Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Destaque no Cesar Awards com o prêmio de revelação dado à atriz e cantora Camélia Jordana , nova estrela do Cinema Francês, o long...

O Orgulho (Le Brio, 2017)







Destaque no Cesar Awards com o prêmio de revelação dado à atriz e cantora Camélia Jordana, nova estrela do Cinema Francês, o longa-metragem de Yvan Attal "O Orgulho" (Le Brio, 2017) entrou em cartaz nos Cinemas Brasileiros  este mês. Aborda temas bem contemporâneos na França: um novo perfil das juventudes francesas, a originária de imigrantes, pobre e  moradora das periferias, além do preconceito e a construção da linguagem na retórica. Temas que estão em linha a este controverso contexto.



Com a participação de Daniel Auteuil, o filme reúne uma emergente atriz francesa de ascendência Algeriana com um experiente ator francês nascido na década de 50 e de extensa filmografia. No plano da historia, uma mistura de atrito entre a geração Y e a baby boomer, o novo e o conservador, o pobre e o rico, o jovem e o velho,  o francês de família estrangeira e o francês classe média purista e privilegiado. Por outro lado, a historia possibilita ganho e troca de experiências entre um ator já estabelecido no Cinema Francês e uma nova estrela.







No início da historia, o primeiro choque: o professor Pierre Mazard  (Auteuil) mostra seu comportamento arrogante, racista e controverso ao expor e agredir verbalmente a aluna de origem árabe , Neila Salah (Jordana), em um amplo auditório cheio de alunos. Ela não baixa a guarda e nem ele, dessa forma, a historia segue para uma outra alternativa construtiva na qual eles aprendem a conviver um com outro. Para não ser demitido, Mazard recebe a responsabilidade de ser o mentor de Neila. Ela é aspirante à advogada. Ele vai prepara-la para um concurso de eloquência.


Desde esse primeiro momento, estamos diante de um filme ame ou odeie. Também tem a terceira posição: o público vir a nem amá-lo  e nem odiá-lo, apenas naturalizar as escolhas do diretor e entrar no clima do humor cômico  dramático.  A recepção do longa depende muito de como cada espectador recebe essas decisões tomadas pelo cineasta, afinal, Attal não teve muito tato no primeiro conflito entre os personagens e a execução irregular dá muito espaço para críticas negativas.



O diretor optou por uma escolha extremista ao colocar Pierre Mazard como um homem intelectual sem papas na língua e vazio em espírito solidário, sem qualquer respeito e educação com um aluno. Decisão bem radical que acaba criando uma cena  mais expositiva do que sugestiva, mais explícita do que implícita. E, no Cinema, o poder da sugestão é muito mais eficiente do que o choque pelo choque. Na maioria das vezes, o preconceito social e racial ocorre de forma muito mais cínica e violenta. Attal opta por várias situações nas quais ele expõe quem fala fora da língua padrão ao ridículo, como por exemplo, o namorado de Neila que, em distintas situações, é corrigido pela namorada.



Bem rapidamente,  a narrativa se posiciona de forma a desenvolver essa relação  amistosa entre Pierre e Neyla, a do homem branco privilegiado que ajuda a filha de imigrantes da periferia de Créteil. Essa escolha tem uma fronteira tênue que transita entre acreditar na confiança que ambos estabelecem ou simplesmente achar que a relação é uma grande enganação. Tudo isso faz parte da construção dessa linguagem, da retórica que constrói a própria narrativa.  No roteiro, optaram por dar uma chance para um homem racista, como se ele pudesse mudar da água para o vinho em pouco tempo. Tal decisão, aos olhos dos  espectadores mais realistas, certamente gera incômodo.  







O Orgulho é cheio de boas intenções, mas "o inferno está cheio de boas intenções". Assim, o filme perde em qualidade e credibilidade ao não se posicionar de maneira realista e não conformista. Pelo desenvolvimento, ele se assemelha a um faz de conta francês no qual o rico ajuda o pobre e ambos ganham. Até aí não havia tanto problema e era possível acreditar na boa intencionalidade dos momentos inspiradores como o desenvolvimento do potencial de Neila e a possibilidade de construir uma relação amistosa. 



Mas, é exatamente o último ato que  toma uma direção frustrante, pois reproduz a velha fórmula de como as coisas são e é natural as pessoas usarem umas as outras.  Com essas escolhas, o longa mostra como a persuasão vale mais do que a justiça e a honestidade.   Daniel Auteuil performa um personagem desagradável  com maestria, Camélia Jordana tem carisma e  é envolvente na atuação. Seus personagens  seduzem com a construção dessa linguagem.  Nesse ponto, o filme é funcional e merece algum crédito. Sua eloquência permanece como um discurso construído para mostrar como a França ainda é conservadora.






0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière