Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

  Classificação do filme para faixa etária: 16+ anos Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Comunic...

Kelly + Victor (2012)

 


Classificação do filme para faixa etária: 16+ anos




Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação



O vencedor do Bafta 2014 de melhor estreia na direção, Kieran Evans, explorou a cidade de Liverpool, entre cenários urbanos e melancólicos  assim como naturais e líricos, para realizar o drama de um amor jovem, transgressivo e trágico entre Kelly (Antonia Campbell-Hughes) e Victor (Julian Morris). Adaptação do romance de Niall Griffiths, a qualidade da  direção transborda naturalidade em filmar o encontro de dois jovens solitários que, ao se conhecerem em uma balada e terem uma noite de sexo casual, passam a ter uma peculiar atração e desejo de descobrir a paixão e o prazer juntos, se arriscando a romper as barreiras do convencional.











A coerente apropriação de recursos espaciais e temporais pelo cineasta, bem como a competente direção de atores e espontaneidade ao dirigir perturbadoras cenas de sexo fazem a diferença. Pode-se afirmar veemente que o filme não entrou em um declínio narrativo em função de como o diretor soube equilibrar as dimensões controversas entre o tema e o roteiro, os perfis dos amantes e respectivas atuações e as cenas da cidade.  












A narrativa tem variados aspectos líricos e intimistas como a mulher que está sozinha e com pensamentos distantes e misteriosos, mas também o homem que trabalha em uma rotina entediante e se sente bem quando está próximo à natureza e das memórias da amante. Nesse sentido, Kelly e Victor são como duas almas anônimas e solitárias que se encontram em um cotidiano realista e melancólico. Começam a ceder aos seus desejos sem necessariamente estarem focados no tipo de relação que ali se desenvolve. São duas almas que sentem a inadequação ao mundo e são impactados por ela em diferentes situações.





Assim, o sexo é um meio de comunicação entre eles. Apresenta-se na sua natureza mais visceral e libertadora, mostrando sua pulsão de vida e morte na história. Kelly é uma jovem mais discreta e madura que decide morar sozinha após uma separação conturbada, com um passado de violência doméstica. Victor é um jovem estilo bom moço. Bonito, gentil e de sorriso tímido, ele se sente muito atraído por Kelly e se permite ter uma experiência sexual mais selvagem. Tanto um como o outro tem a oportunidade de colocar para fora suas pulsões sexuais reveladoras. O sexo vem acompanhado por uma quebra de tradições, dando vazão à proximidade entre prazer e violência.













Mesmo em meio à complexidade da relação amorosa em um casal tão jovem e de personalidades bem diferentes, o longa garante boas cenas de flerte, confiança e cumplicidade. Algumas cenas mais fortes são dirigidas de uma forma rápida e exagerada, com alguns recortes abruptos, porém não chegam a comprometer a qualidade da direção.  A trilha sonora indie-rock apresenta as emoções dos personagens com melancolia, escapismo e descoberta do amor.  O final doloroso choca pelo imediatismo da finalização. 











Ainda que seja trágico e obscuro, o filme  traz as contradições do lirismo do amor e do sexo jovem. Estranhamente, tem aspectos leves e pesados, unindo essas duas pontas extremas bem amarradas por uma ótimas atuações e direção. A escolha por Antonia Campbell-Hughes e Julian Morris foi bem acertada. Ambos apresentam diferenças de personalidades e vivências. Ela teve experiências traumáticas que ele não teve e desconhece em grande parte da narrativa. Ele é mais ingênuo e romântico mas não menos sexual. Os dois conseguem encontrar um ponto de intersecção nos diálogos e na cama, fato que tem o lado prazeroso mas também destrutivo. Tudo depende até onde o fetiche controla a relação.





Kelly e Victor são como aquele casal escapista que poderia ter dado certo se o tempo assim o permitisse. Poderiam ter curtido mais as noites de Liverpool, a música que os aproxima e que substituiu as palavras que, muitas vezes, foram silenciadas ou não puderam ser ditas.









0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière