Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Rapidinhas no Madame: Porque o que importa é o prazer da Cinefilia So bre a história: O reporter Tintin ( Jamie Bell) e o capitão Haddock...

Rapidinhas no MaDame: As Aventuras de TinTin: O Segredo do Licorne ( The Adventures of TinTin) - 2011




Rapidinhas no Madame:

Porque o que importa é o prazer da Cinefilia



Sobre a história: O reporter Tintin (Jamie Bell) e o capitão Haddock (Andy Serkis) partem em uma aventura em busca de um tesouro deixado pelos ancestrais de Haddock. Para encontrá-lo e desvendar o segredo do Licorne que o cerca, terão que enfrentar a vilania de Rackham (Daniel Craig) que tem contas antigas a acertar com o capitão.


Opinião Geral sobre o filme: É uma animação produzida por dois gênios, Steven Spielberg e Peter Jackson, em uma parceria que demonstra que ambos têm um trabalho impecável para trabalhar com efeitos especiais e conteúdo cinematográfico de aventuras em grandes produções. Sem dúvidas, o ponto forte do filme são suas virtudes técnicas em um trabalho de animação muito bem projetado e finalizado, absolutamente minucioso na perfeição do realismo dos personagems na tela grande. As peripécias acrobáticas da jornada de Tintin e Raddock em termos de animação são fantásticas, o que prova que o longa é um exemplo de especial homenagem a um personagem carismático dos quadrinhos de Hergé que ganha vida no Cinema. Porém, nem tudo é perfeito e, embora o filme seja esteticamente impecável , o roteiro deixa bastante a desejar e não apreende a atenção como uma história envolvente, cheia de mistério e reviravoltas. Tal fato só demonstra que tecnologia e criatividade em animação não funcionam para atingir 100% de primor cinematográfico sem uma cativante e emocionante história. Ainda assim, As Aventuras de Tintin é uma excelente diversão para toda a família e deve agradar os fãs do adorado heroi.



O prazer: A estética visual com um incrível trabalho de animação que entretém e fascina. O expectador se sentirá parte do mundo Tintin, primoroso como Arte em animação.


O desprazer: A história em si é muito regular e pouco inovativa, sem muita profundidade narrativa convertida em ações que realmente façam diferença para a relação afetiva do espectador com TinTin, além do mais, o personagem de TinTin não tem carisma no filme, nada que efetivamente o conecte emocionalmente com um espectador que não seja fã dele desde os quadrinhos, portanto é mais fácil gostar do cachorrinho dele e dar risada com o capitão Haddock e sua devoção pela cachaça. Mais adiante, em um ponto da projeção da animação, o expectador mais atento e exigente se perguntará se a história é só aquilo mesmo.


Por que vale a rapidinha? É uma animação fascinante do ponto de vista estético e criativo e que deve ser analisada e desfrutada em sua beleza. É o tipo de longa que faz o público ver como há pessoas inteligentes, inovativas e perfeccionistas em Hollywood e porque eles sabem fazer animação a um nível de excelência impressionante.

Rendimento:

Informações sobre o filme, acesse ImdB

3 comentários:

  1. Adorei essa rapidinha Madame!
    No ponto e pontuando muito bem seu prazer e desprazer com a fita. Ótima reflexão e ajuda para quem ainda não viu o filme e deseja assistir.

    Eu AMO Tintin e sou suspeito para dizer isso, ha!

    Beijos do curador

    ResponderExcluir
  2. Curador, obrigada pela visita. É sempre uma honra tê-por aqui.
    Eu achei Tin Tin divino como Arte em Animação. É sublime e perfeita. Talvez por conta dessa perfeição visual, eu queria uma história emocionante, mas entendo que o verossimil com a obra de Hergé falou mais alto e, portanto, merece os aplausou!
    bjs, sua Darling

    ResponderExcluir
  3. Bem, concordo em tudo. Mas, mesmo com o roteiro raso, personagens unidimensionais, me senti tão envolvido pela trama, achei tão divertido, que simplesmente amei, conseguindo ignorar todos os defeitos. A técnica é sublime mesmo, beirando o real. Pra mim, esse é o Spielberg de verdade. Um moleque fazendo cinema. Não o aborrecido por trás de Cavalo de Guerra.

    ResponderExcluir

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière