sábado, 16 de outubro de 2010

O Pôster de Filme da Semana: O Grande Lebowski (The Big Lebowski) - 1998




Por que este é o pôster da semana?


Como parte da filmografia dos sarcásticos irmãos Coen, o pôster de O Grande Lebowski tem o requinte de fazer-nos rir da própria crueldade. É propriamente o deleite visual do humor negro, principalmente quando se sabe o enredo da comédia estrelada por um elenco do peso de Jeff Bridges, Julianne Moore, Steve Buscemi e John Goodman, todos tipos muito estranhos e divertidos, daqueles que encabeçam a "normalidade" do universo Coeniano. Na história, Jeff Bridges é um hippie fracassado, cheirador de ervas e apaixonado por boliche o qual tem um grande apego ao seu tapete de estimação, ele é o "cara" (The Dude). Até o dia que é confundido com a figura do "Big Lebowski" (David Huddleston) cuja esposa Bunny (Tara Reid) é uma consumista de índole questionável e está em dívidas com meio mundo, inclusive os invasores. Dude tem sua casa invadida e seu tapete vitimado pela urina dos invasores. Incomodado com a mijada recebida pelo seu lindo tapetinho, ele busca reparação procurando o verdadeiro "Lebowski". A partir de então, Dude conhece o Grande Lebowski e sua esposa, a qual mais tarde é sequestrada. Dude é encarregado de entregar o dinheiro do rapto para os sequestradores. Obviamente, sendo um hippie desempregado, ele e sua trupe de fracassados ficam de olho na grana, dando início a uma série de situações cômicas.

Como um fetichista podólatra, Tarantino deve ter morrido de inveja dos Coen, afinal o pôster une pés muito bonitos, com unhas coloridas com um verde
cool pop e... sem o dedo mindinho. Se fosse um pôster de Tarantino, um pouco de sangue escorrendo pelos pés daria um toque final de Midas. Porém, humor e referências cinematográficas à parte, o fato é que este pôster é simples, funcional, cult e alinhado a idéia do sequestro da vaidosa e loira sacana Bunny, cujo dedinho poderia ser cortado e enviado por correios para o Grande Lebowski, principalmente por Dude e os malucos que o acompanham. A tagline "a vida dela estava em suas mãos, agora o seu dedo está na caixa de correios" é obscuramente hilária e desperta a curiosidade por assistir o filme, além de estar em um pôster que visualmente não tem o peso da violência e é tão ligado à aparência que combina as cores da unha com o arte do título do filme. Mais um ótimo trabalho em linha com a genial mania que os Coen tem de fazer humor com as situações mais sérias, sem ser sérios demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e informações sobre a fascinante Sétima Arte.
Madame Lumière é um blog democrático e sério, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema. No entanto, serão rejeitadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.
Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

MaDame Lumière