Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Comunicação No apaixonante mundo da an...

O Touro Ferdinando (2017)









Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação



No apaixonante mundo da animação é preciso valorizar cada vez mais outros filmes que não sejam somente Pixar, Dreamworks e Studio Ghibli. Nesse percurso competitivo da indústria de computação gráfica, o resgate da memória dos grandes clássicos é uma  fértil possibilidade para o encantamento de crianças, jovens e adultos.  É uma forma de enaltecer as histórias que marcaram época e podem ser apresentadas às novas gerações. Nesse contexto, a animação dirigida pelo Brasileiro Carlos Saldanha e criada pela Blue Sky Studios, O Touro Ferdinando (Ferdinand, 2017), traz o suave e alegre cheiro das memórias literárias, apresentando Ferdinando, o touro de bom coração, que luta para viver no campo em paz e felicidade e não morrer em uma arena.









Baseado na obra  "The Story of Ferdinand" (1936) do autor americano Munro Leaf com ilustrações de Robert Lawson , a historia tem um protagonista que descontrói a figura agressiva do touro utilizado como objeto de espetacularização,  violência e morte nas touradas e abate pelo homem.  Ferdinando (John Cena) é dócil e gentil, um adorável touro que, após perder o pai, foge do criadouro.  Cresce ao lado de Nina (Lily Day), do pai dela e de um cachorro. Ama o cheiro das flores vermelhas e a tranquilidade do campo. Deseja uma vida rural. Mas certo dia, ele é capturado e tem início a uma jornada de reencontro com outros touros e a luta pela sobrevivência.








Além da adaptação cinematográfica de um clássico da Literatura, essa animação encanta por sair do convencional leque de personagens muito americanizados. Embora seja uma obra original dos Estados Unidos realizada por estúdio Americano,  O Touro Ferdinando é ambientada na Espanha e tem o charme castelhano, mostrando as áreas interioranas e da natureza e a relação de bondade e pacifismo que o touro tem com os outros personagens. Enfocar o universo das touradas, um entretenimento  questionável e polêmico para muitos espanhóis, também permite inserir um tema adulto no universo das crianças com a possibilidade de, forma lúdica, conversar com elas sobre o que é uma tourada, por que a personalidade de Ferdinando é tão singular e suas escolhas tão importantes para o bem da história. 



Embora a narrativa foi desenvolvida com várias cenas pouco relevantes com coadjuvantes que não tem tanta força carismática e que poderiam ser diminuídas na montagem, a grande estrela é Ferdinando e seus olhos adoráveis que conquistam de imediato. Ele tem um físico desengonçado e engraçado, com chifres gigantes e narinas bem abertas. Grande no corpo e grandioso no caráter, ele é como um bebê que cresceu e continua com a docilidade das inocentes almas. É um personagem afetuoso e de gestos nobres, logo, a animação conquista mais pela sua personalidade que não traí sua essência. Ainda que seja provocado e testado a ser violento, ele se mantém íntegro e sincero. 







Com um desfecho comovente, a animação celebra a liberdade e o amor. Presenteia os espectadores com um especial  movimento de câmera em torno de Ferdinando que marca um momento bastante simbólico e emblemático. Por fim, é uma encantadora diversão para as famílias e possibilita apresentar às crianças mais um belo livro de literatura infantil.  Faz a ponte entre o Cinema e os  clássicos literários e promove  espaços de aprendizagem para que pais, familiares e educadores possam abordar historia, cultura e touradas espanholas e a importância da não violência e das escolhas de paz.  






Um comentário:

  1. A mescla entre o roteiro e o elenco dá um bom resultado. O Touro Ferdinando se encerra com um saldo positivo e vai divertir adultos e crianças. É uma história bonita e necessária quanto a aceitar as diferenças dos outros, já que, às vezes, só queremos ser autênticos como o protagonista: ficar na sombra do carvalho, quietinhos e cheirando as flores. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação. O elenco também é sensacional! Bobby Cannavale é um ator ótimo para os filmes familiares. Recém o vi em Jumanji, é muito divertido! É um dos melhores filmes de comédia uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. Gostei muito como se desenvolve a história.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière