Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por Cristiane Costa, #MaDameLumièreNews Você é  fã ou aprecia  dos filmes adaptados e inspirados pela  obras de Stephen ...

Mostra CCBB : STEPHEN KING: O medo é seu melhor companheiro






Por Cristiane Costa, #MaDameLumièreNews



Você é  fã ou aprecia  dos filmes adaptados e inspirados pela  obras de Stephen King?
Vem aí, a Mostra  STEPHEN KING: O medo é  seu melhor companheiro, uma realização  do Centro  Cultural  Banco  do Brasil. 😍

Um evento imperdível  para quem deseja prestigiar  um dos principais influenciadores do  horror nos Cinemas. Diretores como
Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter, David Cronenberg se renderam a esse mestre.

A Mostra começa  no Rio de Janeiro, de 24 de Julho a 19 de agosto, com preços  acessíveis   R$10,00 (inteira) / R$5,00 (meia). Depois  segue  para o CCBB São Paulo , de 4 a 30 de setembro, e CCBB Brasília- de 8 de outubro a 3 de novembro.

Estarão  na programação  grandes  clássicos  como  Louca Obsessão, O iluminado, Cemitério  Maldito, Comboio do terror, Carrie - a estranha, O apanhador de sonhos, O nevoeiro, Christine - O carro Assassino, entre outros. O mais recente, IT A Coisa, também será  exibido.




LISTA DE FILMES BASEADOS NA OBRA DE STEPHEN KING 
(organizados em ordem alfabética) 

A CRIATURA DO CEMITÉRIO (Graveyard Shift) 
1990, 89 min. 
Direção: Ralph S. Singleton, 1990. Com David Andrews, Kelly Wolf, Stephen Macht, Andrew Divoff, Vic Polizos, Brad Dourif e Dana Packard.  
Adaptação do conto Último Turno, do livro Sombras da Noite. Um operário trabalha à noite numa companhia têxtil infestada de ratos. Por "diversão", ele começa a a jogar os ratos numa máquina trituradora de algodão, até que alguém faz o mesmo com ele. Um patrão desonesto e um exterminador de ratos neurótico de guerra se esforçam para dar cabo dos roedores, contudo uma criatura muito mais perigosa e mortal começa a vitimar várias pessoas até desembocar num labirinto de esgotos e catacumbas.  
Classificação: 18 anos 

A DANÇA DA MORTE (The Stand) 
1994, 360 min. 
Direção: Mick Garris. Com Gary Sinise, Molly Ringwald, Jamey Sheridan e Laura San Giacomo. Uma mutação do vírus da gripe espalha-se mortalmente por inúmeras regiões dos EUA. Dois grupos de pessoas mostram-se imunes. Um, sonha com uma velha senhora num milharal e outro sonha com um ser diabólico. É chegada a hora de escolher de qual lado se vai lutar.  
Classificação: 16 anos 

À ESPERA DE UM MILAGRE (The Green Mile) 
1999, 189 min. 
Direção: Frank Darabont. Com Tom Hanks, ‎Michael Clarke Duncan,‎David Morse e Sam Rockwell. Um sujeito enorme é condenado à morte por assassinar duas gêmeas. Embora professe inocência, sua sentença já foi dada, resta a ele e a seus carcereiros, a espera. Ocorreria algum milagre? Ou... Milagres?  
Classificação: 14 anos 

A HORA DO LOBISOMEM (Silver Bullet) 
1985, 95 min. 
Direção: Daniel Attias. Com Corey Haim, Gary Busey, Terry O’Quinn e Megan Follows.  
Também conhecido como Bala de Prata. Uma série de assassinatos abala uma cidadezinha interiorana. Todos acham ser um serial killer, mas um jovem cadeirante sabe que é algo muito mais mortal...  
Classificação: 16 anos 

A MALDIÇÃO (Thinner) 
1996, 92 min. 
Direção: Tom Holland. Com Robert John Burke, Joe Mantegna e Lucinda Jenney.  
Advogado obeso atropela e mata um cigano e graças a sua influência escapa de cumprir alguma pena. O problema é que a família do cigano roga uma praga para que ele perca peso... mas de uma maneira fatal.  
Classificação: 16 anos 

A METADE NEGRA (The Dark Half) 
1993, 122 min. 
Direção: George A. Romero. Com Thimothy Hutton, Amy Madigan, Michael Hooker e Julie Harris.  
Um escritor de livros de horror adota um pseudônimo. Com o tempo, ele tenta acabar com tal nome, porém este adquire vida própria e começa a ameaçar o escritor e sua família.  
Classificação: 18 anos 

A TEMPESTADE DO SÉCULO (Storm Century) 
1999, 257 min. 
Direção: Craig R. Baxley. Com Becky Ann Baker, Kathleen Chalfant, Adam Zolotin e Adam LeFevre.  
À beira de uma terrível tempestade, os habitantes de uma ilhota veem-se às voltas com um misterioso estranho que parece saber dos segredos de todos por ali...  
Classificação: 14 anos 

ARQUIVO X – EPISÓDIO FEITIÇO (X-Files: EpisodeChinga) 
1998, 44 min. 
Direção: Kim Manners. Com David Duchovny, Gillian Anderson.  
Roteiro do episódio de Stephen King, para série icônica dos anos de 1990. O título do episódio é um coloquialismo espanhol para o termo “Feitiço”. A história de uma terrível boneca amaldiçoada e a destruição causada por onde quer que ela passe.  
Classificação: 12 anos  

ÀS VEZES ELES VOLTAM (Sometimes They Come Back) 
1991, 98 min. 
Direção: Tom McLoughlin. Com Tim Matheson, William Sanderson e Nicholas Sadler. 
Professor tentar retornar à cidade onde nasceu e começar do zero, contudo pessoas começam a morrer e até os assassinos de seu irmão, já devidamente mortos, reaparecem.  
Classificação: 18 anos 

CARRIE, A ESTRANHA (Carrie) 
1976, 92 min. 
Direção: Brian De Palma. Com Sissy Spacek, Piper Laurie e John Travolta.  
Sinopse: Adolescente excessivamente tímida tem dificuldades em lidar com sua classe escolar e com os delírios religiosos da mãe. Aos poucos ela percebe que tem certas habilidades especiais que ninguém mais possui.  
Classificação: 16 anos 

CEMITÉRIO MALDITO (Pet Sematary) 
1989, 103 min. 
Direção: Mary Lambert. Com Denise Crosby, Fred Gwynne e Dale Midkiff.  
Uma família vai morar numa casa desolada bem no meio de uma estrada perigosamente movimentada. Com a morte do gato de estimação, coisas muito estranhas começam a acontecer.  
Classificação: 16 anos 

CHAMAS DA VINGANÇA (Firestarter) 
1984, 124 min. 
Direção: Mark L. Lester. Com Drew Barrymore, Heather Locklear, George C. Scott e ArtCarney. A filha de um casal que passou por certas experiências na infância, adquire o poder de manipular o fogo. Logo, ela começa a ser perseguida por uma estranha agência.  
Classificação: 16 anos 

CHRISTINE, O CARRO ASSASSINO (Christine) 
1983, 109 min. 
Direção: John Carpenter. Com Keith Gordon, Alexandra Paul e Harry Dean Stanton.  
Um Plymouth Fury, 1958, vermelho, torna-se a obsessão de um jovem apaixonado por carros antigos. O que ele não esperava é que a recíproca fosse verdadeira. E mortal.  
Classificação: 18 anos 

COLHEITA MALDITA (Children of The Corn) 
1984, 93 min. 
Direção: Fritz Kiersch. Com Linda Hamilton, John Franklin e Peter Horton.  
Uma seita bizarra de crianças se reúne num milharal decidindo quem vive ou morre. Algo de sobrenatural parece estar sempre à espreita.  
Classificação: 16 anos 

COMBOIO DO TERROR (Maximum Overdrive) 
1986, 97 min. 
Direção: Stephen King. Com Stephen King, Emilio Estevez, Laura Harrington e Pat Hingle.  
Vagamente inspirado no conto “Caminhões”, mais um do livro “Sombras da Noite”, único filme dirigido por Stephen King. Trata-se de uma revolta de máquinas, mais especificamente de grandes caminhões.  
Classificação: 18 anos 

CONTA COMIGO (Stand by Me) 
1986, 89 min. 
Direção: Rob Reiner. Com Will Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman e Kiefer Sutherland.  
Um escritor recorda uma perigosa aventura vivida com os amigos no verão de 1959. Ritos de passagem e a mais pura beleza da juventude.  
Classificação: 12 anos 

CREEPSHOW - ARREPIO DO MEDO (Creepshow) 
1982, 100 min. 
Direção: George A. Romero. Com Hal Holbrook, Adrienne Barbeau, Leslie Nielsen e Ted Danson. 
Um pai tira das mãos do filho, a revista Creepshow e joga no lixo. Com o vento abrindo as páginas, revelam-se histórias como a de um pai vingativo morto-vivo, um meteoro que cai numa fazenda afetando a plantação e ao próprio fazendeiro, um casal de adúlteros voltando da morte, uma caixa com algo vivo dentro e um monte de baratas.  
Classificação: 18 anos 

CUJO (Idem) 
1983 164 min. 
Direção: Lewis Teague. Com Dee Wallace e Ed Lauter.  
Um dócil cão São Bernardo, mordido por um morcego-vampiro, torna-se um monstro terrível, aprisionando uma mulher e seu filho dentro de um carro quebrado, sob um calor escaldante. 
Classificação: 16 anos 

DESESPERO (Stephen King’s Desperation) 
2006, 131 min. 
Direção: Mick Garris. Com Tom Skerritt, Ron Perlman, Annabeth Gish e Charles Durning. 
Casal cruzando a estrada é detido por porte de maconha, pela figura pra lá de sinistra de um xerife, aparentando desequilíbrio. Paulatinamente eles vão percebendo que algo sobrenatural ronda aquele sujeito e sua cidade...  
Classificação: 16 anos 

ECLIPSE TOTAL (Dolores Claiborne) 
1995, 132 min. 
Direção: Taylor Hackford. Com Kathy Bates, Jennifer Jason Leigh,Judy Parfitt e Christopher Plummer.  
Uma jornalista investiga a vida de uma viúva suspeita de matar duas pessoas. Mal sabe ela que isso provocará mudanças em sua própria vida.  
Classificação: 16 anos 

IT, A COISA (It) 
2017, 134 min. 
Direção: Andrés Muschietti. Com Bill Skarsgård, Finn Wolfhard, Javier Botet e Nicholas Hamilton.  
Segunda adaptação do livro homônimo de Stephen King.Por séculos, o palhaço assassino Pennywise persegue os moradores de uma pequena cidade, até que um grupo de garotos decide enfrentá-lo custe o que custar...  
Classificação: 16 anos 

IT - UMA OBRA PRIMA DO MEDO (It) 
1990, 192 min. 
Direção: Tommy Lee Wallace. Com Tim Curry, Richard Thomas, Seth Green e Anette O’Toole.  
Um grupo de crianças defronta-se com o Mal encarnado num aterrorizante indivíduo vestido de palhaço. Por muito pouco o grupo sobrevive. Agora, trinta anos depois, ele está de volta. E o grupo precisa formar-se novamente.  
Classificação: 14 anos 

LEMBRANÇAS DE UM VERÃO (Hearts in Atlantis) 
2001, 101 min. 
Direção: William Goldman. Com Anthony Hopkins, Anton Yelchin e Mika Boorem. 
Baseado num dos livros mais vendidos de Stephen King. A convivência de um jovem com um homem idoso e misterioso transforma-lhe completamente a visão de vida.  
Classificação: 14 anos 

LOUCA OBSESSÃO (Misery) 
1990,0 107 min. 
Direção: Rob Reiner. Com Kathy Bates, James Caan e Lauren Bacall.  
Famoso escritor sofre sério acidente próximo à casa de sua fã número um. Ela se compromete a cuidar dele, quando acaba tendo acesso a seu próximo livro e descobre que sua personagem preferida irá morrer...  
Classificação: 14 anos 

MONTADO NA BALA (Riding The Bullet) 
2004, 98 min. 
Direção: Mick Garris. Com Jonathan Jackson, David Arquette e Barbara Hershey.  
Após o falecimento do pai e de tentar o suicídio por conta de uma namorada, sujeito acaba fascinado pela ideia de morte. Ao socorrer sua mãe, a ida ao hospital torna-se uma jornada bizarra de pânico e mistério.  
Classificação: 16 anos 

NA HORA DA ZONA MORTA (The Dead Zone) 
1983, 100 min. 
Direção: David Cronenberg. Com Christopher Walken, Martin Sheen e Brooke Adams. 
Após sofrer um grave acidente, professor de literatura desperta de um longo coma e começa a adivinhar o futuro das pessoas, na forma de tragédias.  
Classificação: 12 anos 

O APANHADOR DE SONHOS (Dreamcatcher) 
2003, 136 min. 
Direção: Lawrence Kasdan. Com Morgan Freeman, Jason Lee e Thimothy Olyphant.  
Os mistérios da mente humana, uns terríveis parasitas alienígenas e um militar beirando a insanidade. Um grupo de amigos em guerra contra a destruição do planeta.  
Classificação: 14 anos 

O APRENDIZ (Apt Pupil) 
1998, 111 min. 
Direção: Bryan Singer. Com Ian McKellen, Brad Renfro, Joshua Jackson, Mickey Cottrell e Michael Reid.  
Um jovem descobre-se fascinado pela história do nazismo, até que esse fascínio assume conotações perigosas, quando ele descobre que um velho vizinho é um comandante nazista procurado pela polícia.  
Classificação: 18 anos 

O ILUMINADO (The Shinning) 
1980, 120 min. 
Direção: Stanley Kubrick. Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Scatman Crothers e Danny Lloyd.
Escritor em crise, aceita a proposta de, junto à esposa e o filho pequeno, hospedar-se num hotel afastado, durante um rigoroso inverno. Ali, ele terá todo o isolamento necessário para escrever... Mas, estarão mesmo isolados?  
Classificação: 16 anos 

O ILUMINADO (The Shinning) 
1997, 273 min. 
Direção: Mick Garris. Elliott Gould, Melvin Van Peebles, Pat Hingle e Rebecca De Mornay. 
A adaptação mais fiel do livro de Stephen King. Produzido para a TV. Escritor em recuperação de alcoolismo torna-se o zelador de um hotel amaldiçoado, levando consigo a esposa e o filho. 
Classificação: 16 anos 

O NEVOEIRO (The Mist) 
2007, 126 min. 
Direção: Frank Darabont. Com Thomas Jane, Laurie Holden e Marcia Gay Harden.  
Numa cidade do interior, uma tempestade traz misteriosa neblina. Um pintor e seu filho refugiam-se num pequeno mercado e observam que do tal nevoeiro saem terríveis criaturas assassinas.  
Classificação: 16 anos 

O SOBREVIVENTE (The Running Man) 
1987, 101 min. 
Direção: Paul Michael Glaser. Com Arnold Schwarzenegger, Yaphet Kotto, María Conchita Alonso.  
Em 2017, durante um colapso econômico, os EUA vivem sob um estado policial e autoritário. Um programa de TV de muita audiência é um reality show mortal chamado O Sobrevivente.  
Classificação: 16 anos 

OLHOS DE GATO (Cat’sEye) 
1985, 94 min. 
Direção: Lewis Teague. Com Drew Barrymore, James Woods e Alan King.  
Três histórias: uma terrível clínica para fumantes, uma aposta entre um marido e o amante da esposa e uma criança perseguida por uma monstruosa criatura. Duas destas histórias são do livro Sombras da Noite.  
Classificação: 16 anos 

OS VAMPIROS DE SALEM (Salem’sLot) 
1979, 184 min. 
Direção: Tobe Hooper. Com James Mason, David Soul e Lance Kerwin.  
No interior dos EUA, um escritor começa a investigar misteriosos assassinatos, enquanto sua cidade vai aos poucos sendo infestada por vampiros.  
Classificação: 14 anos 

PACTO MALIGNO (Mercy) 
2014, 79 min. 
Direção: Peter Cornwell. Com Chandler Riggs, Frances O'Connor, Dylan McDermott, Mark Duplass e Hana Hayes.  
Uma mãe solteira e seus dois filhos se mudam para uma velha casa de uma avóque teve derrame, o que resultou em sequelas psicológicas e físicas. E o que se torna cada vez mais sabido é que a tal senhora pode guardar segredos. E segredos terríveis.  
Classificação: 16 anos 

PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS (Nightmares and Dreamscapes)  
2006, Vol 1 - 153 min., Vol 2 - 134 min., Vol 3 - 89 min. 
Direção: Rob Bowman e Mikael Salomon. Com William Hurt, William H. Macye, Tom Berenger. 
Baseado em oito contos do livro homônimo, histórias curtas que vão de brinquedos assassinos a uma cidade sem saída, um personagem literário, o sonho de um mundo em paz, uma pintura que ganha vida e um tesouro escondido, o veneno de cobra e lendas mortas do rock. Classificação: 16 anos 

SACO DE OSSOS (Bag of Bones) 
2012, 157 min. 
Direção: Mick Garris. Com Pierce Brosnan, Melissa George e Annabeth Gish.  
Célebre escritor não consegue superar a morte da esposa e procura paz e sossego numa cabana próxima a um lago, onde conhece uma jovem viúva e sua filha. Isso até os fantasmas começarem a aparecer...  
Classificação: 16 anos 

SONÂMBULOS (Sleepwalkers) 
1992, 91 min. 
Direção: Mick Garris. Com Mädchen Amick, Brian Krause, Alice Krige e Ron Perlman.  
Adolescente se apaixona por um jovem misterioso no colégio, sem saber que ele e sua mãe se alimentam da vitalidade de garotas virgens. Incesto e um toque de erotismo, numa trama surpreendente.  
Classificação: 16 anos 

TROCAS MACABRAS (Needful Things) 
1993, 120 min. 
Direção: Fraser Clarke Heston. Com Max Von Sidow, BonnieBedelia, Ed Harris e Amanda Pkummer.  
Um antiquário abre suas portas numa pequena e pacata cidade. Seu proprietário parece saber o desejo de cada habitante e acaba satisfazendo-os com uma condição: que um morador pregue uma peça no outro. Logo a cidade é tomada por inúmeros incidentes fatais.  
Classificação: 16 anos 

UM SONHO DE LIBERDADE (Shawnshawk Redemption) 
1994, 142 min. 
Direção: Frank Darabont. Com Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton e William Sadler.  
A vida dura do presídio. Condenado a duas penas perpétuas, pela morte da esposa e do amante dela, sujeito inocente passa duras fases na cadeia, enquanto planeja sua fuga.  
Classificação: 16 anos 

VOO NOTURNO (RedEye) 
1997, 85 min. 
Direção: Mark Pavia. Com Miguel Ferrer, Julie Entwisle, Dan Monahan e Michael H. Moss. 
Repórter sensacionalista investiga um serial killer de pilotos que bem pode ser um... Vampiro! 
Classificação: 14 anos 

LISTA DE FILMES REFERÊNCIA PARA STEPHEN KING 
(organizados em ordem alfabética) 

A AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO (It Came From Outer Space) 
1953, 81 min. 
Direção: Jack Arnold. Com Richard Carlson, Barbara Rush, Charles Drake, Joe Sawyer, Russell Johnson e Kathleen Hughes 
Vagamente inspirado no conto The Meteor de Ray Bradbury. Um professor testemunha a queda de um meteoro no deserto do Arizona. O tal meteoro revela-se na verdade, uma nave extraterrestre, pilotada por seres monstruosos, contudo de índole aparentemente pacífica. Mesmo assim, sua forma física assusta, o que os obriga a metamorfosear-se em humanos, tornando a situação cada vez mais drástica.  

DESAFIO DO ALÉM (The Haunting)  
1963, 114 min. 
Direção: Robert Wise. Com Julie Harris, Claire Bloom, Richard Johnson, Russ Tamblyn, Fay Compton e Rosalle Crutchley 
Inspirado no romance Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, este filme é uma referência para o tema "Mansão mal-assombrada". Três pessoas são recrutadas para passar uns dias no referido imóvel, a estudar seus fenômenos. Entre a ciência e o sobrenatural, este trio terá de lutar pela própria sanidade e sobrevivência.  

HALLOWEEN, A NOITE DO TERROR (Halloween) 
1978, 91 min. 
Direção: John Carpenter. Com Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Tony Moran, Nancy Kyes, P.J. Soles, Charles Cyphers, Kyle Richards, Brian Andrews e John Michael Graham 
No dia do feriado de Halloween, um jovem assassina sua irmã a facadas. Um tanto atordoado, o garoto é levado ao manicômio em caráter definitivo. Anos depois, já adulto, ele consegue escapar e retorna à cidade onde tudo começou, em busca de mais vítimas. Obra que praticamente inaugurou o (sub) gênero "assassino imortal".  

O MONSTRO DO ÁRTICO (The Thing from Another World) 
1951, 87 min. 
Direção: Christian Nyby, Howard Hawks. Com Kenneth Tobey, Margaret Sheridan, James Arness, Robert Cornthwaite, James Young e Dewey Martin 
Adaptado do conto “Who GoesThere!” de John W. Campbell Jr. Criatura alienígena hibernando nalgum lugar do círculo polar ártico, é despertada por uma expedição e começa uma trilha de violência e mortes. Clássico de ficção científica e horror.  

VAMPIROS DE ALMAS (Invasion of the Body Snatchers) 
1956, 80 min. 
Direção: Don Siegel. Com Kevin McCarthy, DanaWynter, Larry Gates, King Donovan, Carolyn Jones, Jean Willes, Ralph Dumke, Virginia Christine e Tom Fadden  
Uma das obras mais adaptadas para o cinema (até o momento teve quatro adaptações), baseada no livro The Body Snatchers, de Jack Finney. 
Numa pequena cidade fictícia, sementes vindas do espaço entranham-se no solo de toda a Terra, desenvolvendo-se como grandes vagens e tomando formas humanas, substituindo aos poucos a população do planeta. Clássico cuja temática foi relacionada à invasão do comunismo, uma grande paranoia de então.   


Acompanhe  a programação  e novidades  nas redes sociais  do CCBB. MaDame Lumière não  vai perder  alguns filmes na telona!
www.twitter.com/ccbb_rj - www.facebook.com.br/ccbb.rj 



Foto: O iluminado, de Stanley Kubrick

Divulgação Via parceria Assessoria de Imprensa da Mostra: 
Sinny Assessoria e Comunicação 


0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière