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Mostra SP: O Mundo do Amor (Segyeui Ju-in /The World of Love 2025)

 




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Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação



O Mundo do Amor: Trauma, Resiliência e o Otimismo Possível




 diretora Yoon Ga-eun, em sua reconhecida excelência, tem o propósito claro de abordar as sutilezas do universo infantil e juvenil. Em O Mundo do Amor (Segyeui Ju-in), ela percorre o cotidiano da adolescente Joo-in no ambiente escolar, nas interações com as amigas e o namorado. Também estende a câmera a crianças mais jovens, como o irmão e a menina na creche dirigida pela mãe da protagonista. Essa escolha é propositalmente leve e humanizada, introduzindo o cotidiano com humor e as dificuldades inerentes à comunicação de jovens e crianças. Essa leveza inicial contrasta com a profundidade do tema central que se revela aos poucos: o trauma do abuso sexual.








O filme se revela uma obra diferenciada e legítima, tratando esse tabu universal, intensificado quando o algoz é um parente próximo, com inteligência aguda. O roteiro não se limita à denúncia, mas expõe as camadas complexas da cultura do silêncio, que se manifesta em cada personagem: na negação da mãe, na ausência do pai, na dúvida dos colegas e na repressão da própria vítima. A protagonista, Joo-in, é o grande acerto. Mesmo sentindo-se sozinha em sua dor, ela tenta ao máximo projetar uma imagem de superação e normalidade. Esse lado expansivo e, por vezes, desafiador, é o seu posicionamento pessoal e ativo diante do trauma. É uma forma de processar a dor em silêncio e ressignificar a própria história. A impassividade da mãe, nesse sentido, não é uma falha dramática. Ela representa, de forma dolorosa, a cultura que prefere o silêncio à confrontação.











Os bilhetes anônimos funcionam com eficácia máxima como um artifício de thriller, pois imediatamente forçam o público a uma reflexão moral. Joo-in está falando a verdade ou está apenas representando? Ela é genuinamente brincalhona ou carrega uma trágica máscara social? Como dispositivo para o suspense, o recurso é funcional. No entanto, a maior riqueza narrativa está na forma como ele aprofunda a complexidade da protagonista, especialmente em sua última aparição, que ilumina o entendimento integral da obra sem recorrer a revelações explícitas.





Essa ambiguidade narrativa encontra eco na performance de Seo Su-bin. Há momentos em que Joo-in é deliberadamente irritante e forçada, transmitindo a impressão de que exagera nas brincadeiras e discussões. Esse comportamento é o reflexo da pressão cultural para o sucesso e a disciplina que se espera de adolescentes em culturas asiáticas. Também funciona como uma máscara social para disfarçar a vulnerabilidade. A essência de seu papel é complexa. Joo-in, com pais omissos e um trauma profundo que a marcou para sempre, recusa-se a ser definida por essa dor. Há cenas pontuais que funcionam como chaves simbólicas para entender sua trajetória emocional.













O conceito de Segyeui Ju-in, que significa “Proprietário do Mundo” ou “Mestre da Própria Vida”, é eficaz para a cultura sul-coreana. Em uma sociedade que ainda preserva fortes traços de tradição, tornar-se proprietário da própria vida exige coragem e continuidade. A diretora Yoon Ga-eun entrega essa mensagem de resiliência e empoderamento de forma sutil. A afirmação da autonomia acontece em momentos de silêncio ou em diálogos discretos, mas é um posicionamento claro para as novas gerações. O otimismo existe, sim, mas não como um caminho fácil. Ele surge como a necessidade de não se forçar a nada, apenas ressignificar o próprio mundo.






O filme é um testemunho da resiliência. A cineasta já entrega a própria resiliência com a proposta da obra: tratar um tema polêmico e traumático na grande tela do cinema e para multidões de espectadores. A história não é só sobre a Coreia, mas sobre o jovem permitir-se redesenhar sua história. O passado não se apaga, mas o presente pode ser diferente.
Em O Mundo do Amor, ser proprietário da própria vida é um gesto silencioso de coragem e de amor.










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