Se você gosta de Cinema Francês, chegou a temporada mais agradável para curtir este prazer no Brasil. Começa hoje o Festival Varilux que tem trazido o que há de mais atual nas produções cinematográficas da França, com boa boa parte da programação coberta por comédias, comédias dramáticas e dramas. A edição deste ano acontece de 10 a 17 de Junho em 50 cidades no Brasil. A programação pode ser consultada no site oficial do Festival e tem 16 novos filmes em cartaz que se concentram com distribuição pela Mares Filmes, Califórnia Filmes, Tucuman e Bonfilm.
No filme de abertura, teremos "Samba", uma comédia dramática sobre imigração dirigida por Olivier Nakache e Eric Toledano, os mesmos diretores do premiado "Os Intocáveis" , que levaram mais de 40 milhões de expectaores no mundo ao cinema em 2011. "Samba" traz no elenco o carismático Omar, além de Tahar Rahim (de O Profeta) e Charlotte Chainsbourg (de Ninfomaníaca).
Entre os destaques da programação e que despontam como filmes interessantes para assistir estão o drama "De Cabeça Erguida" com Catherine Deneuve e Benoît Magime, o filme de abertura do Festival de Cannes, a comédia "Que mal eu fiz a Deus?", de Philippe de Chauveron, que alcançou uma bilheteria de 15 milhões de espectadores na França em 2014, a comédia dramática "Gemma Bovery - a vida imita Arte", de Anne Fontaine, que revisita o clássico "MaDame Bovary" de Flaubert no cotidiano de uma cidadezinha bucólica da França e o novo trabalho de Guillaume Canet, "Na próxima, acerto no coração", um thriller sobre um serial killer de garotas com direção de Cédric Anger e excelente atuação de Canet.
A França continua investindo fortemente em comédias leves com grandes e experientes atores, entre as quais se destaca "Beijei uma Garota", novo filme com o galã Pio Marmaï dirigido por Noémie Saglio e Maxime Govare, que trazem uma temática de identidade sexual com bom humor. Ainda na parte de relacionamentos, a comédia "Papa ou maman", de Martin Bourboulon, aborda o divórcio "à francesa" e foi um dos destaques nas bilheterias Francesas com mais de 3 milhões de espectadores. Para os apreciadores de Animação, o Festival traz "Asterix e o Domínio dos Deuses", de Louis Clichy, a primeira animação em computação gráfica 3 D e que foi baseada em histórias em quadrinhos.
O MaDame Lumiére fez uma seleção especial de filmes do Festival e cobrirá com críticas imperdíveis durante todo este período para que você fique por dentro do melhor apresentado na cinematografia Francesa.
Au revoir!
Cristiane Costa, Editora

0 comments:
Caro(a) leitor(a)
Obrigada por seu interesse em comentar no MaDame Lumière. Sua participação é essencial para trocarmos percepções sobre a fascinante Sétima Arte.
Este é um espaço democrático e aberto ao diálogo. Você é livre para elogiar, criticar e compartilhar opiniões sobre cinema e audiovisual.
Não serão aprovados comentários com insultos, difamações, ataques pessoais, linguagem ofensiva, conteúdo racista, obsceno, propagandista ou persecutório, seja à autora ou aos demais leitores.
Discordar faz parte do debate, desde que com respeito. Opiniões diferentes são bem-vindas e enriquecem a conversa.
Saudações cinéfilas
Cristiane Costa, MaDame Lumière