Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Impossível não se render a este ménage a trois a la Bertolucci ... E, impossível não fazer um trio de pôsteres para celebrar o erotismo da o...

O Pôster de Filme da Semana: Os Sonhadores (The Dreamers) - 2003


Impossível não se render a este ménage a trois
a la Bertolucci... E, impossível não fazer um trio de pôsteres
para celebrar o erotismo da obra e seu culto ao Cinema... um
cult a três: eu, você e a Sétima Arte.


Nós aceitamos você!





Oh, Matthew.
Que gentileza sua manter minha foto perto do seu coração.

(Isabelle, interpretada por Eva Green)






Sim, estou bêbado. E você é linda. E amanhã de manhã,
eu estarei sóbrio, mas você continuará linda"
(Matthew, interpretado por Michael Pitt)






Nós amamos muito você (Theo, interpretado por Louis Garrel)
Eu não quero ser amado muito, eu quero somente ser amado (Matthew)



6 comentários:

  1. Fiquei louco pra ver de novo este filme, é tão fantástico, simplesmente incrível!
    PS: Gostei desta icrementada que você deu na seção de posters..
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Alan, obrigada querido. Eu também quero revê-lo porque é um filme com várias referências do Cinema. Requer uma sessão 'refresh'. abs!

    ResponderExcluir
  3. Copiando aqui um resposta minha sobre a questão sexual do filme que é criticada por alguns:

    ********


    Eu penso que se um expectador focar sua opinião sobre Os Sonhadores, baseando-se somente nas cenas de sexo, esta será uma visão muito limitada, pois o filme agrega muito mais à Arte como culto a referências cinematográficas e o diretor harmoniza bem esta metalinguagem. Com relação ao sexo, é mais agradável desfrutar do erotismo enquanto desejo do trio e não só o ato sexual em si. Se as pessoas focarem nos tabus do filme, o puritanismo virá a tona e o preconceito com a obra também, turvando a visão da audiência para uma melhor observação.

    É como perceber a outra obra polêmica de Bertolucci: último tango em Paris. Havia ali cenas que chocaram a opinião pública, porém poucos se atentaram a como o sexo canaliza a dor do personagem de Marlon Brandon, cuja esposa se suicidou. O sexo tem uma função no Cinema, não é assim tão gratuito em Bertolucci. No caso de Sonhadores, tem várias referências ao Cinema que dificultam a compreensão do filme, é preciso assistir várias vezes e conhecer mais sobre história do Cinema e alguns clássicos. É aconselhável revê-lo a medida que se desenvolve o conhecimento cinematográfico do expectador.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esta explicação sobre as cenas de OS SONHADORES.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière