Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

O icônico diretor Martin Scorsese está de volta em mais uma parceria com o ator Leonardo di Caprio no longa-metragem Ilha do Medo , suspens...

Ilha do Medo (Shutter Island) - 2010



O icônico diretor Martin Scorsese está de volta em mais uma parceria com o ator Leonardo di Caprio no longa-metragem Ilha do Medo, suspense adaptado do romance de Denis Lehane. Há que reconhecer que Ilha do medo tem a marca registrada da excelência cinematográfica de Martin Scorsese, porém ele se autoinventa e oxigena seu cinema com uma miscelânea de gêneros, do drama da violência, da loucura, do medo e da tragédia até o terror, a ação, a guerra e o thriller. Ilha do Medo amedontra pelo suspense em um local sombrio e misterioso, o presídio psiquiátrico na Shutter Island, no qual ninguém sai após entrar. Também amedontra levemente por seu caratér aterrorizante, insano e alucinatório, e seus recortes em gêneros diversos podem vir a conquistar ou não o espectador. Nada mal para um diretor impetuoso e talentoso como Scorsese que sabe muito bem o risco que correu ao retornar às telas de Cinema com sua nova megaprodução que mais parecia um terror sobrenatural no trailer. Na verdade, Ilha do Medo é muito mais que um terror que pretende causar o medo na platéia, esta não é sua essência verdadeira. Ilha do Medo é o drama de um homem em encarar sua própria natureza, é o medo de encarar a si próprio, suas memórias, seus loucos atos.






A história inicia com a chegada do detetive Terry Daniels (Leonardo di Caprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) no hospital psiquiátrico de Ashecliffe dirigido pelo Dr. John Cawley (Ben Kingsley) a fim de investigar o desaparecimento da paciente Rachel Solando (Emily Mortimer). Majestosamente, o começo da película já demonstra a insanidade do local e de Scorsese através de sinistros elementos: a chegada de balsa, a ilha isolada, a neblina assustadora, os portões pesados e as cercas elétricas, os estranhos guardas e a música de suspense que vai se tornando mais poderosa, evocativamente assustadora. A apresentação da Ilha do Medo tem uma entrada triunfal com o toque especial do exímio diretor. Posteriormente, a esquisitice de enfermeiros, médicos e pacientes reforçam que, para desfrutar do filme, é necessário enlouquecer durante mais de 2 horas de exibição. Terry é viúvo e sente a dor da perda da esposa Dolores (Michelle Williams), então à medida que investiga o misterioso caso, ele começa a ter sonhos e alucinações com ela e se envolve em uma série de situações confusas e paranóicas que levam o espectador a questionar se elas são reais ou fruto de sua imaginação. Scorsese utiliza muitos recursos para dar um ar sombrio e insano a Ashecliffe: tempestades, neblinas, penhascos, cavernas, farol, ondas agitadas do mar e alas obscuras de uma prisão, além disso resgata componentes históricos como o holocausto nazista e o estigma de que hospitais psiquiátricos funcionam para transformar homens em fantasmas à serviço das experiências científicas e governamentais, no entanto é a psicologia dos estranhos personagens que torna o filme insano e a curiosidade pelo desfecho do caso que leva o espectador a mergulhar na sábia loucura de Scorsese.





Confesso que esperava mais do roteiro do filme porque o trailer é eficazmente evocativo e indica que Scorsese traz algo totalmente renovador em seu currículo. Ainda que aprecie longas-metragem que misturem suspense, violência e loucura,
em um dado momento, Ilha do Medo pareceu-me totalmente sem sentido e um pouco confuso como se a intenção fosse exibir um filme alucinógeno, um narcótico visual, auditivo e mental que envolvesse o espectador em momentos insanos. Eu mesma entrei neste ritmo para vivenciar a Ilha do Medo como se eu estivesse nela. Estranhamente apesar da abordagem alucinante de algumas cenas, Scorsese consegue dar coesão e harmonia ao thriller com um terror B, o mistério e a ação, e o faz de uma forma muito competente e exclusiva quando se observa os últimos suspenses lançados no mercado. Ilha do Medo é realmente um entretenimento diferenciado e a excelente interpretação de Leonardo di Caprio apoiado pela lucidez profissional de Mark Ruffalo e o costumeiro estranho estilo de Ben Kingsley tornam-o bem melhor. Embora não tão surpreendente, o desfecho só vem a acrescentar que Scorsese sabia exatamente o que estava fazendo durante toda a película para finalizá-la na revelação da verdade por trás da Ilha do Medo, nada mais que o medo isolado em uma ilha, nada mais que o medo que nos torna uma ilha.


Avaliação MaDame Lumière



Título original: Shutter Island
Origem: EUA
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 138 min
Diretor(a): Martin Scorsese
Roteirista(s): Laeta Kalogridis, Dennis Lehane
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams , Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine, John Carroll Lynch, Elias Koteas, Robin Bartlett, Christopher Denham, Nellie Sciutto, Joseph Sikora

9 comentários:

  1. Ah, vi ontem ele! Confesso que fui sem esperar muito e até que gostei, DiCaprio merece uma indicação ao Oscar!

    Mas, o livro é mais contundente!

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores trabalhos de direção que vi em minha vida. Scorsese transformou um filme comum em algo bem próximo do extraordinário. E a conclusão, se formos rememorer ipes por ipes, não é tão conclusiva assim. Filmaço.Com certeza. Confesso que não esperava que fosse tão bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Madame,

    o filme é repleto de visões e tem um final que estava óbvio, rs!

    Todavia, ele é bem feito tecnicamente. Scorsese é um cara que entende todos os macetes do cinema. E isto faz diferença. Nada pela história , roteiro e ou/ livro.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. minhas expectativas foram muito bem correspondidas!
    ótimo filme!

    claro, não é perfeito, mas tá acima da média!
    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi esse novo do Scorsese, mas certamente estou bem ansioso após os comentários positivos.

    ResponderExcluir
  6. Cris: Não li o livro, mas fiquei seduzida a comprá-lo na livraria Saraiva. R$ 45,00 pilas... desisti pois preciso comprar 2 livros de Cinema. Foi pra lista de espera! bjs

    Reinaldo: Que comentário empolgado, hein!? Rsrs... adoro ver sua passionalidade nas linhas. Eu não achei tão extraordinário quanto você achou, mas sem dúvidas é uma trabalho primoroso de Scorsese que se diferencia por trazer algo mais aterrorizante, destacando ainda mais seu cinema arte. Ele sabe o que faz e o faz muito bem. É bode velho total rsrs! Um adorável bodezinho Scorsese rsrs. beijo

    ResponderExcluir
  7. Exato, vizinho (ai que saudades de você!!!!!) ando invisível como a Luana Piovani , né ? rsrsrs...


    Pois é, como falei acima para o Reinaldo, Scorsese é bode velho e concordo contigo que não é nem pelo roteiro e interpretações, mas principalmente como Scorsese orquestra o seu cinema. Ele sabe exatamente como filmar, do simbólico ao real, do psicológico ao carnal. Só aquele início com a chegada dos detetives na ilha já vale todo o suspense... gamei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruno, também atendeu totalmente minhas expectativas e ainda desejo assistí-lo novamente em DVD, com direito a voltar nas cenas mais incríveis. bjs

    Oi Vinicíus: Que bom te ver por aqui! Você tem que assistí-lo, espero ler sua resenha. bjs

    ResponderExcluir
  9. Scorsese (com seu novo pupilo) me deixou muito satisfeita nessa sua nova empreitada.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière