Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por Rodrigo Qohen Jornalista e quadrinista pelo selo independente  Baboon Mix Baseado no livro homônimo do autor americano Nathan...

No Coração do Mar (In The Heart of The Sea, 2015), de Ron Howard





Por Rodrigo Qohen
Jornalista e quadrinista pelo selo independente Baboon Mix


Baseado no livro homônimo do autor americano Nathaniel Philbtock, “No Coração do Mar” (In the Heart of the Sea) narra a jornada e tragédia da tripulação do navio baleeiro Essex perante à magnanimidade da cachalote branca que inspirou a caracterização de Moby Dick, esta, por sua vez, criada por Herman Melville (1819-1891).



Crédito foto: Jonathan Prime  © 2015 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.


Chris Hemsworth, mais magro  para desempenhar o papel de Owen Chase


Prometendo uma das maiores remessas de óleo de baleia – o material era um dos combustíveis mais usados da época em que petróleo ainda não fora descoberto –, a nau americana Essex, em 1820, parte para os mares sob o comando do inábil e bem-nascido Capitão George Pollard Jr. (Benjamin Walker, o Abraham Lincoln caçador de vampiros). Chris Hemsworth (também o Thor em Vingadores) é Owen Chase, a figura central da trama e o segundo em comando na embarcação. O marinheiro de origens humildes é um dos melhores do ramo e tinha a promessa de que partiria para a aventura com título de capitão, mas a instituição patrocinadora da expedição muda seus planos colocando Pollard, herdeiro de uma tradicional família de baleeiros e fundadora da tal companhia, na liderança.








O enredo é dividido em dois núcleos: a jornada de caça aos grandes cetáceos e o “presente”, onde Melville (Ben Whishaw) faceja Thomas Nickerson (Brendan Gleeson), antes um jovem de 14 anos e criado de bordo (vivido por Tom Holland), o próximo  Homem-Aranha dos cinemas) e agora o velho amargurado e único sobrevivente da expedição que terminou em tragédia. Esta, resultado do náufrago causado pela grande baleia branca seguido de 90 dias à deriva com os remanescentes. O jovem garoto que dará vida ao herói aracnídeo é uma ótima surpresa e mostra maturidade e carisma em seu segundo drama aquático – interpretou uma das sofridas crianças em “O Impossível” (2012), longa que mostrou a experiência de uma família que sobreviveu ao tsunami do oceano índico em 2004.



Hemsworth, marcado por Thor, o deus nórdico brucutu , super-herói e membro dos Vingadores, mergulhou numa dieta hollywoodiana de perda de peso para viver seu personagem emagrecido pelos dias que passou em alto mar sob sol escaldante e falta de comida. O regime durou cerca de um mês e envolvia o consumo de 500 a 700 calorias diárias – a média para um homem comum é de 2500. Segundo o próprio ator, durante o processo que não recomenda para ninguém, se sentia “num daqueles reality shows de modelos” com seus companheiros, pois se pesavam cotidianamente e torciam para livrarem-se o máximo possível de quilos. Tanto sofrimento foi bem aproveitado na caracterização, mas não o suficiente para alarmar o público, afinal as interpretações não ultrapassam a cifra básica de melodrama para o tipo de situação. Nessa categoria, dentre os recentes, “A Vida de Pi” (2012) impressionou mais.



Crédito foto: Jonathan Prime  © 2015 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC.

SAM KEELEY como Ramsdell e CHRIS HEMSWORTH como Owen Chase


Sem grandes desapontamentos ou satisfações, “No Coração do Mar”, se revela como uma boa aventura. Ron Howard, o veterano diretor dificilmente faz filmes de qualidade baixa, mas se alterna entre os ótimos e os razoáveis – como nesse caso. “Rush: No Limite da Emoção” (2013), seu último trabalho, figura entre os pontos altos da carreira, enquanto “O Dilema” (2011), o predecessor, é mais fraco. Não há viradas narrativas inteligentes e o roteiro é preenchido com diálogos rasos – não há nenhuma frase memorável – e dramas preguiçosos, como a rixa entre os primeiro e segundo dirigentes do Essex, que não se aprofunda e ainda termina de forma banal.  O longa que conta a história que idealizou “Moby Dick”, se revela como previsível e esquecível.







Ficha técnica do filme Imdb No coração do Mar

Distribuição: Warner bros. pictures Entertainment
Lançamento nacional: 03/12/2015
Editora: Cristiane Costa aka MaDame Lumière
Fotos: uma cortesia Warner Bros Pictures



0 comentários:

Prezado(a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e informações sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog democrático e sério, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema.

No entanto, serão rejeitadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

MaDame Lumière