Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

A Sétima Arte pela Sétima Arte Trinta anos após Depois do Vendaval ( The Quiet Man ), épico romântico clássico de John Ford, o cineasta St...

Metalinguagem no Cinema: Depois do Vendaval (1952) e E.T. - O Extrarrestre (1982)

A Sétima Arte pela Sétima Arte





Trinta anos após Depois do Vendaval (The Quiet Man), épico romântico clássico de John Ford, o cineasta Steven Spielberg fez uma encantadora e bela homenagem metalinguística em seu E.T. ao incorporar e revisitar uma das mais apaixonantes cenas entre John Wayne e Maureen O' Hara. Na sequência da aula de laboratório na escola, Elliot (Henry Thomas) estabelece uma sensitiva conexão com o extraterrestre, enquanto o E.T. está em casa embriagado e assistindo à Depois do Vendaval. Quando E.T. assiste à emblemática cena de beijo entre Wayne e O'Hara, a sala de aula de Eliot está em completo alvoroço. O pequeno Eliot incorpora totalmente o espírito decidido e viril de John Wayne, puxa a colega de classe para si e lasca-lhe um beijo. Sequências adoráveis e inesquecíveis em um diálogo atemporal que somente o Cinema poderia criar. Sublime!

















2 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière