Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

MaDame Lumière prestigia mais um grandioso e tradicional evento da Sétima Arte em São Paulo, a 34ª Mostra Internacional de Cinema que aco...

10 Belos Pôsteres de Filmes da 34ª Mostra Internacional de Cinema



MaDame Lumière prestigia mais um grandioso e tradicional evento da Sétima Arte em São Paulo, a 34ª Mostra Internacional de Cinema que acontece de 22 de Outubro a 04 de Novembro em 27 locais espalhados pela capital e com a magnitude de exibir mais de 400 fillmes. Para celebrar este momento com a beleza visual que é tão intríseca à arte cinematográfica, a sessão 'O pôster de Filme da Semana' vem em uma dose 10 x melhor, mostrando a você 10 Belos Pôsteres que encantam o meu olhar e tornam a Mostra cada ano mais encantadora, atiçando ainda mais a curiosidade do cinéfilo. Adivinhe porquê eles merecem estar aqui!






Aurora (Aurora), de Cristi Puiu
Origem: Romênia, França, Suiça, Alemanha

A profundidade da fotografia é belíssima e dada não somente na direção dos trilhos como em direção ao céu, igualmente profundo entre a sua nebulosidade e o azul fascinante. Não sabemos para onde o homem olha, ele somente segura uma bicicleta de criança a qual desconhecemos. Evoca formidavelmente a solidão, a desconhecida e ilimitada jornada de um homem.




Eu sou terrorista (Ich bin eine Terroristin),
de Valérie Gaudissart
Origem: França

Um interessante contraponto entre a afirmação do título do filme "Sou terrorista", remetendo a um assunto extremista, trágico, violento e fatal, e uma linguagem visual relacionada ao inocente e lúdico universo infantil apresentado aqui de forma mais 'adulta', com desenho de uma menina carregando uma bolsa com logo comunista e uma nota escrita em letra de mão com uma declaração " sou uma verdadeira revolucionária". Incrivelmente bem projetado!





Quando partimos (Die Fremde), de Feo Aladag
Origem: Alemanha

Uma imagem simples que expressa um mistério: respeito, devoção ou obediência? Imposto ou espontâneo? Quizás não seja nada disso. A mão não é beijada, os olhos estão tristes, pensativos, uma mulher se dobra perante um homem. Quem é este homem? Qual é a história desta mulher? Um pôster intrigante, digno de n incógnitas como 'Die Fremde' (os estranhos em alemão).





Um lugar qualquer (Somewhere), de Sophia Coppola
Origem: USA

Uma fotografia genial que isola um casal que toma sol e descansa à beira de uma piscina, e cresce para cima, dividido entre as cores de um verde florestal, o casarão branco e o céu azul o qual reflete o próprio azul da piscina. Que lugar é esse? O que se passa nesta casa? Para quem está traquilamente relaxando à beira da piscina e para quem está observando o pôster, este pode ser um lugar qualquer.





Não me abandone jamais (Never Let me Go),
de Mark Romanek
Origem: Reino Unido

Mais um belo exemplar fotográfico com uma palheta de cores muito bem combinadas na melancólica fotografia de duas crianças que correm livremente em uma direção que é aprofundada pelas linhas retas do assoalho do local. A fotografia chega a dar uma sensação nostálgica de um tempo que ficou marcado em algum momento destas vidas. Estão de costas, não vemos seus rostos, não sabemos suas histórias. Pelo título do filme, correm porque estão abandonando alguém? Ou porque foram abandonadas? Talvez nenhuma das opções, mas o que importa é a poesia deste lindo pôster.






Sentimento de Culpa (Please Give), de Nicole Holofcener
Origem: EUA


Uma linguagem visual muito bonita com um coração desenhado que pinga 'sangue' e uma jovem e um idoso logo abaixo, evocativamente levando a refletir sobre as dores deste mundo contemporâneo que sangra com indivíduos cada vez mais separados por suas diferenças. Será este senhor um mendigo? Ele pede uma esmola? Ou simplesmente é um idoso que caiu na rua? Um belo pôster com n sentimentos que afloram do coração.





Do Amor e outros Demônios (De amor y otros demonios),
de Hilda Hildalgo

Origem: Costa Rica

Sensualíssimo pôster de uma bela jovem entre as folhagens verdes próximas aos tons terrosos alaranjados. A proximidade de um homem à sua face e aos seus seios evoca ainda mais a sedução do pôster. Baseado na obra do magnífico escritor Gabriel García Marquez, Do Amor e outros demônios tem uma jovem endemoniada e um amor proibido, fatos que tornam esta imagem ainda mais imaginativa: uma jovem entre ervas curandeiras, presa a uma corda à espera de um exorcismo ou... quem sabe, um apaixonado beijo.






Cópia Fiel (Copie Conforme), de Abbas Kiarostami
Origem: França

Um pôster que conta com a delicada beleza e o charme francês de Juliette Binoche e um H de humor. Visualmente deslumbrante com um trabalho minimalista nas cores: pele alva de Binoche, um apelo bem feminino com cabelos presos negros , blusa de alcinha , e muito vermelho nos lábios e no brinco, o pôster cria um efeito fantástico colocando a atriz com o rosto mais na lateral e o destaque para um adorno. Impossível ser copiado!






Você vai conhecer o homem dos seus sonhos
(You will meet a tall dark stranger), de Woody Allen

Origem: USA

Irresistível é uma palavra que define o quanto é irresistível este pôster. O céu estrelado, a lua gigante, o côrtes beijo de um galanteador e romântico estranho em uma arte em desenho que tem muito charme e bom humor. Com um pôster destes, Woody Allen consegue ser mais otimista que o seu costumeiro pessimismo; certamente, o homem dos sonhos está 'around' e ele é alto.





O Silêncio
(Das Letzte Schweigen), de Alemanha
Origem: Baran Bo Odar

Até mesmo Hitchcok morreria de inveja deste pôster. Em um campo de trigo, um carro com portas abertas, um corpo coberto, um homem misterioso. O suspense está diante do expectador. Um pôster formidável pela proposta visual com um plano em câmera alta. Um primor!

7 comentários:

  1. Uau! Quanta sensibilidade e percepção. Parabéns pelas escolhas madame. Ótimos pôsters! Só não são melhores do que as pontuais justificativas apresentadas por ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Belíssima seleção, Madame!

    Meus favoritos são de "Somewhere", "Never Let Me Go" (meu pôster favorito do ano), "Cópia Fiel" e o do novo Woody. E o incrível é que estes filmes estava na minha lista de prioridades se eu fosse a Mostra este ano. Mas, só vai ficar na vontade, infelizmente. rsrs.

    Beijos e uma ótima Mostra para você, querida! ;)

    ResponderExcluir
  3. Um poster mais lindo que o outro ... Adoraria conferir esta amostra!

    ResponderExcluir
  4. Realmente são muito bonitos.
    Gosto especialmente dos posteres de "Never Let me Go" e "De amor y otros demonios". Lindos.

    ResponderExcluir
  5. "Aurora", "O Silêncio" e "Não me Abandone Jamais" são meus preferidos da lista - lindos!

    ResponderExcluir
  6. Os meus favoritos, da sua seleção: o do Woody Allen, "Never Let me Go" e "Eu Sou Terrorista".

    Boa Mostra!!!

    ResponderExcluir
  7. Darling!

    Amei a sua ênfase no trabalho artístico dos posters de cinema. Tenho um aqui em casa do filme Tróia (alguns poster são melhores do que o filme mesmo, rs).

    A Mostra é igualmente bela na sua divulgação. O Leon sempre procurando profissionais criativos para divulgar os próprios porters das Mostras.

    Bjs!
    Execelente trabalho aqui no Blog.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière