Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Painel do In-Edit~Brasil no MIS, Museu de Arte e Som, de São Paulo A arte investigativa e realista do documentário é uma manifestação cinema...

In-Edit~Brasil : 3º Festival Internacional de Documentário Musical



Painel do In-Edit~Brasil no MIS, Museu de Arte e Som, de São Paulo



A arte investigativa e realista do documentário é uma manifestação cinematográfica diferenciada e um prazer aos olhos ao explorar o mundo com tantas e diferentes experiências, culturas, opiniões e vivências. Quando o documentário encontra a Música, poesia para os ouvidos e para a alma, temos o documentário musical, um trabalho fantástico de união do Cinema documental com as mais variadas linguagens e background musicais em todo o mundo. Trazendo a experiência dos principais festivais e de profissionais do gênero, o In-Edit~Brasil está em sua 3ª edição trazendo melhor do documentário musical nacional e internacional; está ocorrendo em São Paulo, de 29 de Abril a 8 de Maio em salas de exibição do MIS, Cinesesc, Matilha Cultural, Cine Olido e Cine Livraria Cultura, com variadas atrações como performances musicais, encontros com diretores, competição nacional, exibição de curtas e mostra e homenagens especiais a cineastas consagrados no gênero como o Brasileiro Andrucha Waddington e Espanhol Carlos Saura.






Carlos Saura, o cineasta que ama o Cinema e seu poder metalinguístico com as Artes



Uma festival dessa magnitude cinematográfica e musical que valoriza a diversidade da música e da forma de se dirigir o Cinema Veritè em vários países tem que ser divulgado e prestigiado porque é uma seara na qual nem todos os que apreciam a Sétima Arte tem tanto acesso e conhecimento sobre o quão interessante é o Documentário Musical. Patrocinado pela Natura e pela Petróbras, o festival é uma excelente iniciativa para trazer o novo para o público acostumado à Cinema ficcional e mainstream, dessa forma, excelentes ações como esta abrem a mente das pessoas às novas idéias e informações sobre Documentários, e existem trabalhos magníficos que transitam em diversos meios musicais, como por exemplo, o documentário Keep on Running, 50 Years of Island Records que relata a história do selo da gravadora que teve ícones da música como U2 e Bob Marley, o inédito documentário What's happening ! The Beatles in USA, dirigido pelos consagrados os irmãos David e Albert Maysles, e belos documentários nacionais como Viva São João, realizado na turnê de Gilberto Gil nas Festas Juninas do Nordeste sob a direção de Andrucha Waddington e, de Lírio Ferreira, O Homem que engarrafava nuves , um dos documentários mais assistidos em 2010 que conta a vida de Humberto Teixeira, compositor e amigo parceiro de Luiz Gonzaga . Dentre esses, há uma variedade grandiosa de gostos musicais do Rock de Rolling Stones e Titãs, ao Samba de Cartola e à Bossa Nova de Tom Jobim, o que não falta é o maravilhoso duo Cinema Documental e Música.



Para ver a programação, visite o site do Festival.


e acompanhe o MaDame Lumière com algumas


breves resenhas sobre Documentários Musicais


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière