Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Data: 13/Julho/2010 - Local: Uma sala de Cinema do Cinemark entre as inúmeras espalhadas em São Paulo. Sessão: A saga Crepúsculo- ...

Educação no Cinema: 10 Atitudes Essenciais de Respeito ao asssitir um Filme no Cinema


Data: 13/Julho/2010 - Local: Uma sala de Cinema do Cinemark entre as inúmeras espalhadas em São Paulo. Sessão: A saga Crepúsculo- ECLIPSE. Ocorrência: Uma adolescente (em um grupo de quatro amigas) decide conversar com a tela de Cinema, expondo sua opinião a Edward, Bella e Jacob, a cada cena como se eles tivessem se materializado em carne e osso e estivessem interessados em ouví-la. Gesticula,ri, xinga,grita e omite 'spoilers das falas' antes de cada cena, enfim, uma garota totalmente non sense e individualista que não tem educação pela coletividade presente em uma sala de Cinema. Ela é um caso raro? Não. Faz parte de um grupo de pessoas de várias idades que deveriam ser proibidas de entrar em uma Sala de Cinema, optando por alugar DVD's e falar à vontade em suas próprias casas. A nova geração de frequentadores de Cinema em uma sociedade cada vez mais egoísta, sem respeito ao próximo lotam salas, não tem etiqueta social e atrapalham a experiência cinematográfica.

O fato acima é real e eu estava presente achando tudo isso insuportavelmente trágico, afinal a garota era uma 'pérola em pessoa', decidiu surtar e conversar em voz alta com a tela, situação que despertava em mim um misto de raiva, pena e riso, afinal, pobre alucinante moça, ela não conhece e parece longe de praticar as 10 Atitudes Essenciais de Respeito ao assistir um filme no Cinema, as quais toda pessoa deve seguir antes de se dirigir à uma sessão. Por incrível que pareça, são orientações básicas e as pessoas se comportam como se não as conhecessem. Vamos a elas e, por favor, pratique-as e promova esta básica educação, para o bem da experiência cinematográfica de cada um de nós.


1) Compre o seu ingresso com o mínimo de antecedência possível: principalmente em dias de picos como sábados à noite, feriados, dias e horários com descontos e estréias de blockbusters. Digo isso porque filas de compra de ingressos são únicas, horários de sessões são bem definidos e ninguém quer perder a sessão, sentar em um lugar ruim, atrapalhar a visão do outro entrando atrasado na sala, entre outros, tudo isso porque todo mundo decidiu comprar o ingresso em cima da hora e formar longas filas.



2) Consulte os horários da sessão do filme e selecione-os previamente antes de sair de casa: Há um grupo de pessoas que são indecisas e desatentas por natureza, e quando chegam à fila para comprar um ingresso demoram mais de 5 minutos para escolher o filme que desejam como se isso fosse uma complexa equação matemática, logo oneram a espera de quem está na fila. Seja prático(a), compre um jornal ou acesse a página do Cinema e escolha 2 filmes que deseja assistir, um como prioridade e outro como um backup, assim se não conseguir comprar o ingresso para a sessão desejada, terá um plano B.


3) Compre pipoca, refrigerante ou qualquer guloseima mais 'silenciosa' mas não leve lanches de McDonalds, Burguer King, etc para a sessão : Não há coisa pior do que pessoas que fazem do Cinema seu refeitório principal e decidem levar pacotes barulhentos à sala, perfumando o ambiente com cheirinho de hamburguer e irritando os outros com um banquete em lugar inapropriado. Deseja comer algo que não seja pipoca e docinhos e sabe que vai incomodar quem está ao lado? Faça-o antes ou depois de ir ao Cinema.

4) Encontre um bom lugar para sentar que também não atrapalhe outras pessoas: Se você tem a possibilidade de sentar em um local bom para você e para o expectador que está ao seu lado, opte por fazer o que é ótimo para ambos. Muitas vezes, o Cinema está vazio e há vários lugares para sentar, mas há um grupo de pessoas inconvenientes que escolhe exatamente sentar em um lugar que atrapalha a visão do outro, e ou senta próximo a quem se comporta bem e começa a avacalhar o sossego alheio.

5) Coma pipoca com uma discreta mastigação e não pratique tiro ao alvo com ela: Existem pessoas, principalmente adolescentes babacas que acham o máximo praticar tiro ao alvo de pipoca no Cinema como se isso fosse a ação mais inteligente e divertida que são capazes de fazer. Puro engano, é a expressão do atraso mental e da falta de respeito com um ambiente que não é o da sua casa. Além disso, evite comer a pipoca com a boca aberta e fazendo muito barulho. Ninguém está a fim de ouvir esta dispensável trilha sonora.








6) Desligue o celular, o pager ou qualquer eletrônico sonoro: Premissa básica de uma pessoa socialmente responsável para ir ao Cinema é desligar o celular, não falar ao telefone durante a sessão e muito menos tirar fotos e filmar o filme. Você pode ser a pessoa mais ocupada e mais importante do mundo, tire um tempo para ir ao Cinema sem ser interrompido(a). Lembre-se que celulares têm alarmes e que colocá-los na opção silencioso é uma forma de sentir-se tentado(a) a atendê-lo. Desligue-o retirando até mesmo sua bateria, por favor. Você conseguirá sobreviver sem ele por algumas horas.


7) Não fale, não cochiche, não conte o filme e nem emita qualquer palavra desnecessária: Independente do celular, falar com o(a) amigo(a), o(a) namorado(a), etc durante a sessão é insuportável e bastante irritante. Quer conversar sobre o filme? Faça um fórum ou um monólogo depois do filme, não durante. O mais desproposital cochicho incomoda muita gente, tira a concentração de quem reservou um tempo para curtir um Cinema de forma agradável, então faça de conta que você é mudo durante a sessão, o ouvido alheio agradece.


8) Tire os pés da poltrona e não chute a cadeira alheia: Evite danificar o cinema afinal você não está no sofá da sua casa, o Cinema é um espaço coletivo e culturalmente valioso sendo que qualquer estrago prejudica a Arte como um todo não só o dono do Cinema, então colocar os pés na cadeira da frente e chutá-la em vários momentos é falta de educação e de 'semancol', além de ser uma forma de procurar encrenca, estragando o seu dia e o do outro.


9) Contenha-se nos beijos e nos abraços ou opte por um motel ou drive-in: Existem lugares mais interessantes para namorar do que uma sala de Cinema, porém existe uma categoria de apaixonados que acham que no Cinema é lugar de pegação e liberação geral, fazendo com que outros expectadores convivam com o barulho de beijos, chupadas e lambidas como parte da sonoplastia no escurinho do Cinema. Acredite, há outras formas mais agradáveis de ser exibicionista e voyeur; o que interessa ao bom expectador de Cinema é ser voyeur do próprio filme, não de você e do seu (sua) parceiro(a).


10) Evite sujar a sala e recolha o lixo ao final da sessão: O fato do Cinema ter uma área de limpeza não impede de que você seja educado(a) e recolha o lixo básico do que consumiu no cinema. Sua colaboração para o higiene do local favorecerá não só o Cinema mas você mesmo que, certamente, gostará de retornar a um ambiente limpo e bem conservado.

Foto créditos: Brad Pitt e Quentin Tarantino pela RevistaWired.

9 comentários:

  1. Acho que se todos seguissem estas regrinhas básicas tudo seria mais fácil...
    Porque tem coisa mais chata do que estar perto de um barulhento e sem educação?
    Gostei do seu espaço por aqui!
    Cinema também é o meu luxo! hehhehe
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, Madame! Para não enfrentar situações como a retratada no início do texto que eu sempre vou nas sessões mais cedo possível. Elas são mais silenciosas.

    ResponderExcluir
  3. Dietrich, eu como curador e cinéfilo sou atento a todas as regras ai postadas!

    E como sou esperto, sempre sento na fileira do meio onde tem um espaço para evitar que sujeitos fiquem chutando a minha poltrona, mas isso apenas nas salas do MovieCom ou Cinematográfica Araújo, porque o Cinemark é apertadinho. O povo gosta de ficar juntinho, rs!

    E faço uma coisa: até quando o filme é ruim eu nao saio antes de terminar os créditos...e mais, seguro a vontade de fazer pipi e nao saio da linha de fogo do filme, rs!

    Adorei o Tarantino e o Pitt, HA HA Bastardos Inglórios zuando no cinema, poo!!

    Bjs
    do vizinho

    ResponderExcluir
  4. ah, sempre bom ressaltar os bons modos no cinema. Eu também tenho cada história pra dividir, cara... a última que me lembro foi durante a sessão de "Guerra ao Terror" e a garota da frente, louca de raiva por um filme "parado" ter levado o Oscar acima de "Avatar", que tem "muito mais ação" rs.

    E mesmo que seja terrivelmente irritante, vc citou o misto de raiva e riso rs, é bem isso. Impossível não se conter com esse absurdo xD



    abs! o/

    ResponderExcluir
  5. Pois é, temos que agradecer a tal garota a bem vinda ideia dessa etiqueta cinéfila... rsrs
    Pois é madame, vc aborda aqui questões que são naturais a qualquer um que faça uso do bom senso. O legal é ver que a atitude da garota te incomodou mesmo. rsrs. Eu tô me divertindo pq não é comigo. Tenho uma raiva danada dessas coisas...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Não apenas assino em baixo, como vou acrescentar o link no meu post da campanha Seja Educado (na frase "manual de boa conduta"... A regra número 8, então, minhas costas parecem que têm ímã. Já fico neurôtica quando entro em sessão lotada, porque, é certo que serei chutada.

    http://www.cinepipocacult.com.br/2009/11/seja-educado-cinema-e-lugar-sagrado.html

    ResponderExcluir
  7. haha adorei! Vou disseminar esses mandamentos. SEMPRE me irrito no cinema por causa de algum desavisado. É realmente lamentável.

    Abs,

    Sandro Azevedo
    blog24fps.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu sinceramente acho que hoje em dia o cinema é um local que se encontra bem mais infratores dessas dez regras, do que cinéfilos. O cinema no Brasil em geral sobrevive por fans de franquias grandes infanto-juvenil, que tem em sua maioria fan boys que praticam esses atos estranhos de conversar com a tela e gritar a todo momento. E a outra grande renda do cinema vem dos casais de namorados que os pais não sabem de seus romances e eles se escondem usando o cinema como refúgio. Casais também que não tem nenhuma criatividade de inventar novos passeios e sempre acabam no cinema. É extremamente comum observá-los assistindo filmes de terror por exemplo, temática não-romântica eu digo, só pra ter desculpa pra ter um lugar. Mas brincadeiras a parte, eu sou daqueles que acreditam que paz no cinema é algo que não existe mais. Causa grande irritabilidade em minha pessoa sair da sala achando o filme magnânimo e observar 90% reclamar que não entendeu e o filme é horrível. Embora cinema seja algo lindo, e experiência incrível, ultimamente quase que prefiro assistir filmes em casa pra não ter que enfrentar tantos problemas.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière