Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

MaDame Retrospectiva  por Cristiane Costa 20. A lição (Urok)   [Dir: Kristina Grozeva e Petar Valchanov] "Nunca diga...

MaDame Retrospectiva : To 20 melhores filmes - 2015


MaDame Retrospectiva 
por Cristiane Costa


20. A lição (Urok) 
 [Dir: Kristina Grozeva e Petar Valchanov]

"Nunca diga: Desta água não beberei! Quando você menos espera, você ultrapassa seus limites morais e é testado."



19. Sabor da Vida (An) 
 [Dir: Naomi Kawase]

" A vida é bela e merece contínuas degustações, mas  uma constatação é clara: seu sabor também é amargo quando existe abandono, preconceito e intolerância."



18. Ponte dos espiões (Bridge of Spies) 
 [Dir: Steven Spielberg]

" Você pode escolher um caminho e uma jornada, por justiça ou por acreditar que alguém é inocente e merece uma segunda chance. Poucos homens são nobres com outros, entretanto, ainda encontraremos heróis."



17. Divertidamente (Inside out) 
 [Dir: Pete Docter , Ronnie del Carmen]

"A natureza humana é assim mesmo: louca, contraditória, alegre, triste, agressiva. Ainda assim, é possível se aceitar, ser feliz e conviver melhor com os variados humores."



16. O Clube  (El Club) 
 [Dir: Pablo Larraín]

"Se os pecados realmente existem, eles nunca serão pagos por determinada fé ou religião. A consciência é algo que o outro não pode mudar em uma pessoa."



15. Perdido em Marte (The Martin) 
 [Dir: Ridley Scott]

" Se tiver água em Marte, podemos viver por lá e não faltarão batatas. Vai ser  mais divertido do que na Terra, com certeza!"



14. O ano mais violento (The most Violent year) 
 [Dir: J.C Chandor]

"Por mais que alguém queira fazer as coisas certas, a ambição é um caminho sem volta, com alguns obstáculos difíceis, escolhas contundentes e uma dose de violência."



13. Dois dias, uma noite (Deux Jours, une nuit) 
 [Dir: Jean-Pierre Dardenne , Luc Dardenne]

" Já imaginou tendo que pedir uma ajuda ao seu colega de escritório, sendo que ele será prejudicado em algum aspecto se ele te ajudar? Não lhe peça!  Assistir a este filme antes já é suficiente para você desistir da ideia."



12. Leviatã (Leviafan) 
  [Dir: Andrey Zvyagintsev ]

" O mundo é corrupto e se você não tomar cuidado, ele te suga até o fundo do poço. Não é preciso ir à Rússia para notar que esta é uma história universal capaz de jogar qualquer homem comum em uma espiral destrutiva."



11. O clã (El Clan) 
  [Dir: Pablo Trapero ]

" O sistema ajuda a criar seus próprios monstros e ditadores que estão disfarçados de disciplina, moral e bons costumes. É a tradicional família universal, seja na Argentina, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo."



10. 45 anos ( 45 years) 
  [Dir: Andrew Haigh ]

"manter um casamento há anos é também abrir mão de certos dramas quando segredos  conjugais são revelados. O sofrimento existe e amar também é perdoar, tolerar, superar."



9.  De cabeça erguida (La tetê haute) 
  [Dir: Emmanuelle Bercot ]


"Existe esperança para os jovens deliquentes? Pelo menos, no Cinema Francês.



8.  Timbuktu ( Timbuktu) 
 [Dir: Abderrahmane Sissako ]

"O inferno não é bem aqui, há lugares piores onde a intolerância e o extremismo religioso não vêm sozinhos, eles são como uma prisão a populações de inocentes."



7.  Whiplash : Em busca da perfeição (Whiplash)
 [Dir: Damien Chazelle ]

"Quem nunca teve um professor carrasco, seja de música, de dança , de teatro etc  e se viu dividido entre a paixão pelas Artes e o  desejo de esganá-lo? 
É por aí! Mas no final , todos se entendem e a emoção da Arte é o que fez valer a pena."



6 .  Birdman  (ou a inesperada virtude da ignorância) 
  [Dir: Alejandro Iñarritú ]

"Não dá para ser bem sucedido para sempre. Não existem super heróis no cotidiano , apenas homens que vivem os devidos ciclos da vida, no sucesso e no fracasso, na solidão, com colegas ou família."



5.  Quando meus pais não estão em casa (Ilo Ilo) 
 [Dir: Anthony Chen ]

"Amadurecer é perceber que há coisas no dia a dia que não funcionam como queremos e não mudam de uma hora para outra. Lidar com a falta de dinheiro, de tempo e de afeto faz parte das famílias modernas em um mundo onde cada vez mais as pessoas se sentem solitárias e com contas a pagar."



4.  Norte - o fim da história (North - hangganan ng kasaysayan 
[Dir: Lav Diaz]

" A violência está nos mínimos detalhes e, assim, ela continuamente machuca e adoece a sociedade."



3.  Sono de inverno (Winter sleep/ Kis Uykusu)
  [Dir: Nuri Bilge Ceylan]


" Entre o silêncio e os desabafos, existe muita tormenta interior e conflitos de relacionamentos. Quando  eles explodem, são um soco na alma."



2.  Star Wars: O despertar da força ( Star Wars: The force awakens 
 [Dir: J. J Abrams]


"Existe uma força maior que foi despertada em Star Wars:  a combinação de memórias cinematográficas, lealdade à história e a comovente emoção da nostalgia."



1. Mad Max: Estrada da Fúria ( Mad Max : The fury road) 
 [Dir: George Miller]

"Testemunhamos! É possível fazer um filme  ação com paixão, profissionalismo e criatividade e agregar a ele a especial fusão da tradição Mad Max , com a modernidade cinematográfica e a atemporalidade de uma história universal de sobrevivência."



0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière