A 26ª edição do ANIMA MUNDI apresenta 576 produções de mais de 40 países , entre eles "Animal Behaviour", o curta venced...

Anima Mundi 2018






A 26ª edição do ANIMA MUNDI apresenta 576 produções de mais de 40 países , entre eles "Animal Behaviour", o curta vencedor para a disputa do Oscar® 2019




Após temporada no Rio de Janeiro, chega em São Paulo o Anima Mundi, um dos mais potentes festivais de animação do mundo, que será realizado de 01 a 05 de Agosto em diversos espaços da cidade: Memorial da América Latina, Caixa Belas Artes,  Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB/SP, Centro Cultural São Paulo - CCSP e no CINUSP. O evento tem a curadoria dos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Léa Zagury e Marcos Magalhães, diretores e fundadores do festival.



Em sua 26º edição, mais uma vez, o festival atinge um excepcional papel de formação e influência para o público e está conectado com a realidade do mundo, com uma animação cada vez mais criativa, lúdica, engajada e aderente a temas sociais , para reflexão crítica e diversão. Desse modo, o festival permanece como uma importante plataforma de animação, apaixonante.



Este ano, a programação continua ampla e para diversos gostos, com um incrível trabalho de variedade artística na produção das animações que vão desde o stop motion, a colagem, a massa, o híbrido de ficção com documentário, entre outras técnicas. Essa diversidade contribui para a formação do olhar do público além da experimentação de novas possibilidades de animação, de tal forma que cada espectador tem à mão uma oportunidade única para vivências  memoráveis. 





Curta Happiness aborda a busca implacável pela realização e felicidade




De curtas infantis inspirados na ludicidade da criança, como o Coucouleurs (As cores do Cuco, Suiça), a produções mais adultas que abordam temas relacionados aos desafios e conflitos da modernidade  e aos sentimentos melancólicos do homem como Freedom From Fear (Livre do Medo, Estados Unidos, tema: armas),  Happiness (Felicidade, Reino Unido,  tema: busca de realização) e Weekends (Fins de semana, Estados Unidos, tema: família, filhos e pais ), o Anima Mundi  oferece uma jornada muito especial ao que há de mais atual e sensível no mundo da animação, inclusive com um leque expansivo de diferentes gêneros como drama, comédia, suspense, terror, documentários etc.



Nesta edição, o festival teve recorde de inscritos, totalizando 1805 inscrições, o que significa um incremento de 45% em comparação ao ano anterior. Na seleção das mostras oficiais, participam 405 filmes de 40 países. Dentre estes, 108 produções Brasileiras fazem parte do festival, com uma representatividade de 13 estados, o que é uma conquista enorme para a Animação do país e fortalece este segmento audiovisual e de negócios.




Foto do curta "Animal Behavior"  



Vale destacar que o vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi, anunciado recentemente no Rio de Janeiro, é o hilário curta "Animal Behaviour"  (Comportamento Animal, Canadá).  Dirigido por Alisson Snowden e David Fine, o curta enfoca uma sessão de terapia em grupo entre diversos animais que trazem à conversa desabafos, emoções, comportamentos  da natureza humana com um humor afiado, sincero.

Outros destaques do festival:


Para crianças

The Snow Queen 3: Fire and Ice , de Aleksey Tsitsilin (Rússia)
El Angel em el reloj, de Miguel Ángel Uriegas (México)
Ploey: You never fly alone, de Árni Ásgeirsson (Islândia e Bélgica)
Tito e os pássaros, de Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg (Brasil, estreia nacional)


Para adultos

As aventuras de Fujiwara Manchester, de Alê Camargo  (Brasil)
Wall, de Cam Christiansen (Canadá)
The Breadwinner (Vencedor do festival de Annecy, Irlanda, Canadá e Luxemburgo)
Ilha dos cachorros , de Wes Anderson 




As aventuras de Fujiwara Manchester, de Alê Camargo  (Brasil)

Além de uma rica programação, que conta com mostras especiais, retrospectiva, sessões com convidados,  o Anima Mundi tem ampla variedade de atividades que aproximam o público ao universo prático da animação, entre as quais se destacam o Estúdio Aberto com oficinas interativas e gratuitas para realização de animações usando técnicas distintas como Zootrópio, Pixilation, Desenho Animado e Masssinha, além do novo Espaço de Realidade Virtual e 360ª com apresentação de curtas interativos de importantes estúdios da área.



Para conferir  a programação completa do festival, acesse o site oficial: WWW.ANIMAMUNDI.COM.BR.  



0 comments:

Caro(a) leitor(a)

Obrigada por seu interesse em comentar no MaDame Lumière. Sua participação é essencial para trocarmos percepções sobre a fascinante Sétima Arte.

Este é um espaço democrático e aberto ao diálogo. Você é livre para elogiar, criticar e compartilhar opiniões sobre cinema e audiovisual.

Não serão aprovados comentários com insultos, difamações, ataques pessoais, linguagem ofensiva, conteúdo racista, obsceno, propagandista ou persecutório, seja à autora ou aos demais leitores.

Discordar faz parte do debate, desde que com respeito. Opiniões diferentes são bem-vindas e enriquecem a conversa.

Saudações cinéfilas

Cristiane Costa, MaDame Lumière

Pesquisar este blog

Críticas mais Visitadas (Última Semana)