Por Cristiane Costa, Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação
Com os cortes do governo federal em empresas estatais como a Petrobrás e BNDES para o patrocínio à Cultura, alguns festivais de Cinema foram impactados, entre eles o Anima Mundi - Festival Internacional de Animação. Após o comprometimento de empresas do setor, parceiros como SP Cine e Secretaria Municipal de Cultura do RJ e, principalmente, o público geral através de uma ação de Crowdfunding dos fundadores, o Anima Mundi estabelece sua força em fazer acontecer um dos momentos mais necessários e únicos da Animação no mundo.
Tio Tomás - A contabilidade dos dias, de Regina Pessoa. Vencedor do Anima Mundi no RJ.
Após sua temporada no Rio de Janeiro, o Festival chega em sua 27ª edição à São Paulo, de 24 a 28 de Julho com um total de 335 filmes de 45 países, incluindo mais de 80 produções ou coproduções do Brasil. Além das Mostras Competitivas de curtas (79 filmes), longas metragens (8, incluindo 4 infantis) e a Realidade Virtual, sessões que costumam atrair bastante o público, há um material bem atrativo de novas criações, tendências e olhares sobre a animação, inclusive o de característica educativa e/ou profissionalizante, como nas será possível ver nas mostras Animação em Curso (trabalhos finais das melhores escolas de animação do mundo), Futuro Animador (filmes que utilizam as linguagens da animação para experiências educativas) e Olho Neles! (animações que contribuem com a diversidade de propostas e técnicas).
Cartoon Network apresenta Turma da Monica - Surra de Sansão, de Juliano Enrico
O Festival realiza homenagens, pré-estreias e destaques dos profissionais do mercado audiovisual, normalmente momentos especiais do evento. Entre elas, acontecem as sessões da Maurício de Sousa Produções com a Turma da Mônica e a pré estreia com apresentação dos 3 primeiros episódios de "Charlie, o Entrevistador de coisas" , série animada da Discovery Kids, criada e produzida pela Equipe do Pinguin Content (Celia Katunda, Kiko Mistrorigo e Marcelo Catunda), empresa que também criou "Peixonauta" e "Show da Luna". Estas sessões ocorrerão na Unibes Cultural.
Outras imperdíveis são as do Especial Annecy, um dos mais tradicionais e respeitados festivais de animação no mundo, que acontecem no Itaú Cultural e, no Petra Belas Artes, "Buñuel en el Laberinto de las Tortugas" (Espanha, Holanda) de Salvador Simó que fala sobre o famoso cineasta de "A bela da tarde" ; e a pré-estreia mundial do longa "Playmobil", destaque no último festival de Annecy, a animação dirigida por Lino DiSalvo é uma coprodução entre Alemanha e França e traz um personagem que parece os bonecos Playmobil.
Playmobil, de Lino DiSalvio, animador sênior de filmes
como Frozen - uma aventura congelante e Enrolados
Outras imperdíveis são as do Especial Annecy, um dos mais tradicionais e respeitados festivais de animação no mundo, que acontecem no Itaú Cultural e, no Petra Belas Artes, "Buñuel en el Laberinto de las Tortugas" (Espanha, Holanda) de Salvador Simó que fala sobre o famoso cineasta de "A bela da tarde" ; e a pré-estreia mundial do longa "Playmobil", destaque no último festival de Annecy, a animação dirigida por Lino DiSalvo é uma coprodução entre Alemanha e França e traz um personagem que parece os bonecos Playmobil.
Elefante, de Julia Ocker. Animadora especialista em histórias sobre animais como "Girafa" e "Ovelhas" que também integram a mostra de curtas infantis 1 e 2.
Além do Anima Forum - Fórum com temáticas de formação profissional, fomento e internacionalização do mercado de Animação, o evento tem painéis abertos ao público e gratuitos no Itau Cultural como "Educação e Animação" e "Formação Profissional e Pesquisa de Animação no Brasil" e o Papo Animado (com a presença de Fernando Miller, diretor de "Calango Lengo - Morte e vida sem ver água" e "Furico e Fiofó".
O evento permanece com um ampla gama de possibilidades de diversão e conhecimento de animação e do mercado audiovisual, além de trazer histórias atuais conectadas a temas sociais, humanistas e existenciais como amor, violência, morte, racismo, abuso infantil, gênero etc. Algumas programações são pagas e outras gratuitas. Os catálogos estão disponíveis no site oficial: https://animamundi2019.com.br/ .
Freaks of Nurture, de Alexandra Lemay, mostra o cotidiano de uma relação neurótica entre uma mãe e sua filha
Este ano o Festival está mais curto em comparação a dias de duração do ano anterior, entretanto, é perceptível notar o esforço dos organizadores em entregar uma programação atual, dinâmica, abrangente e diversa, o que deixa ainda mais claro a potência, engajamento e força do Anima Mundi para trazer o melhor aos profissionais da área e espectadores. Os fundadores do Festival ressaltam este esforço e resultado:
"A beleza plástica que as imagens dos filmes apresentam nesta edição é impressionante. Percebemos os animadores com um total domínio dos softwares, utilizando-os como ferramenta para simular perfeitamente os mais variados materiais artísticos, ultrapassando os limites impostos pelo universo digital. Observamos esses destaques durante o processo de seleção, uma das primeiras etapas da pré-produção que nesta edição ocorreu dentro da normalidade possível, já que ainda não tínhamos o quadro de patrocínio definido e não podíamos esperar o final da campanha de financiamento coletivo para isto. E agora vamos conseguir realizá-lo dentro da data prevista”, explica Aída Queiroz, uma das diretoras fundadoras do festival ao lado de Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, responsáveis pela curadoria do Festival desde 1993, data de sua criação.
Fotos e fala da curadoria, uma cortesia de Anima Mundi / press @PrimeiroPlanoCom






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Cristiane Costa, MaDame Lumière