Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Comunicação A segunda fase da 25ª edição do Festival Inter...

É tudo verdade começa hoje (23/09) - 25º Festival Internacional de Documentários 2020

 



Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação


A segunda fase da 25ª edição do Festival Internacional de Documentários (É tudo verdade/ It´s all true) acontece na plataforma de streaming do Festival, de 23 a 4 de outubro, on-line e gratuito no endereço : www.etudoverdade.com.br

O evento é patrocinado pelo Itaú e Sabesp. Entre demais parceiros, SESC-SP, Itaú Cultural e SPCine e apoio do Ministério do Turismo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.


                            A cordilheira dos Sonhos, de Patrício Guzmán. (Reprodução)

 

Serão um total de 60 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens em competição, além de um hors-concours. Na abertura de hoje, será apresentado "A Cordilheira dos Sonhos" (La Cordillera de los Sueños, 2019), longa de um dos documentaristas mais renomados do mundo, Patrício Guzmán  e vencedor do Olho de Ouro do Festival de Cannes em 2019. Ocorre presencialmente para convidados no Belas Artes Drive-in (São Paulo) e sessão online na plataforma, todos iniciando às 20h30, e amanhã (24/09) reexibição via streaming às 15h.

Fazem parte da programação atrativos títulos Brasileiros como "Atravessa a vida", de João Jardim, "Os Quatro Paralamas", de Roberto Berline e Paschoal Samora, "Boa noite " de Clarice Saliby  "Meu Querido supermercado", de Tali Yankelevich, entre outros.

 

João Jardim, um dos melhores documentaristas Brasileiros em "Atravessa a Vida", sobre jovens de uma escola pública no Sergipe que se preparam para o ENEM (Reprodução)

 
 

Na competição de longas -metragens internacionais, alguns destaques para o Romeno "Colectiv" de Alexander Nanau, que aborda o incêndio na boate Colectiv em Bucareste (2015), trazendo temas como sistema de saúde, política, fraude e jornalismo investigativo, a coprodução Tcheca e Francesa "Forman vs Forman", de Helena Tretísková e Jakub Hejna, sobre o famoso cineasta tcheco Milons Forman, "O Rolo Proibido" de Ariel Nasr que conta sobre cineastas afegãos, sua luta e resistência para fazer Cinema e contra o Talibã, e "Golpe 53", de Taghi Amirani, que aborda o golpe anglo-americano no Irã em 1953.


A programação de sessões de curtas-metragens, foco latino-americano e sessões especiais, filmes na plataforma do Itaú Cultural, filmes no SESC-SP, debates com diretores e 17ª conferência internacional de documentários também podem ser consultada no site oficial do evento.


Para assistir,  é recomendado atenção aos horários de início e permanência online dos filmes, pois o festival funciona como se fosse exibições em salas físicas. Entre as regras de exibição estão, conforme divulgado pela assessoria de imprensa do Festival(*):

 

A competição brasileira de longas-metragens terá duas sessões online de cada título, às 21h e às 15h do dia seguinte à estreia. Limite de 1500 visionamentos por título, no www.etudoverdade.com.br.

 

Os longas-metragens da disputa internacional estrearão diariamente no site do festival às 18h, com duas exceções também às 13h (dias 26/9 e 3/10) e permanecendo disponíveis por até 24 horas. Limite de 1000 visionamentos por títulos, no www.etudoverdade.com.br.

 

As competições brasileira e internacional de curtas-metragens foram divididas em dois programas, cada qual com três sessões on-line programadas. Limites de 1500 para os curtas brasileiros e 1000 para os internacionais, em www.etudoverdade.com.br.

 

Dois títulos brasileiros selecionados para Sessões Especiais (Santiago das Américas e Garoto) terão exibições únicas, com limite de 1500 visionamentos, em www.etudoverdade.com.br.

 

Os filmes internacionais das mostras paralelas (Sessões Especiais; O Estado das Coisas; Foco Latino-Americano) terão suas estreias em horários determinados e permanecerão disponíveis por até 24 horas. Limite de 1000 visionamentos, com exceção para “Brouwer, A Origem da Sombra”, com limite de 500 visionamentos, em www.etudoverdade.com.br.

 

O filme de abertura do É Tudo Verdade, “A Cordilheira dos Sonhos”, será exibido on-line às 20h30 de 23/9 e às 15h de 24/9. Limite de 1000 visionamentos, em www.etudoverdade.com.br.

 

O filme encerramento do É Tudo Verdade, a ser anunciado, estreará on-line às 20h de 4/10, permanecendo disponível por até 24 horas. Limite de 1000 visionamentos, em www.etudoerdade.com.br.

 

NA PLATAFORMA ITAÚ CULTURAL

 

Seis documentários serão apresentados na Plataforma Itaú Cultural, cinco dos quais no quadro da 17ª Conferência Internacional do Documentários: https://www.itaucultural.org.br/. “40 Dias para Aprender Cinema”, “A Televisão e Eu”, “Gyuri” e “O Segundo Encontro”, mais “Volkswagen: Operários na Alemanha e no Brasil” (É Tudo Verdade, 25), estarão disponíveis gratuitamente de 23/9 a 4/10, sem limite de visionamentos.

 

“Santos Dumont: Pré-Cineasta?” estará disponível gratuitamente das 13h de 24/9 às 9h de 25/10, sem limite de visionamentos

 




A  cerimônia de premiação ocorrerá em 04/10 a partir das 18 h, depois  a exibição do filme de encerramento na plataforma de streaming às 20 h. O longa selecionado é "Desesperado", sobre o grande cineasta Alemão Wim Wenders. "Dirigido pelo australiano Eric Fiedler (It Must Schwing: The Blue Note Story) e por Andreas Frege – mais conhecido como Campino, vocalista da banda punk alemã Die Toten Hosen – Wim Wenders, Desperado é uma meditação intimista sobre o trabalho de um visionário que soube refletir o espírito de sua geração."(*)

 


 

 

 

(*) Fotos, informações do evento e trechos, uma cortesia da assessoria do Festival. Divulgação autorizada.

0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière