sábado, 18 de dezembro de 2010

O Pôster de Filme da Semana: Watchmen - 2009



Por que este é o pôster da semana?

Watchmen, célebre HQ da DC Comics foi adaptada para os Cinemas em 2009 pelo diretor Zack Snyder em uma pop e sombria película dramática criminal que fez jus ao caratér duvidoso dos super heróis com suas falhas de personalidade e seus conflitos morais por trás de suas vulneráveis máscaras. Tudo começa com o assassinato misterioso de um deles, o Comediante, interpretado por Jeffrey Dean Morgan (Edward Blake), em uma excelente aparição que, por si só, ilustra a ambiguidade dos vigilantes mascarados. A morte do Comediante é o estopim para o que virá nos intrigantes desdobramentos do roteiro, por isso, nada mais coerente do que uma morte visualmente triunfal como a do incrível pôster da semana.

Enquanto as luzes iluminam a noite e os carros percorrem velozmente a avenida, eis que um corpo trajado em hobby de banho caí com estilhaços de vidros. Como em um emblemático adeus do comediante, lá está o seu símbolo smiley, sorrindo com a mancha de uma gota de sangue. O realismo do pôster com um visual HQ urbano e noturno que não perde a luminosidade da cidade é fascinante. É como se as luzes fossem os holofotes para enfocar a letal queda do Comediante. Estes pedacinhos de vidro são um deslumbre visual ao cartaz os quais, de tão transparentes, esvoaçantes e fragmentados, dão a verdadeira sensação de que a janela acabou de ser quebrada emitindo um ruído chocante; e que logo mais, estes mesmos estilhaços de vidro cairão no chão ao lado do corpo quebrado e ensanguentado do Comediante. Um corpo que mais parece uma sombra que caí surpreendentemente com pernas e braços abertos e desajeitados, um corpo que se perde na escuridão de sua morte... com um riso nos lábios.

Um comentário:

Prezado(a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e informações sobre a fascinante Sétima Arte.
Madame Lumière é um blog democrático e sério, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema. No entanto, serão rejeitadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.
Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

MaDame Lumière