Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04  de Novembro   www.mostra.org #mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay Acompanhe o MaD...

Mostra SP 2020| Pari (2020)

 



Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04 de Novembro



#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay


Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!



Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Radicado na Grécia, onde estudou Cinema, o diretor Iraniano  Siamak Etemadi realizou Pari (2020), um filme feminino e ousado em contraposição ao conservadorismo na História e Cultura do Irã. Se ele vivesse na sua terra natal, seria perseguido, preso ou morto pela forças repressoras. Pari narra a jornada transformadora de uma mãe em busca do filho Babak em Atenas. Protagonizada pela atriz Alemã-Iraniana, Melika Foroutan, Pari é o centro da narrativa em todos os sentidos. Babak é somente o que a move.













A ideia do roteiro surgiu como um desejo do diretor de imaginar o que sua mãe faria se, ao chegar ao aeroporto de Atenas, não o encontrasse e nem conseguisse qualquer contato com ele. Ela voltaria para o Irã? Buscaria outras fontes de informação? Desistiria da busca após algumas tentativas? Certamente, uma mãe se arrisca a tudo pelo filho, mas até que ponto? Em quais lugares ela estaria disposta a entrar? Com quais tipos de pessoas ela conversaria? Quais mudanças ela vivenciaria?







O cineasta coloca Pari em uma Atenas decadente e sombria, fugindo de uma jornada tradicional de buscar autoridades governamentais e pessoas politicamente corretas. Na verdade, trata-se de uma caminhada intimista, solitária e desesperada na qual, em distintas situações e com poucas interações, ela adentra o submundo da cidade e conhece outras pessoas que vivem e pensam diferente de um Iraniano como jovens anarquistas e prostitutas.














Com o bom uso do simbólico em determinados planos,  o cineasta utiliza representações que são relevantes para desenvolver e mostrar essa ideia de autoconhecimento e libertação de Pari.  A narrativa ocupa-se de colocá-la em situações fora do comum para uma Iraniana tradicional. Para isso, por exemplo, o véu muçulmano "hijab", que cobre a cabeça de Pari, é um objeto a acompanhar essas mudanças na personagem, além do mais, as experiências relacionadas a cenas violentas como ação policial e de abusador desafiam  Pari ao enfrentamento. 











Diante de tantas situações diferentes,  é interessante observar como ela chega ao aeroporto e como ela encerra o filme. Muito mais do que a mudança psicológica, há uma mudança física, passando da figura sacralizada da mulher para uma visão mais autêntica e dona de si. Com pertinência, o diretor utiliza alguns close-ups importantes para transmitir essas mudanças físicas e comportamentais, assim, de uma bela e libertadora maneira, Pari vai sendo descoberta de toda a rigidez. Ela também confronta-se com as dificuldades do idioma, ainda assim, lê o livro deixado pelo filho e, como uma conexão de palavras e atos, traduz algumas linhas e dá vazão à subjetividade e reflexões.






Pari é  uma metáfora da transformação de uma mãe. É a jornada angustiante de uma mulher que não pode viver tudo o que acreditava mas, pelo filho, seria capaz de desafiar as convenções e perigos. É a caminhada de uma mulher que, pouco a pouco, vai se livrando de pudores e tradicionalismos. É provável que poucas ou nenhuma das situações ali narradas aconteceria efetivamente com uma mulher Iraniana, entretanto,  no campo do simbólico, é permitido construir uma narrativa de possibilidades que, na essência, dizem muito mais do que somos verdadeiramente no mundo.









Fotos: uma cortesia Reprodução Mostra SP para imprensa credenciada.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière