Dentre as premiações previsíveis, os atores coadjuvantes mais principais e favoritos que existem: Christoph Waltz (de Bastardos Inglórios) e MoN'ique (de Preciosa - Uma história de Esperança) ganharam as estatuetas. Jeff Bridges por Coração Louco e Sandra Bullock por Um Sonho Possível confirmaram as previsões como atores principais e emocionaram a platéia na noite mais glamourosa de Los Angeles com seus discursos de agradecimento impregnados de simplicidade e gentileza. As grandes surpresas da noite foram as premiações de melhor roteiro adaptado para Preciosa, escrito por Geoffrey Fletcher e baseado na novela de Sapphire, tirando o roteiro de Amor sem Escalas de Jason Reitman e Sheldon Turner da premiação e a surpreendente mas bem merecida premiação de O Segredo dos Seus Olhos do formidável cine Argentino de Juan José Campanella como melhor filme estrangeiro no lugar do favorito A Fita Branca, confirmando que o Cinema Argentino é um dos mais sólidos da América Latina e capaz de competir efetivamente com o cinema Europeu.
Nas categorias de trilha sonora original e melhor animação, a atenção foi toda voltada para o belíssimo UP - Altas Aventuras honrando, respectivamente, a magia e a perfeição das animações da Pixar e o competente trabalho musical de Michael Giacchino. Mais música boa foi premiada com a envolvente cool song The Weary Kind de Ryan Bingham e T. Bone Burnett, cantada em Coração Louco. Como já esperado, Avatar conquistou prêmios nas categorias técnicas como cinematografia, efeitos especiais e direção de Arte, mas perdeu nas categorias de Edição de Filme, Edição de Som e Mixing de Som para Guerra ao Terror, o calcanhar de Aquiles de Cameron. Convém mencionar que as categorias de figurino e maquiagem seguiram o bom senso estético e criativo premiando respectivamente The Young Victoria e Star Trek, este último bem mais pela concepção do make up da ficção científica, reinterpretando o antológico estilo de Guerra das Estrelas.
A premiação teve uma média de duração de 3 horas e foi exibida pela TNT e, parcialmente, pela Globo no Brasil (com comentários de Maria Beltrão e José Wilker). De maneira geral, o Oscar 2010 equilibrou os prêmios, dando ao público o prazer de comemorar com vencedores já dados como vencedores e, ao mesmo tempo, propiciando à platéia o efeito surpresa em algumas categorias. Para ver a lista oficial de vencedores, acesse a página do Oscars.
Cerimônia bastante chatinha e morna, sem sal.
ResponderExcluirVisto que os filmes deste ano nem todos foram empolgantes, fato.
Sandra Bullock melhor atriz? Era a mais fraquinha das indicadas, sinceramente. Até Carey Mulligan por Educação estava melhor que ela! Lamentável, como sempre as premiações são estranhas - lembra de Reese Whiterspoon ter tirado o Oscar de Felicity Huffman por Transamerica? Julia Roberts ter tirado o Oscar das mãos de Ellen Burtyn por Requiem para um sonho? como sempre, filmes comerciais imperam mais - vide as atuações. Fato!
Guerra ao terror é bom, sim...mas, Bartados Iglorios que deveria imperar nas premiações...só levou o oscar de coadjuvante? Sem comentários.
Jeff Bridges merecia há anos, esse sim valeu a pena! foi bonito de ver. Gostei das premiações técnicas de Avatar, mas merecia melhor som e mixagem também! Boa a premiação de filme estrangeiro, apesar do páreo duro este ano nessa categoria. Essa sim teve filmes densos e interessantes!
Taylor Lautner e Kristen Stewart estavam agradáveis na apresentação dos filmes de terror - o que Lua nova também fazia nas cenas juntos com os filmes de terror? Achei estranho também, visto que o filme não é macabro, mas acho que o critério de seleção dos filmes era mais por ter elementos do horror(vampiros, lobisomens, etc). Vai entender mesmo, rs.
Eu acho que a trilha sonora deveria ter sido por James Horner, Avatar ou mesmo o de Hans Zimmer que fez um belo trabalho no Sherlock Holmes - mas, você vai me condenar, mas eu preferia mesmo é que a trilha de Alexandre Desplat por Lua Nova tivesse sido vencedora, já escutou? recomendo! Sério, o score é lindo e intenso.
Bom, que venha o próximo Oscar!
Beijo, Madame
E é uma pena que tenha desaparecido do meu blog!
Bjos
A cerimônia foi chatinha, a maioria dos prêmios injusta, mas ainda assim, foi melhor ( na distribuição dos prêmios) do que eu esperava. Quanto a cerimônia em si, foi frustante. A do ano passado bota essa no chinelo.
ResponderExcluirBjs
Eu gostei menos que o ano passado, mesmo que as vencedoras da noie (Bullock e Kathryn) fossem minhas preferidas. Acho que os cortes das músicas foi sentido e que a apresentação de SYTYCD nas trilhas foi ótima. Agora é esperar pelo próximo ano.
ResponderExcluirOi Cris:
ResponderExcluirDe fato, a cerimônia do Oscar foi sem paixão e isso é inadmissível de aceitar, porém a Academia sempre se conserva formal e sem um pingo de inovação nas premiações.
O problema da premiação de Bullock é que ela fez um papel bem americano e bem perfeitinho caindo no gosto popular que reavivou o estigma da eterna namoradinha da América. O lobby funcionou. Sob o ponto de vista da interpretação, como falei na minha crítica de Um sonho possível, ela só fez um papel um pouco mais sério com um contexto dramático, mas não a achei um estupendo sucesso de interpretação para merecer o Oscar. Enfim, o prêmio veio a calhar pelo contexto, sorte dela!
Lamentei muito Bastardos Inglórios não ser reconhecido como deveria.Só Waltz salvou a noite, mas isso foi insuficiente para quem acompanha o trabalho de arte de Tarantino.
O Jeff Bridge merecia ganhar, não só pela interpretação, mas por ser um ator completo e humilde. Avaliando por este lado mais sólido de sua carreira, achei bom ele ter ganhado.
Beijo,
Oi Reinaldo,
ResponderExcluirDividimos a mesma visão sobre a celebração. Agora é esperar a do ano que vem e que venham filmaços para acirrar a competição e a qualidade dos indicados. bjs
Olá Luis: A cerimônia foi frustrante e deixou realmente a desejar em comparação a do ano passado, agora é esperar a postura que eles terão no ano que vem, espero que o fracassante espetáculo deste ano os ajude a elaborar melhor a próxima cerimônia. A única questão é que talvez eles não enxerguem o fiasco deste ano porque eles estão vendo n. de audiência, principalmente e, sob este aspecto, o Oscar foi um sucesso e teve boa margem de audiência. bjs
ResponderExcluir