domingo, 1 de maio de 2011

In-Edit~Brasil: Cinema com Forró: Show de Heleno dos 8 Baixos após sessão de Viva São João



Heleno dos 8 Baixos ( o 2º da direita para a esquerda) e seus alunos


O cineasta Andrucha Waddington não pôde ir à sessão de Perguntas e Respostas em 30 de Abril antes da exibição do documentário Viva São João no MIS-SP, mas não faltou cinema, forró e alegria na projeção desse excelente e emocionante trabalho do diretor, que percorreu com o cantor Gilberto Gil as principais cidades do Nordeste e suas festas Juninas de São João, apresentando um belo documentário das ricas raízes culturas dessa tradicional festa Nordestina e honrado o saudosismo de Luiz Gonzaga, o mito do forró Brasileiro. Para fechar a festa cinematográfica de Viva São João no In-Edit~Brasil, quem compareceu com a contagiante alegria de sua sanfona foi o músico Heleno dos 8 baixos e seus talentosos alunos da Escola de Sanfona de 8 Baixos de Caruaru, em Pernambuco, em uma apresentação com a energia boa e carismática do Nordeste e do Forró e o reflexo de como o projeto social do músico é de uma beleza ímpar, ensinando às crianças e adolescentes o valor histórico e musical da sanfona de 8 baixos e, com isso, trabalhando em favor do desenvolvimento humano, da comunidade e das Artes.














A combinação Cinema Documental Viva São João e o pocket show de Helena dos 8 Baixos é um daqueles momentos mágicos e únicos que um evento cinematográfico musical pode trazer e colocar um sorriso nos lábios da audiência, mas muito mais do que isso, é uma iniciativa que deu continuidade à experiência cinematográfica de Viva São João mesmo quando sua projeção estava finalizada. A sinergia de unir ao final da exibição de um documentário com sabor de forró, outra saborosa Arte, a sanfoneira de Heleno é maravilhosa, porque também conecta o propósito maior do Festival de Documentário Musical: o Cinema e a Música, esse diálogo das metalinguagens que inspira e comove cada espectador a buscar conhecer mais sobre elas, a sentir suas Artes, a conhecer trabalhos talentosos como o de Andrucha Waddington, Heleno dos 8 Baixos e seus alunos. Parabéns pela iniciativa dos organizadores e músicos, o MaDame Lumière já está em clima de São João.





Dedico esse post e os dois vídeos abaixo do pocket show do Heleno dos 8 Baixos e alunos aos meus amigos cinéfilos da hashtag Twitteira #Forrozeiradoscinéfilos. Vocês são meus queridos forrozeiros cinéfilos! Cinema e forró na veia, na alma e no coração para @AlexandrreAlves @Johnstrangelove @ItaloDutra, @Raspante @RodrigoMendes_O, @NinaRosaCorrea @Hobitss @IradilsonCosta







2 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho!!!!
    Adorei os vídeos!!!!!!!
    Bjssssss
    Nina Rosa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela menção, Madame!

    Ótimo post!

    @IradilsonCosta

    ResponderExcluir

Prezado(a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e informações sobre a fascinante Sétima Arte.
Madame Lumière é um blog democrático e sério, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema. No entanto, serão rejeitadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.
Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

MaDame Lumière