Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Documentário sobre Paralamas do Sucesso Disponível na programação Festival Internacional de Documentários 2020 23 de setembro a 04 de outu...

Os Quatro Paralamas (2020)

 



Documentário sobre Paralamas do Sucesso


Disponível na programação Festival Internacional de Documentários 2020

23 de setembro a 04 de outubro - www.etudoverdade.com.br 


Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação


Entre as bandas de Rock Brasileiras que construíram uma sólida e respeitável trajetória e fazem parte das histórias de milhões de Brasileiros destaca-se os Paralamas do Sucesso, formado pelos músicos Herbert Vianna , Bi Ribeiro e João Barone e o empresário Zé Fortes, todos amigos desde a juventude. Cada canção é uma memória espetacular de uma banda que conseguiu alcançar os afetos das classes A a E, com uma popularidade tremenda que vai da Brasilidade das periferias às festas dos jovens da elite. É exatamente essa competência de fazer boa música e criar um laço afetivo com um público amplo que os transformou em uma banda icônica do rock nacional.





O documentário "Os Quatro Paralamas" (2020) é sobre uma nostálgica jornada de amizade, música e superação da banda e, primordialmente, trata-se de um documentário de um fã confesso, o diretor  Roberto Berliner, que trabalha com a co-direção de Paschoal Samora. Desde 1983, o documentarista já acompanhava as apresentações da banda no Circo Voador (RJ). Nessa produção, eles acessam arquivos de shows como os do Rock in Rio, a internacionalização da carreira, o acidente de Herbert Vianna e a permanência dos Paralamas em uma fase mais intimista e madura.




Roberto Berliner



Paschoal Samora


Na edição do material, buscou-se equilibrar os momentos musicais, como fragmentos de clips e shows da banda, entrecortados por apresentações musicais descontraídas e acústicas em casa e bate papos na sala de estar. Nesse ponto, embora o documentário apresenta uma estrutura mais tradicional como um produto audiovisual que se aproxima da TV,  ele é bastante honesto e espontâneo na forma como reflete o bom humor, a amizade e o profissionalismo do grupo. Ele também homenageia pessoas que são importantes nessa trajetória como o ex-integrante Vital Dias, o tecladista João Fera e a ex-esposa de Herbert Vianna, Lucy Needham Vianna, que faleceu no acidente de ultraleve em 2001.




O maior prazer do documentário está em perceber que, após mais de 40 anos de carreira, Os Quatro Paralamas continuam com uma amizade inabalável e com uma simplicidade ímpar no jeito de ser. Isso é apaixonante e singular! Normalmente o meio artístico é uma seara competitiva e vaidosa partindo de várias dimensões para a manutenção do sucesso como egos, patrocínio, agenda de shows, direitos autorais, participação nos resultados, preferências e escolhas artísticas, entre outros, sendo assim,  manter uma banda ativa e icônica não é para qualquer um. Com esse belo documentário, é visível o respeito mútuo entre eles, além do patrimônio que a banda representa para a cultura Brasileira.


Na dimensão da superação da banda, o acidente de Herbert Vianna na qual ele ficou tetraplégico e perdeu a grande companheira de sua vida reforça o profundo exercício de empatia, lealdade e amor desses grandes amigos e profissionais. Eles permaneceram unidos, e tentaram ao máximo transformar esse momento como uma forma de se renovar musical e artisticamente.


Registros incríveis que valem a sessão. (Foto: Reprodução)



É um documentário imperdível que integra a programação do Festival É tudo Verdade 2020 e tem nostálgicos registros, entre eles, uma belíssima sequência fotográfica bem estilo Boteco, com os músicos em um bar tomando cerveja. Sem dúvidas, um dos melhores momentos! É recomendado pela sua capacidade de mostrar que aquela banda de adolescentes não perdeu sua identidade, força e união; uma banda que alcançou o topo mas também soube lidar com as consequências naturais da maturidade na carreira, principalmente em um Brasil contemporâneo que, infelizmente, não tem valorizado à altura esses artistas excepcionais que ajudaram muito a construir o legado musical do país.





Assista ao filme on-line e gratuito no Festival hoje, 26/09/20 às 21 h e em 27/09/20 às 15 h, nesse link.


Fotos , uma cortesia da assessoria do festival. Divulgação permitida.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière