, muito gostoso!
ResponderExcluir