Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por que este é o pôster da semana? A franquia de Alien é um marco no Cinema Sci-Fi e de Culto, não somente por ter projetado os alienígen...

O Pôster de Filme da Semana: Alien 3 - 1992


Por que este é o pôster da semana?

A franquia de Alien é um marco no Cinema Sci-Fi e de Culto, não somente por ter projetado os alienígenas na Sétima Arte com uma excelência cinematográfica, ficcional, futurista e atemporal, mas também por dar vida e poder letal a eles e colocá-los acima da vida humana, capaz de amedontrá-la e exterminá-la; além disso Alien abre mais caminho a outros Sci-Fi que viriam na década de 80, retomando o gênero que Kubrick já valorizara em 2001 - Uma Odisséia do Espaço(1968) . Desde o seu lançamento em 1979 com Alien - o 8º passageiro, com direção de Ridley Scott , Alien é cult e é o bad E.T cultuado, do contrário do E.T de Steven Spielberg, de 1982.

O pôster da semana é do terceiro filme, dirigido por David Fincher. O Cartaz é simples e objetivo, mas imponentemente dramático no seu tom de suspense aterrorizante. Ele tem uma característica interessante que é ser recortado por 2 seres distintos em close: o Alien e o ser humano; com isso, criando uma oposição entre criaturas, uma dicotomia que reforça a mensagem emotiva do pôster. Enquanto a arte de Alien é intimidadora, obscura, com os dentes grotescos à mostra e gosma caindo. A foto de Sigourney Weaver , a Tenente Ripley, é vulnerável, desesperadora, com rosto suado, abatido; seus olhos cerrados fazem contraponto com os lábios semi-abertos, em uma emoção de medo que pode transmitir o tagline do primeiro Alien ' seu grito não será ouvido no espaço'. O pôster é fantástico porque a Tenente Ripley é o arquétipo da mulher masculinizada, líder e sobrevivente que combate o Alien, mas aqui ela está amedrontada, entregue ao terror deste alienígena mortal, logo esta é uma das melhores cenas do filme e um dos pôsteres mais 'realistas e humanizados' dentro do gênero.

6 comentários:

  1. O poster é, de facto, excelente.

    E até salientaria outro aspecto fantástico: a curiosidade em saber o desfecho da cena em questão...

    Um Alien prestes a devorar a Tenente Ellen Ripley? 'Or is there more than meets the eye?' :)

    Cumps cinéfilos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Madame eu adoro a frase slogan promocional do primeiro ALIEN: 'seu grito não será ouvido no espaço.'

    Rs!

    O poster do terceiro é bacana e congela a melhor parte do filme. Filme este, feito por Fincher que considero o mais fraco da antologia.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou a maior fã de ficção científica, mas gosto pra caramba de "Alien 3", apesar do David Fincher ser totalmente frustrado com este trabalho, pelo fato do estúdio ter tolhado a mão dele.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Adorei seu desmonte sócio-psicológico para justificar a escolha desse imponente pôster...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Alien 3 é meu preferido.Não digo que é o melhor pois o primeiro alien é aterrorizante e espetacular,mas no 3 aquela correria nos corredores da prisão com o alienígena perseguindo os presidiários é alucinante e assustadora.
    Zico
    zicoskywalker@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto mais desse terceiro que o segundo. Tirando o Alien em CGI obviamente.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière