Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por que este é o pôster da semana? Assim como Roman Polasnky criou um clássico ao dirigir Chinatown, o filme por si só criou um belo e clás...

O Pôster de Filme da Semana: Chinatown (Chinatown) - 1974



Por que este é o pôster da semana?

Assim como Roman Polasnky criou um clássico ao dirigir Chinatown, o filme por si só criou um belo e clássico pôster ao estampar uma arte gráfica elegantemente conceitual em linha com os dois protagonistas J.J. Gites (Jack Nicholson) e Evelyn Mulwary (Faye Dunaway) e o colorido vibrante encontrado nas Chinatows espalhadas em alguns países. Um pôster que representa arte em estado puro assim como este clássico obrigatório, ganhador de melhor roteiro original no Oscar de 1975.

O pôster tem o diferencial de ser uma arte em forma de drawing (desenho) que, quando relacionada com o enredo do filme, evoca a figura do detetive interpretado por Jack Nicholson trazendo à tona a estética do policial noir presente no filme e também ilustrado em HQ's de tramas detetivescos. Há uma atmosfera que, ao mesmo tempo, é elegante e misteriosa e que, de forma fascinante, é harmonizada com o colorido do cartaz sem invalidar o noir. A beleza se torna ainda mais deslumbrante quando a fumaça nebulosa do cigarro de J.J.Gites é também a forma dos cabelos de Evelyn Mulwary que na arte se tornam tão voluptuosos em uma aura sensual com os seus olhos delicadamente intrigantes com cílios bem marcados e lábios rosados bem delineados, tão próprios das divas de filmes noir. Essa forma do 'smoke/hair' que é parte de Gites e de Mulwary conecta a ambos em uma aura de mistério, como aquela névoa que impede de se ver o que realmente é, ou seja, a dissimulação do gênero que se apresenta tão intríseca nesse primoroso policial.
Um pôster que é o próprio deslumbre de tanta genialidade!

2 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière