Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Reprodução: Freaks of Nurture, de Alexandra Lemay Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Co...

Anima Mundi 2019 : 10 filmes para curtir o Festival de Animação




Reprodução: Freaks of Nurture, de Alexandra Lemay


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação


Este ano o Anima Mundi - Festival Internacional de Animação está com uma janela de duração menor, contudo, o evento continua intenso e empolgante e não faltam boas opções para o público curtir um fim de semana bem animado levar a criançada ou ir sozinho (a) e com amigos. 


A programação da edição de São Paulo continua até domingo, 28 de Julho em alta, dessa maneira, o Anima Mundi traz um desafio  muito maior: como escolher tantos filmes criativos e conectados com o nosso tempo e compor uma programação pessoal em menos dias de evento. 


Pensando neste desafio, o MaDame Lumière preparou uma lista de 10 filmes para quem deseja curtir o Festival. Alguns títulos estão programados em sessões com outros curtas, outros são longas. Estas dicas servem como um norte para que o espectador esteja atento a alguns filmes que chamam atenção por suas temáticas e que são recomendados por trazer tendências e técnicas diferenciadas além de ótimos realizadores.


Como toda lista, ela não é comparativa e não invalida a qualidade de todos os demais que estão na programação. É apenas uma forma de ajudar o público do blog a reconhecer e valorizar a animação, um mundo incrível de possibilidades em um dos festivais mais encantadores do mundo.


Bom Anima Mundi!




Longe (Away, Letônia, 2019), de Gints Zilbalodis
Longa metragem infantil


Nesta animação reconhecida pelo primor visual e realista e pela liberdade sensorial em uma situação de escape, um garoto e um pássaro viajam juntos em uma moto ao longo de uma ilha. A jornada tem uma razão que faz o contraponto com esta liberdade: eles fogem de um espírito sombrio e tentam retornar ao lar.




Buñuel en el Laberinto de las tortugas ( Espanha/Holanda, 2018), de Salvador Simó
longa metragem  - sessão competitiva


Ambientado em Paris na década de 30, a animação acompanha o famoso cineasta Luis Buñuel e seu amigo, o escultor Ramón Acín. Buñuel está atormentado após o escândalo com seu primeiro filme. Acín compra tíquete de loteria e faz uma promessa para ajustar o amigo mas sob algumas condições. Destaca-se por ser uma animação que combina os conflitos de Buñuel e sua arte e uma homenagem ao amigo assassinado pelas tropas de Franco.







Heatwave (Reino Unido, 2019), de Fokion Xenos
Sessão Curtas 9



Nesta divertida animação o humor e a consciência ambiental andam de mãos dadas ao abordar o tema do aquecimento global. Com uma técnica de massa de modelar cheia de cores vivas, o diretor conta a história de um grupo de banhistas  em um ensolarado dia de praia que começam a derreter diante de tanto calor. 




Gloria Victoria (Canadá, 2013) de Theodore Ushev
Sessão especial Annecy



Ushev orquestra vários elementos históricos, estéticos e simbólicos da guerra e da arte, mostrando com uma animação intensa, aspectos visuais do surrealismo e do cubismo, misturando sonho e realidade, passado e futuro em várias manifestações bélicas, da Guerra Civil à Star Wars. O significado alcança a necessidade de paz.




Freaks of Nurture (Canadá, 2018), de Alexandra Lemay
Sessão Curtas 5



Animação criativa sobre a relação neurótica entre mãe e filha, baseada nas experiências da realizadora com sua família. De uma maneira bem divertida em stop motion, o filme leva à reflexão sobre maturidade e amor familiar.




 Tio Thomás - A contabilidade dos dias (Oncle Thomas - La Comptabilité des Jours, Canadá/Portugal/França, 2018), de Regina Pessoa
Sessão Curtas 10 



Curta vencedor desta edição do Anima Mundi no Rio de Janeiro, a animação consolida ainda mais a sólida experiência e trajetória de Regina Pessoa como animadora.  A história enfoca o personagem de Tio Thomás e seu cotidiano como contador. Um retrato contemporâneo da existência humana, baseada nas memórias do tio da própria diretora.






Best Friend (França, 2018), de Nicholas Olivieri, Yi Shen, Juliana de Lucca, Varun Nair e David Feliu
Sessão curtas 11



Esta animação é como um "black mirror" moderno ambientado em um futuro próximo, onde um homem solitário está viciado em um produto chamado "best friend" que oferece excelentes amigos virtuais.  Reunindo conectividade, relações humanas e solidão, a animação retrata temas existenciais e tecnológicos que se colidem cada vez mais no cotidiano.




Contra-filé ( Brasil, 2019) , de Pedro Uiá.
Sessão Curtas 9

Animação Brasileira que traz uma proposta diferente, pouco comum: combina ação e suspense em uma história que um homem luta para sobreviver. A realização do curta foi realizada de forma dinâmica, com um processo criativo que utilizou  improvisação. Com um híbrido de gêneros, o curta apresenta formas de fazer animação fora do convencional.




Playmobil (Playmobil: the movie, França/ Alemanha, 2019), de Lino DiSalvio
Pré estreia do filme


Inspirado pelos bonecos Playmobil, a história tem uma proposta bem familiar, misturando elementos imaginativos com comportamentos humanos mais palpáveis. No centro da história estão um irmão e uma irmã. Ele gosta de aventuras e de Playmobil, ela é uma pessoa mais realista.



Apnéia (Brasil, 2019), de Carol Sakura e Walkir Fernandes
Sessão Curtas 8


Animação Brasileira que tem um argumento interessante e traz questões contemporâneas das famílias ao retratar os dramas  de uma garota chamada Muriel que tem pais ausentes e distantes. Ela tem medo de nadar, mas este é um pretexto narrativo para mostrar visualmente e com utilização de metáforas a realidade desta garota, seus sentimentos e dores ( o mergulhar e o emergir).


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière