Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Um dos melhores filmes da Mostra SP 2020  segundo o blog   www.mostra.org #mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay Acompan...

Mostra SP 2020| Isso não é um enterro, é uma ressurreição (2019)

 



Um dos melhores filmes da Mostra SP 2020  segundo o blog



#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay


Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!



Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Luto, ancestralidade e resistência evocados por uma mulher extraordinária que não teme nem exploradores e nem a morte. Com uma sublime atuação da atriz Sul-Africana Mary Twala Mhlongo no papel de Montoa, uma senhora de 80 anos que vive nas montanhas do Lesoto e perde o filho, Isso não é um enterro, é uma ressureição (This is not  a burial, it's a resurrection, 2019) é um símbolo da luta pela preservação da terra, da comunidade, da vida.









"Pelos olhos de Mantoa, vemos que há muita escuridão para enfrentar, mas, no final das contas, esta é uma história sobre a resiliência do espírito humano" (Press material, diretor)







Com direção e roteiro de Lemohang Jeremiah Mosese, o longa apresenta uma belíssima dinâmica entre a vida e a morte, o corpo e o espírito, o individual e o coletivo, entremeando a solidão de uma mulher e a defesa da terra. Após a morte do filho, que trabalhava nas minas da África do Sul, Montoa entrega-se a um luto  silencioso que ela não poderia superar facilmente. 








Uma fotografia deslumbrante que merecia ( e merece) ser vista na tela Grande.






A dor do luto é tão dilacerante, assombrosamente registrada em imagens que atravessam qualquer tempo físico e corroboram a narrativa atemporal dessa respeitável anciã. Assim, a maternidade sofre um duro golpe com  o luto de Montoa, que perdeu marido, filhos e netos; além da mãe-natureza confrontar-se com os interesses do governo na construção de uma represa na região. São essas duas mães que, no ciclo da vida, transitam entre a sobrevivência e a iminente morte.







Com um título tão poético e inspirador, a narrativa resume um complexo desafio da vida: viver entre o nascimento e a morte, entre escolher renascer a cada dia frente as batalhas ou morrer e deixar o legado morrer. E o que há de mais precioso em vida?  As raízes, a identidade, a comunidade, a historia e a cultura. Essas são a herança de um povo. Com isso, o filme apresenta a luta pela preservação das tradições frente ao progresso e do espírito de resistência ao invasor.














Nesse sentido, toda a narrativa conserva a valorização da tradição, das ancestralidades e das histórias orais que não devem ser esquecidas pela sociedade.  Na sua estrutura, há um senhor que realiza a narração, como um narrador do povo, movido pelo espírito de antigos ancestrais. Montoa é a anciã, como a das antigas cirandas dos povos Africanos. Ela representa a memória, a referência entre gerações e a força moral e espiritual da mulher idosa. Ainda que mergulhada na profunda dor da perda, tem forças para o enfrentamento, na palavra, no choro e na ação. 







Ao lado de uma sobrenatural atriz como Mary Twala Mhlongo, o cineasta realiza uma direção excepcional que preza por um cuidadoso e impactante trabalho de fotografia que extrapola os limites entre o realismo e o mítico. Em alguns planos, Montoa é fotografada como uma força da natureza, de poderosa representação espiritual. Ela é a mulher sábia que atravessa gerações e ensina a todos o respeito pela tradição, terra e família. Ela é a líder que respeita os mortos e suas covas. Ela é a anciã que tem a voz da sabedoria e da resiliência.









Vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção World Cinema Dramatic do Festival de Sundance.






Diferente de vários filmes presentes em festivais que perseguem apenas prêmios, Isso não é um enterro, é uma ressureição conserva sua autenticidade a todo o preço. É um filme simples e atemporal que impõe respeito sem precisar recorrer a egos e pretensões de produtores e diretores. Pelo contrário, certamente, é um filme que continuará atual, unindo as pontas da tradição e do contemporâneo, sobrevivendo às décadas como uma herança Africana para o mundo ver e aprender.











Pôster filme, fonte https://thefilmagency.eu/ . Direitos reservados.

Fotos: uma reprodução Mostra SP para imprensa credenciada.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière