Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

MaDame Lumière conferiu alguns curtas metragens na cabine de imprensa do Anima Mundi e escolheu  5 animações imperdíveis com tem...

5 Curtas de Animação Imperdíveis no Anima Mundi 2018






MaDame Lumière conferiu alguns curtas metragens na cabine de imprensa do Anima Mundi e escolheu 5 animações imperdíveis com temas modernos e boa qualidade técnica para que você possa se programar.  Um dos maiores festivais de animação do mundo começa hoje em São Paulo . Até 5 de Agosto.





1. Animal Behaviour  (Comportamento animal)Canadá
Dir: David Fine, Alison Snowden

Curta criativo e divertido sobre uma terapia em grupo realizada por cinco animais e orientada por um cachorro, o Dr. Clement. Em um consultório, são levantados temas como a agressividade, a depressão e solidão, assim outros dilemas da existência. 
Com humor sarcástico e uma atrativa autenticidade, a narrativa se destaca por sua contemporaneidade, afinal, todos precisam de uma boa terapia e momentos para extravasar as emoções.



2. Happiness (Felicidade)- Reino Unido
Dir: Steve Cutts


Eficiente e genial curta sobre a implacável busca da felicidade e realização. Utilizando roedores como personagens e com um desenvolvimento bem objetivo, a história mostra a ambiciosa busca por bens materiais, sucesso e prestígio, com um humor ácido. 

Destaque para a animação em meio urbano com visual decadente, que faz uma boa relação com a decadência moral.




3. Weekends (Fins de semana)- Estados Unidos
Dir: Trevor Jimenez


Curta diferenciado que aborda a vida de um menino que transita entre as casas dos pais divorciados. Com uma narrativa bem melancólica,  equilibra momentos realistas com oníricos e surreais.

Com primor, aborda temas centrais como o distanciamento paterno e materno, o surgimento de novos relacionamentos dos pais , a violência doméstica, a solidão, o deslocamento psíquico com as transformações familiares, mas também o afeto que tudo suporta.






4. Guaxuma- Brasil, França
Dir. Nara Normande

Curta Pernambucano de Nara Normande, Guaxuma mostra as memórias da infância, da amizade, do amadurecimento, das perdas e separações através da narração de Tayra, que traz as lembranças numa praia do Nordeste Brasileiro. 
É um trabalho delicadamente natural de animação com uso de stop motion, desenhos de areia, animação, entre outros,  que são combinados com recursos documentais como fotos de pessoas, vídeos com registros do mar.





5. La Femme Canon (A mulher canhão)-Canadá, Suiça, França
Dir: David Toutevoix, Albertine Zullo.

Participante do Festival de Locarno, o curta conta a história de Madeleine, uma bala de canhão humana, que trabalha com o marido. Apesar de sua vida emocionante nos ares, sua vida doméstica é um tédio e tem problemas de comunicação afetiva. 

Produção tem  características marcantes da animação francesa: ambientação bucólica, uso de personagens em stop motion, narrativa com características circenses ou burlescas, humor blasé e/ou depressivo. Do mesmo produtor de "Minha vida de abobrinha", a historia não é tão atrativa mas o trabalho visual em stop motion é de primeira qualidade. 




0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière