Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Curta-metragem, parte integrante da Apresentação Special  com 5 curtas de diretores consagrados, entre eles Jia Zhangke, Jafar Panahi,  Gu...

Mostra SP 2020| Masters in Shot | Uma noite na ópera (Une Nuit a l' Opera)

 



Curta-metragem, parte integrante da Apresentação Special 
com 5 curtas de diretores consagrados, entre eles Jia Zhangke, Jafar Panahi, 
Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johson e Sergei Loznitsa



Mostra SP 2020 - 22 de Outubro a 04 de Novembro




#mostrasp #44ªmostra #44mostra #EuvinaMostra #MostraPlay

Acompanhe o MaDame Lumière para saber mais sobre os filmes

Viva à permanência da Mostra SP em 2020!


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Parte integrante do longa-metragem Celles qui Chantent (Mulheres que cantam), um projeto da Ópera de Paris com a participação de curtas de 4 cineastas: Sergei Loznitsa (A night at the opera), Karim Moussaoui´s (Les Divas du Taguerabt), Julie Deliquet (Violetta) e Jafar Panahi (Hidden)Uma noite em Paris (Une Nuit a l'Opera, 2020) apresenta uma nostálgica coletânea de imagens documentais de celebridades Francesas e internacionais assim como chefes de estado, reis e rainhas e outros famosos nas décadas de 50 e 60, quando  eles frequentavam o grandioso Palais Garnier nas noites de ópera.






Esse curta-metragem em documentário revisita as aglomerações nas noites de gala da ópera de Paris, com a bem humorada  movimentação de celebridades na prévia do tão esperado momento das sublimes peças de ópera. É um tapete vermelho com mulheres icônicas como Rainha Elizabeth II e Grace Kelly, no meio de jornalistas e outras pessoas da elite intelectual.












É um trabalho que evoca a memória através da Música e do Cinema. Como uma ópera, prepara o espectador para o momento do espetáculo, com isso, umas das virtudes mais agradáveis do curta é contemplar a beleza e elegância de mulheres que marcaram a época, com seus longos vestidos e rostos  inesquecíveis, além do lado cômico de ver tantas câmeras tentando capturar o melhor flash. A espera, como todo espetáculo artístico, tem o seu charme.













O cineasta Ucraniano Sergei Loznitsa realiza uma bela montagem de todos esses ricos registros, em Preto e Branco, trazendo à memória o glamour da cena artística, a elegância dos influenciadores da época e  o poder da memória. Ainda que seja um curta europeu, a lembrança da época de ouro de Hollywood é uma relação inevitável com o curta.






Em registros documentais tão raros e de difícil acesso, conhecer Uma noite na ópera, guarda as melhores surpresas: Maria Callas, magnífica cantora de ópera, uma deslumbrante soprano de emblemáticas peças como O mio Babbino de Puccini e uma das melhores intérpretes desse compositor. É ela que vem a quebrar as formalidades e, de certa forma, as superficialidades do mundo de celebridades, afinal, todo tapete vermelho tem um lado de aparências e egos.





Como uma mulher intensa, à frente de seu tempo, e de profunda entrega à música, ela é a grande estrela dessa noite, encerrando o espetáculo com a memória e a emoção do encontro da Música com o Cinema.






 


Fotos: uma cortesia Reprodução Mostra SP para imprensa credenciada.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière