Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

A excepcional animação A Era do Gelo 3 , dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, continua agradando adultos, jovens e crianças e reforça...

A Era do Gelo 3 ( Ice Age: Dawn of Dinosaurs ) - 2009


A excepcional animação A Era do Gelo 3, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, continua agradando adultos, jovens e crianças e reforçado o quanto as animações atuais, com seus altos investimentos em tecnologia e imensurável criatividade humana, continuam cada vez mais performáticas em realismo nas telas de Cinema. Além de ter superado mais uma vez em sucesso de bilheteria no Brasil, a Era do Gelo 3 está com personagens novos e o enredo mais focado nos valores de amizade e família como lealdade, soliedariedade, amor e união, com Manny, Ellie, Scrat, Diego e Sid melhor desenvolvidos.


Desta vez, os mamutes Manny e Ellie terão uma filha, o tigre Diego vivenciará um impasse entre deixar ou não a convivência com os amigos, Sid encontrará uma família adotando filhos de dinossauros e Scrat, incansavelmente em busca de sua noz, encontrará um amor. Quanto aos personagens novos, destaque especial para os dinossauros e seu mundo diferente que, se apresentará, mais intenso, mais perigoso, mais emocionante trazendo novas imagens coloridas e vivas à Era do Gelo e um personagem insanamente hilário , a doninha caçadora de dinossauros Buck - um tipo de "Indiana Jones da Era do Gelo".

A Era do Gelo 3 é diversão garantida e, em um mundo contemporâneo, no qual as crianças perderam bastante a magia do "ser autenticamente infantil", o filme equilibra o ser criança e o aprender valores que serão base para a vida adulta. Além da beleza e da vivacidade cênica, principalmente em exibição 3 D, a Era do Gelo mostra neste enredo que os velhos amigos Manny, Sid e Diego estão com suas vidas bem diferentes do que o início da aventura glacial. Manny está com a família crescendo, logo o maluco Sid também percebe a necessidade de ter uma família e acaba se aventurando em adotar dinossauros cujos ovos ele encontrou por casualidade. A partir daí, ele se mete em uma confusão com a mãe genética dos dinossaurinhos e é levado à terra deles, cheia de perigo e fortes emoções. Os leais amigos Diego, Manny e Ellie partem em viagem para salvar Sid e, a partir daí, há um desdobramento no enredo que são as aventuras cheias de ação, nas quais a doninha Buck é peça-chave pois ela é como um guia impetuoso nesta terra desconhecida, além de ter uma dual fascinação pelo terrível e temido dinossauro mal, uma ameaça à paz dos nossos amigos.


Durante o filme, esta amizade cheia de humor e carisma e os esforços de cada um deles em favor do outro tornam a Era do Gelo uma das animações ideais para ensinar crianças, jovens e adultos a serem pessoas melhores, mais leais, mais amigas, enfatizando que somos muito responsáveis pelo nosso lar, pela nossa família e pelas nossas amizades. É importante reforçar que no enredo cada um encontra o seu lar. No caso de Manny, Sid, Ellie e Diego, o lar é a Era do Gelo; no de Buck e os dinossauros, o lar é permanecer na terra dos Dinossauros; no de Scrat, o lar está mais restrito a abraçar a sua volúvel noz e tentar ficar com ela, ao invés de seguir as ordens de uma esposa autoritária. Finalmente, o filme me revela tal reflexão.



A Era do Gelo 3 tem cenas imperdíveis com Scrat e suas duas amadas ( a noz e seu novo amor) que, paralelamente, às aventuras de Manny, Ellie, Sid e Diego, são um deleite visual aos cinéfilos com garantia de boas risadas e aquele encantamento pelo qual somos absorvidos e que nos fazem esquecer qualquer dor e falta de otimismo em um mundo melhor. A vantagem das animações é que elas conseguem ser mais lúdicas do que a própria ficção convencional de outros gêneros do cinema, recuperando aquele realismo fantástico presente na Literatura Infantil e que tem o intuito de ensinar às crianças determinados valores reais em um cenário imaginário . Profundamente, o filme, através de uma outra Era, um outro mundo paralelo, nos ensina a não perder a esperança de que, após perigosas aventuras em situações adversas em nosso mundo, sempre vale a pena lutar por aqueles que amamos, principalmente o nosso lar.


Avaliação Madame Lumière



Título Original: Ice Age: Dawn of Dinosaurs
Origem: Estados Unidos
Gênero(s): Animação, Família, Infantil
Duração: 94 min
Diretor(a): Carlos Saldanha, Mike Thurmeier
Roteirista(s):
Elenco: Simon Pegg, Seann William Scott, John Leguizamo, Josh Peck, Denis Leary, Queen Latifah, Ray Romano, Joey King, Atticus Shaffer, Chris Wedge, Eunice Cho, Karen Disher, Jason Fricchione

2 comentários:

  1. Realmente o Buck foi uma grata surpresa. E concordo que A era do gelo 3 é uma grande diversão, apesar de já não ter o apelo de outrora.

    Bjs madame!

    ResponderExcluir
  2. Olá Reinado,

    Exato! Eu acho a animação bem feita. Com relação aos apelos, em geral, é complicado dar um enredo original a uma animação. Acho que o que acaba sendo interessante é a arte mais visual.

    Beijos Rei!

    Madame Lumière

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière