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Produção inédita da Warner Bros Animation traz os queridos amigos Gaguinho e Patolino em uma aventura para salvar o planeta Lançamento de 24...

Looney Tunes - O Filme: O Dia Que A Terra Explodiu” (The Day the Earth Blew Up: A Looney Tunes Movie, 2024)



Produção inédita da Warner Bros Animation traz os queridos amigos Gaguinho e Patolino em uma aventura para salvar o planeta

Lançamento de 24 de Abril. Distribuição #ParisFilmes



Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação

 


Gaguinho (Porky Pig) e Patolino (Daffy Duck) são personagens icônicos que fizeram parte da infância de gerações e ao longo dos anos vivenciaram aventuras no  icônico desenho Looney Tunes.  Na década de 30, Gaguinho surgiu como um personagem gracioso, tímido e com gagueira e se estabeleceu como uma porquinho gentil e autêntico para o grande público. Em outra via mais caótica, Patolino surgiu em 1937, dois anos após a criação de Gaguinho e apresentou uma personalidade mais hiperativa e corajosa, com uma originalidade acima da média e ganhando um carater mais voltado para si, com um perfil de validação. O equilíbrio foi reunir os dois que, com dinâmicas pessoais muito distintas, se complementam e firmam uma amizade especial.












Após surgirem no primeiro longa juntos em 2003, "Looney Tunes: De volta à ação, esse ano eles reaparecem em uma produção inédita da Warner Bros Animation e distribuição da Paris Filmes, Looney Tunes - O filme: O dia que a terra explodiu, com maior protagonismo em uma missão destemida e caótica: salvar o planeta da ambição de um alienígena lunático que utiliza chicletes manipulados para dominar as pessoas. Desacreditados após serem desligados de diversos empregos e sob o risco de perder seu lar, Gaguinho e Patolino unem forças para enfrentar esse mal.










Inicialmente, o longa-metragem mostra um cotidiano comum aos heróis, apresentando como cada um reage a diferentes circunstâncias e espelhando suas personalidades. Na roteirização e diferente dos desenhos anteriores, eles já não estão mais vivendo sozinhos, mas são criados juntos. Tal adaptação os conecta como verdadeiros amigos e irmãos, fortalecendo esse elo emocional. O começo diz muito sobre os valores que os unem pois a possível perda do seu lar os força a buscar oportunidades de trabalho. 










Após muitas frustrações laborais, eles encontram trabalho em uma fábrica de chicletes e são confrontados por uma ameaça alienígena, a partir daí são colocados em situações inusitadas, que misturam os gêneros comédia, aventura e horror em sua dinâmica narrativa e efeitos visuais. Esses desdobramentos representam um excelente acerto da história, tendo em vista que, ao serem desligados de vários trabalhos, a dimensão de não pertencimento ou de fracasso poderia ter tomado conta dos dois, porém, de personagens comuns, eles se tornam super heróis corajosos e empáticos sem freios para buscar soluções. 




Essa característica de utilidade dos personagens é sensacional e evolui a narrativa a medida de que lhes dão um senso de propósito e de valorização. Gaguinho e Patolino já não são os apenas atrapalhados que nenhum chefe suporta manter no trabalho, mas amigos que estão dispostos a lidar com problemas que trarão o bem à humanidade. Sendo assim, muitas das soluções são criadas por eles de forma inventiva e rápida, elevando seu valor à uma inteligência natural e intuitiva com uma boa dose de maluquice sadia, além da parceria com a personagem feminina, a porquinha Petunia, crush do Gaguinho.











Essa magia da animação somada ao carisma dos personagens que, ora se divertem com suas ações frenéticas, ora choram com a possibilidade das coisas não darem certo os humaniza e os conecta com o público. Ao fim, além dos ganhos com uma animação bem dinâmica e criativa, percebe-se que o que importa é a amizade, o estar junto e feliz na própria casa. Nesse contexto, o lar não é apenas a estrutura física que eles correm o risco de perder, mas o lar é a Terra, a morada de todos nós.




(3,5)






Imagens do filme para divulgação da crítica.

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